Que jogo representa o Dia Internacional da Mulher pra você?
Aqui, é We Can Play: Women Who Changed The World, da Julibert Games.

A jogabilidade é no estilo de linha do tempo popularizado pela série Timeline: Invenções, mas cada jogadora tem sua linha do tempo individual, como em HITSTER. O maior diferencial? Todas as datas são relacionadas a grandes feitos de mulheres que mudaram o mundo.
Na sua vez, pegue a carta do topo da pilha central, leia o evento em voz alta, e decida onde você acha que aquele evento se encaixa na sua linha do tempo pessoal. Se estiver errada, ela é descartada. Se estiver certa, ela fica no lugar e você pode arriscar uma nova carta.
Mas cuidado: se a carta de risco estiver errada, você perde todo seu progresso, e recomeça do zero com essa como primeira carta.



A carta de risco é um diferencial do We Can Play em relação a outros jogos de linha do tempo. Outro diferencial está nas cartas anônimas, que podem proteger você dos males de um erro.
Existem algumas cartas anônimas no jogo, e caso apareçam na pilha central na sua vez, você pode escolher ficar com elas para usar em turnos futuros para evitar perder tudo.

É uma celebração linda e muito satisfatória de colocar à mesa, tanto pelas mulheres que reconhecemos quanto pelas que acabamos conhecendo pelo jogo. Porém, como o texto homenageia o trabalho e trajetória delas, algumas datas podem ficar um pouco confusas quando não se referem a acontecimentos específicos. Precisa de muita atenção.
E existe uma única brasileira homenageada no jogo: Marielle Franco, que recebe destaque por seu trabalho de proteção a minorias de gênero, raça, classe social e sexualidade.

Não tinha como escolher outro jogo pra representar o Dia Internacional da Mulher. We Can Play celebra a trajetória das que vieram antes do nosso tempo em vários cantos do mundo, mas sem deixar de pensar a luta como algo contínuo, que ainda faz sentido hoje.
O desafio aqui é usar as pequenas dicas na descrição e caracterização das figuras históricas que ainda não conhecemos pra tentar entender onde se encaixam. E a recompensa é passar a conhecer mais sobre elas!