A gigante da publicação e distribuição de jogos de tabuleiro, Asmodee, reconheceu que seu modelo de negócios apresenta um “risco de concentração”, com mais da metade de seus €1,2 bilhão em vendas líquidas anuais vindo de apenas cinco linhas de produtos.
Atualmente, a Asmodee possui um portfólio de cerca de 4.000 jogos em 400 propriedades intelectuais e afirma lançar mais de 1.000 novos itens de estoque (SKUs) por ano. A empresa vendeu mais de 110 milhões de jogos e conjuntos de cartas no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024.
No entanto, a empresa, que começou a ser negociada na bolsa Nasdaq de Estocolmo na semana passada, formalizando sua separação da antiga proprietária Embracer Group, afirmou em um prospecto para acionistas que sua “capacidade de gerenciar com sucesso e eventualmente reduzir a dependência de certas linhas de produtos pode ser importante para garantir crescimento sustentável e estabilidade”.
Duas das cinco principais linhas de produtos da Asmodee são os gigantes dos jogos de cartas colecionáveis
Magic: The Gathering e
Pokémon TCG, que a empresa distribui para varejistas em nome da Hasbro e da The Pokémon Company, respectivamente.
As outras três principais linhas vêm dos próprios estúdios da Asmodee, com jogos e produtos baseados em
Ticket to Ride,
Exploding Kittens e
Dobble/Spot-it!
A empresa já lançou dois jogos base e nove expansões de mapa para
Ticket to Ride, uma versão infantil do jogo, uma versão legacy, duas edições de luxo e seis variantes baseadas em cidades individuais. A série vendeu 19 milhões de produtos desde 2004.
No segmento “Fatores de Risco” de seu prospecto, a Asmodee afirmou que “pode precisar diversificar sua oferta de produtos e aumentar ativamente as vendas de outros jogos (particularmente por meio de suas marcas principais), ao mesmo tempo em que busca crescimento externo por meio de aquisições estratégicas de novas propriedades intelectuais”.
A Asmodee já revelou que planeja “reacender” sua estratégia de aquisição de editoras e distribuidoras menores de jogos de tabuleiro após sua separação da Embracer Group, com um pipeline de mais de 20 aquisições em vista – refletindo a forte expansão que a empresa realizou após ser comprada pela empresa de private equity Eurazeo em 2014.
A onda anterior de aquisições da Asmodee resultou na compra de mais de 40 editoras, distribuidoras, propriedades intelectuais e outras empresas na última década, incluindo mais de 20 estúdios de jogos como Days of Wonder, Fantasy Flight Games, Lookout Games, Catan Studio e Z-Man Games.
No entanto, essas novas aquisições levarão tempo, de acordo com o CEO da Asmodee, Thomas Koegler. Em uma sessão de perguntas e respostas após a apresentação do relatório do terceiro trimestre da empresa, Koegler afirmou: “Sei que há muito interesse em torno da retomada de nossa agenda de fusões e aquisições, e obviamente também estamos muito animados com essa perspectiva.
“No entanto, gostaria de lembrar a todos que isso é um motor, então leva um tempo para reacender tudo isso e passar pelos processos de aquisição.”
Ele acrescentou: “Neste momento, já temos uma presença geográfica global bastante forte, então a prioridade provavelmente estará nos estúdios de publicação, além de capacidades criativas e propriedades intelectuais. No entanto, obviamente, caso a caso, também consideraremos a aquisição de distribuidores, seja para entrar em novos territórios ou fortalecer nossa presença local.”
O surgimento da Asmodee como uma empresa listada separadamente foi acompanhado por uma divulgação muito mais detalhada de suas informações financeiras do que durante os três anos sob a propriedade da Embracer.
Detalhes revelados no prospecto para acionistas mostram que, apesar da grande expansão internacional da Asmodee na última década, a França continua sendo seu maior mercado em termos de vendas líquidas, representando 19% do total – cerca de €242 milhões no ano fiscal de 2023/24.
Esse valor cresceu 13% em relação ao ano anterior, com a Asmodee citando as vendas de Magic e do Pokémon TCG como fatores-chave para o aumento.
O mercado dos EUA ficou em segundo lugar, com 17%, seguido de perto pela Alemanha (16%) e pelo Reino Unido (15%). O restante da Europa representou 24%, com os quatro países escandinavos juntos somando cerca de 6% das vendas líquidas.
Falando durante a sessão de perguntas e respostas sobre os resultados do terceiro trimestre, Koegler comentou sobre a expansão da Asmodee nos EUA nos últimos anos: “Historicamente, nosso negócio nos EUA tem sido construído mais em torno dos jogos publicados pelo grupo. No entanto, nos últimos cinco ou seis anos, também temos trabalhado para desenvolver capacidades que nos permitam ter um modelo que aproveite tudo o que conseguimos alavancar em mercados mais maduros em certos países europeus.”
"E isso inclui investimentos significativos para seguirmos o que chamamos de ‘direto para o hobby’ – construindo capacidades de vendas e logística nos últimos anos. Isso é muito importante, porque abre para a equipe a possibilidade de fortalecer o catálogo com jogos publicados por parceiros, algo que a equipe tem começado a fazer de forma bastante ativa nos últimos dois anos. Mas ainda estamos nos estágios iniciais.
"Em segundo lugar, nos EUA, não atuávamos no mercado de jogos de cartas colecionáveis, o que mudou neste ano com o lançamento de Star Wars: Unlimited e Altered. Então, eu diria que estamos caminhando para um modelo mais próximo do que temos na Europa."
A Asmodee destacou o sucesso de Star Wars: Unlimited como o principal motivo para seu crescimento de 6% nas vendas líquidas no ano fiscal de 2023/24, já que a demanda "superou significativamente a oferta" no lançamento do primeiro conjunto do TCG em março passado.
A editora Fantasy Flight Games revelou no Twitter apenas uma semana após o lançamento que o jogo "já superou em muito as vendas de qualquer outro jogo que já lançamos".
A Fantasy Flight lançou mais dois conjuntos de cartas para
Star Wars: Unlimited em junho e novembro do ano passado e planeja lançar mais três conjuntos em 2025.
Altered, por sua vez, bateu recordes em fevereiro do ano passado ao arrecadar mais de €6,2 milhões com quase 15.000 apoiadores em sua campanha no Kickstarter, tornando-se o projeto de TCG mais financiado da plataforma.
Koegler também foi questionado sobre o possível impacto de tarifas durante a sessão de perguntas e respostas do terceiro trimestre, ao que respondeu que, no momento, isso permanece "relativamente limitado" para a empresa.
Ele afirmou: "Fabricamos de forma bastante equilibrada na Europa, nos EUA e na China. Tarifas foram anunciadas, mas ainda não estão completamente claras, no sentido de que as categorias exatas de produtos afetados ainda não foram publicadas, até onde sei, pelo governo dos EUA.
"Então, caso sejamos impactados nos principais fluxos, que são EUA-China, e em menor grau... as tarifas de retaliação do Canadá para os EUA, temos opções para realocar a produção com parceiros de fabricação em todo o mundo. Também temos a capacidade de mover certos elementos da nossa cadeia de suprimentos para limitar o impacto.
"E, por fim, eu diria que veremos com nossos parceiros de fabricação e com nossos parceiros de varejo como podemos mitigar tudo isso para limitar o impacto, mas a exposição permanece relativamente limitada para a Asmodee."
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/02/13/more-than-half-of-board-game-giant-asmodees-net-sales-comes-from-just-five-product-lines-and-two-of-those-are-magic-and-pokemon/