Raitz::PS1: este tópico também é válido para discutir se o mercado (vendedores e consumidores) precisam de jogos novos e/ou famosos antigos nas prateleiras/mesas de jogatina.
E lá vamos nós de novo...! rs
Na minha visão nenhum consumidor
precisa de jogo algum. Já o mesmo não pode se dizer dos vendedores, que dependem da circulação de mercadorias para viver. Só que que não se trata exatamente de uma questão de necessidade, pois a discussão interessante não é essa. É óbvio que os jogos tornam a nossa vida de algum modo melhor e que o ócio e a ludicidade são fundamentais para ter uma vida saudável, caso contrário ninguém sentiria desejo por adquirir nada disso.
Eu entendo seu questionamento muito mais como um desconforto com a própria lógica do sistema de reprodução de mercadorias, que captura o nosso imaginário e nossa memória para nos tornar reféns dele mesmo, impossibilitando-nos de adquirir entretenimento de outra maneira, para assim nos vender algo "velho" como se fosse "novo" e vice-versa, ou seja, apenas mais do mesmo.
Há uma série de outros tópicos que tratam desse mesmo assunto.
Vou apenas te lembrar que você pode jogar qualquer jogo e se divertir, independente da qualidade "certificada" que ele venha a possuir; que não existe consumo e muito menos projeto de consumo consciente no capitalismo e que é possível sim se divertir mesmo sem ter jogo algum.