M2a0r1c9e9l8o::Gostei do jogo ao ler as regras e ver gameplays. Mas Robinson Crusoé é conhecido por ser um jogo cooperativo bem dificil.
Gosto de ser desafiado em jogos cooperativos. Mas se a porcentagem de vitórias num jogo for muito baixa, ou quase nula, é frustrante demais e desanima o grupo...
Gostaria de saber se as variantes que facilitam o jogo (descritas no manual), o deixam realmente mais facil em todos os cenários? Ou essas variantes não mudam muita coisa?
Se caso as variantes não mudam muito o nivel de dificuldade das partidas, há alguma regra criada por fãs que facilitem as mesmas?
Eu já joguei umas 60 partidas dele com minha esposa e te garanto que é sim difícil, mas por incrível que pareça, ele não é frustrante.
Quando a gente o apresenta para amigos, a gente deixa o amigo jogar à vontade sem alpha playrces e a reação de todo mundo costuma ser a mesma diante de uma derrota vergonhosa:
caramba, bora jogar de novo!
O manual apresenta variações no setup que podem facilitar ou complicar o jogo. E sim, essas variações fazem bastante diferença.
Jogar com o sexta-feira por si só já faz uma diferença gigante. Existem cenários que a gente aqui não consegue vencer sem ele.
Eu acho mais interessante jogar com apenas um personagem e modular a dificuldade com a participação (ou não) do sexta-feira. Dessa forma, quando eu venço me dá uma sensação mais genuína.
Mais uma sugestão: se vc comprar ou alugar o jogo, existe um aplicativo que ensina o setup e as regras: Dizzed. O aplicativo praticamente te pega pela mão e faz contigo uma partida.
Por fim, o Robinson é um jogo incrível e com uma rejogabilidade imensa. Mesmo que vc vença um cenário, ele sempre se mostrará totalmente diferente em relação à partida anterior.