marcelobrito::
Qual o ponto aqui? O alcance do clímax e do final de jogos são descasados. Não apenas isso: fica na mão dos jogadores. A partida em geral é propositadamente arrastada. O mapa é ignorado (pois ele é o gatilho).
Qual o custo? O clímax é alcançado e não apenas isso. Ele é ultrapassado e o jogo rende para muito alem dele.
A consequência meio óbvia é a sensação de "fiz tudo". "não ha mais nada que eu possa fazer no jogo". Isso tira o brilho e da a sensação de "jogo longo".
piogovieira::
2:30 da pra jogar umas 7 partidas de algum outro simples e comer um belo churrasco kkkkkkkkkkkkkkkkkk
(é descontração, não levem a sério, porém acho TFM maçante)
Caros
marcelobrito e
piogovieira
Eu marquei os comentários de vocês porque eu acho que eles têm a ver com o que vou escrever.
Já deu para ver que a principal crítica ao Terraforming Mars é o tempo de duração das partidas. Sinceramente eu também gosto de jogo, mas acho que talvez as partidas durem um pouco mais do que deveriam. O problema é que, em se tratando de jogos, especialmente os mais pesados, a própria duração de uma partida, ou a sensação de que ela demorou mais do que deveria, deve levar em consideração dois fatores que eu acho primordiais e que mudam a discussão completamente.
O primeiro desses fatores é o grau de domínio dos jogadores. Nesse sentido, uma partida com pessoas que ainda estão aprendendo a jogar, vai demorar muito mais do que uma em que todo mundo já sabe jogar, e já conhece as estratégias principais. Por isso, quando eu vejo comentários do tipo, "aqui com o meu pessoal as partidas costuma demorar 2 horas no máximo, e isso é pouco tempo", ou "as partidas do meu grupo não demoram menos que 4 horas, e isso é muito", normalmente ficam de fora questões importantes como a experiência de quem está jogando, e a quantidade de jogadores. Por isso, alguns jogos não tem indicação de tempo de partida fixo, mas sim períodos de tempo para cada jogador (tempo de partida: meia hora para cada jogador).
O segundo fator que eu acho igualmente importante é o quanto se gosta do que se está fazendo. Eu conheço pessoas que jogam board games modernos, e mesmo assim ainda gostam e continuam jogando WAR, que é um jogo demorado e no qual se faz praticamente a mesma coisa o tempo todo que é rolar dados. Para muitas pessoas, e eu digo muitas mesmo, rolar dados é altamente emocionante, por conta da aleatoriedade dos resultados. Para quem não acredita, basta lembrar que Craps (aquele em que o sujeito aposta e rola dados) é um dos jogos mais apreciados em todos os cassinos do mundo, junto com Roleta e Black Jack. Assim sendo, se a pessoa gosta daquilo a que o jogo se propõem, é natural que ela passe horas jogando, e não veja o tempo passar. O aclamadíssimo Twilight Imperium 4 é um excelente exemplo disso. Algumas pessoas acham difícil de acreditar que alguém passe mais de 6 horas jogando TI4, enquanto outras jogam 8 horas e acham pouco.
Desse modo, vejam que essa sensação sobre a duração das partidas de Terraforming Mars é inversamente proporcional ao quanto que se gosta do jogo, e daquilo que se faz durante a partida. Levando isso em consideração, vale a pergunta, quanto tempo equivale a uma partida longa, de um jogo complexo, pesado e com uma infinidade de variantes? Seriam 2 horas, 2 horas e meia, 3 horas, 4 horas? Eu sinceramente não sei, e acho que isso depende grandemente do quanto a pessoa está curtindo o jogo.
Vocês vejam o caso dos jogos Arkham Files, que têm partidas bem longas, que facilmente chegam a 4 horas, mas que são fantásticos (para quem gosta), e quando se vê, essas 4 horas passaram em um instante. Mas isso é porque eu gosto dos jogos Arkham Files, embora hoje tenho curtido jogos mais simples e mais rápidos. No sentido contrário, me lembro de uma experiência bem traumática, que quase me fez não ingressar no universo dos jogos modernos. Um amigo levou uma cópia de Axis e Allies 1ª Edição, para um final de semana prolongado, apenas com casais, em um sítio desse mesmo amigo. Eu já tinha ouvido falar do jogo, que era descrito como um "WAR com esteroides". O jogo parecia ser longo, mas nosso anfitrião estava tão empolgado, sem contar que era um grupo de amigos, então ninguém quis cortar o barato, afinal o que seria uma partidinha de 2 horas, em um final de semana inteiro. Para resumir a partida durou mais de 5 horas, as respectivas companheiras nos miravam com olhos assassinos, e no final, eu já estava jogando os dados torcendo para perder e acabar logo com o suplício. Mas diferentemente, para dois dos jogadores (incluindo o anfitrião), o jogo foi maravilhoso, e eles queriam uma revanche. Essa segunda partida só não aconteceu porque até cortesia tem limite, e pela séria ameaça das mulheres de irem embora para a praça mais próxima com um botequim, encontrar um "Ricardão". Anos depois, já mais experiente no hobby (e jogando com as regras certas, o que faz toda a diferença), eu passei até a admirar e até gostar do Axies & Allies.
Dito isso, e mesmo considerando que eu aprecio o Terraforming Mars, mas também concordo que as partidas às vezes passam do ponto em questão de duração, eu acho que seria interessante ter algum mecanismo alternativo diminuindo essa duração. Isso seria um modo "partida rápida", para quem gosta do jogo, mas gostaria que ele fosse mais rápido, como é o caso por exemplo do
rafapaz. Nesse caso, o mapa já poderia começar com alguns tiles alocados de forma balanceada, e as trilhas poderiam começar já com alguns níveis, ou algum outro mecanismo nesse sentido. Obviamente isso talvez interfira no balanceamento e dirija a partida para caminhos muito específicos, e portanto para evitar o desbalanceamento e "scriptação" (acho que esse termo talvez seja novo), esses mecanismos deveriam ser pensados com muito cuidado. Um possibilidade seria que os próprio jogadores começassem a partida colocando alguns tiles de graça. Para outras pessoa que não se incomodam com a duração das partidas, como é o caso do
Pes Soberbos e do
tpcordeiro, bastaria jogar a partida no modo normal, sem problemas.
Para terminar, sem nenhum desdouro para o Terraforming Mars que eu acho um jogaço, eu proponho um desafio interessante à comunidade: quais seriam esses mecanismos que possivelmente encurtariam as partidas, e no caso da colocação inicial de tiles, quais poderiam ser alocados e onde (preferencialmente em locais sem ganho de recursos)? Sem querer puxar briga nem ofender ninguém, e eu já me desculpo antecipadamente se alguém eventualmente se sentir ofendido, mas eu acho que isso talvez seja um exercício mais interessante e útil, do que apenas dizer que o jogo é longo de mais.
O que vocês acham?
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio