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  3. Terraforming Mars
  4. Qual o problema de terraforming Mars?

Qual o problema de terraforming Mars?

Terraforming Mars
  • avatar
    HPGAMER30/01/25 18:02
    avatar
    HPGAMER
    30/01/25 18:02
    254 mensagens MD

    Pessoal, nos últimos tempos venho observando em alguns grupos q faço parte q muita gente desgosta de terraforming, muitos dizem q é um jogo ruim ou superestimado. Recentemente eu fiz um questionamento do motivo em um grupo que faço parte mas a resposta foi de que o jogo era ruim e que para começar a ficar interessante precisava das expansoes, e que falavam mal p irritar quem gostava. Eu perguntei sem intuito de querer causar discussões ou confusões desnecessárias, realmente fiquei curioso. Continuaram sem responder, então entendi que poderia ter ofendido alguém. Não toquei mais no assunto. No caso as mecanicas e ações são limitantes para vivenciar a proposta do jogo? O jogo é monotono? Travado? Sem opção de diversidade estratégica? Eu joguei com 2 expansões até agora, o prelúdio, que serve para adiantar o tempo do jogo trazendo mais recursos no início p terraformacao começar mais rápido , e as colônias, q da a possibilidade de comércio. Mas ambas a meu ver acrescentaram, não completaram. Como se o jogo base saísse faltando algo. De um ponto de vista técnico, o q faltaria no jogo base (sem falar de expansões) apenas levando em conta a mecânica e tema no jogo base para tornar o jogo satisfatório?
    (Como disse não quero incitar hostilidades, só entender os motivos técnicos de por que terraforming Mars não é um bom jogo)

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  • gabriel
    1438 mensagens MD
    avatar
    gabriel30/01/25 18:15
    gabriel » 30/01/25 18:15

    Não vejo por que esse assunto poderia criar hostilidades. É só um jogo.

    Eu não gosto de Terraforming porque é muito longo para o que se propõe (embora nunca tenha jogado com a prelúdio); acho draft uma solução ruim para o problema da sorte das cartas - embora eficaz, é extremamente monótono e arrastado; o jogo é muito solitário e o mapa pouco importante; do meio para o fim do jogo seu tableau vira praticamente uma planilha de excel com um trilhão de ícones e aquelas cartas azuis que vc tem que lembrar e voltar nelas o tempo todo e encaixar uma estratégia com o restante do seu tableau, sua mão e marcos e conquistas. Acho muito bagunçado. Na minha opinião existem tableau buildings muito melhores, mas mais simples e rápidos, mantendo um bom desafio (Race for the Galaxy) ou mesmo igualmente complexos e longos, mas com uma experiência muito mais interessante (Food Chain Magnate).

    Resumindo: fraco para o que se propõe no tempo que leva; e o pior: entediante. Acho que é um péssimo adjetivo para um jogo.

    14
  • MatosCaio
    454 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio30/01/25 18:28
    MatosCaio » 30/01/25 18:28

    Terraforming tem todos os ingredientes necessários que tornam o hate mais gostoso:

    1 - fã clube grande e ferrenho

    2 - uma arte horrível

    3 - um criador que é um b***a como pessoa, que já deu um monte de declaração polêmica e que muita gente detesta

    4 - uma editora mercenária que não deixa o jogo morrer e fica ordenhando a vaca leiteira zumbi eternamente com novas expansões, big boxes, acessórios e outras iterações do mesmo jogo, além de ser defensora de opiniões polêmicas, como uso de IA pra fazer artes dos jogos, a fim de cortar custos


    Terraforming Mars é o Los Hermanos dos jogos de tabuleiro. Difícil é não odiar :P

    7
  • HPGAMER
    254 mensagens MD
    avatar
    HPGAMER30/01/25 18:30
    HPGAMER » 30/01/25 18:30

    GabrielAlmeida::Não vejo por que esse assunto poderia criar hostilidades. É só um jogo.

    Eu não gosto de Terraforming porque é muito longo para o que se propõe (embora nunca tenha jogado com a prelúdio); acho draft uma solução ruim para o problema da sorte das cartas - embora eficaz, é extremamente monótono e arrastado; o jogo é muito solitário e o mapa pouco importante; do meio para o fim do jogo seu tableau vira praticamente uma planilha de excel com um trilhão de ícones e aquelas cartas azuis que vc tem que lembrar e voltar nelas o tempo todo e encaixar uma estratégia com o restante do seu tableau, sua mão e marcos e conquistas. Acho muito bagunçado. Na minha opinião existem tableau buildings muito melhores, mas mais simples e rápidos, mantendo um bom desafio (Race for the Galaxy) ou mesmo igualmente complexos e longos, mas com uma experiência muito mais interessante (Food Chain Magnate).

    Resumindo: fraco para o que se propõe no tempo que leva; e o pior: entediante. Acho que é um péssimo adjetivo para um jogo.

    Obrigado. Essa foi uma resposta satisfatória. Que contribui para a reflexão 

    2
  • Danielmw98
    240 mensagens MD
    avatar
    Danielmw9830/01/25 18:32
    Danielmw98 » 30/01/25 18:32

    Para mim o Prelúdio já é suficiente como expansão. Eu e minha esposa gostamos do jogo, e obviamente o gosto é algo subjetivo. A gente simplesmente curte o Tableou Building, e jogos em que você constrói o mapa. As artes das cartas podem não agradar muito, mas a lógica por trás dos efeitos é algo bem interessante (por exemplo, precisar de X de tiles de Oceano para poder jogar peixes ou construir um Aqueduto). Para alguns pode ser monótono, mas a por mais longo que seja, a gente curte os momentos em que estamos jogando. Quando estamos com menos tempo, aplicamos algumas House Rules para terminar o jogo mais rápido: 
    - começar com +1 em todas as produções 
    - Sempre 2 ações 
    - Regra do Presidente: ao final de cada geração, o 1o jogador aumenta algum parâmetro global sem os benefícios
    - Sem draft
    Enfim, como já é a fama do jogo, para alguns vale a frase "Terraforming nunca Mars", e para outros (como no meu caso), o consideramos um dos melhores jogos.

    11
  • Thokmay
    92 mensagens MD
    avatar
    Thokmay30/01/25 18:43
    Thokmay » 30/01/25 18:43

    Resposta direta: o problema é o jogador.

    Resposta normal:

    Não tem motivo técnico para Terraforming Mars não ser um bom jogo.


    Ele é um excelente jogo, mas tem pessoas que discordam, assim como qualquer outro assunto.
    Se pegarmos o BGG como referência, cerca de 105 mil pessoas deram nota para o jogo, e a nota é 8.4, ocupando atualmente o 7º lugar no ranking.
    Com isso percebemos que, dentre as pessoas que utilizam o BGG e realizaram o ato de dar uma nota para o jogo, ele é bem conceituado.


    Não existe um jogo que agrade a totalidade de um público. Pode ser que essas pessoas tenham tido uma experiência ruim ao serem apresentadas ao jogo; podem ter jogado errado pois alguém explicou as regras erradas; podem ter aprendido elas mesmas as regras da forma incorreta; podem ter jogado com uma mesa que não tinha capacidade para um jogo da complexidade do TfM; podem ter jogado com pessoas desinteressadas ou suscetíveis a AP; podem elas mesmas não ter capacidade de assimilação para um jogo com a complexidade de 3.27 no BGG; podem não se interessar pela mecânica em si; enfim, existem inúmeros fatores que possam gerar uma visão negativa sobre o jogo em questão.


    A melhor forma de montar sua opinião sobre um jogo é você mesmo jogar. Não digo jogar uma só vez quando chega em casa a sua compra, mas jogar de forma a entender o jogo e suas mecânicas, explorar várias empresas (raças / facções / heróis). Jogar com pessoas que também já possuam experiência com o jogo.
    Depois disso você consegue entender os comentários e avaliações sobre o jogo e compará-los com os seus próprios conceitos, e assim escolher se vai acreditar em 2-3 carentes de atenção em redes sociais ou em mais de 100 mil pessoas que tiraram um tempo para avaliar o jogo num site especializado.


    Muitos irão comentar sobre duração do jogo, mas esse é um critério extremamente subjetivo. Normalmente a reclamação estará acompanhada da frase "para o que propõe". A duração pode não estar adequada na expectativa que o próprio jogador colocou sobre aquele jogo, com base nas suas próprias experiências ou até "achismos".
    A duração também depende do número de jogadores, e, além disso, do nível de familiaridade destes jogadores com a mecânica, com o próprio jogo, e também a facilidade, ou dificuldade, com jogos, números, raciocínio lógico e demais características que o jogo possa requisitar do jogador.
    "Xadrez é muito demorado". Jogue Bullet Chess. Tem diversas modalidades que travam o tempo do jogador, e continua sendo um jogo excelente.


    Sobre as expansões, a única que é praticamente uma unanimidade em termos de "melhorar" o jogo é a Prelúdio, pois contribui para a assimetria inicial e direciona o jogador ao melhorar certos aspectos da sua indústria, podendo combinar tais melhorias com as cartas do draft inicial. As demais trazem alterações, mas acabam modificando demais o jogo e fugindo da essência.


    Quanto ao fator sorte, de fato praticamente qualquer jogo de cartas terá sorte em algum ponto. Para alguns gênios matemáticos e extremamente puristas das escolhas estratégicas qualquer jogo que contenha cartas ou dados pode ser considerado ruim por natureza.


    A arte do jogo é o ponto fraco caso você se interesse pela questão visual, mas não altera nada mecanicamente ou tecnicamente no jogo, então é um argumento irrelevante para a sua pergunta.


    O jogo é sólido mecanicamente, flui de forma fácil, os critérios de final de jogo são bem fáceis de serem explicados e observados, proporciona decisões estratégicas desde a escolha da empresa, cartas de prelúdio, cartas no draft inicial, até a última ação a ser feita no jogo. Permite jogar solo ou até 5 jogadores. Possui boas combinações de cartas, mas nenhuma "quebrada" a ponto de ser inviável executar qualquer outra estratégia.

    17
  • papadi
    32 mensagens MD
    avatar
    papadi30/01/25 18:52
    papadi » 30/01/25 18:52

    Rapaz, tudo é gosto. Tem gente que ama Zombicide e a maquininha de fazer grana da CMON e tem gente que odeia, mesma coisa com Marvel United (no meu caso odeio), tem a galera que odeia TF e por ai vai. Mas no fim vai do seu gosto, aqui em casa jogamos TF há anos, demorei bastante pra comprar as expansões e continuamos felizes e no mesmo ânimo. Recomendo experimentar e tirar suas próprias conclusões.

    obs: Aqui é diversão quando roubamos ponto colocando cidade perto de floresta no mapa, várias maldadezinhas, coisa boba mas para variar sempre tem o pós-doutor em mecânica e fluidez.

    5
  • Pes Soberbos
    1051 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos30/01/25 18:53
    Pes Soberbos » 30/01/25 18:53

    Não ficou claro na sua postagem se você gosta ou não do jogo. Tive a impressão de que você gosta.
    Entendo sua curiosidade em tentar entender o motivo de tanta gente odiar um jogo que você gosta, mas no final das contas isso é completamente irrelevante.
    Acho importante pesquisar bastante antes de adquirir um jogo que você nunca jogou, o que inclui dar uma olhada nas opiniões das pessoas (tanto as positivas quanto as negativas).
    No entanto, a partir do momento que você já conhece o jogo e gosta dele, as opiniões das pessoas se tornam completamente irrelevantes.

    Mas repito que tudo bem, sua curiosidade é legítima.

    9
  • rafapaz
    452 mensagens MD
    avatar
    rafapaz30/01/25 19:08
    rafapaz » 30/01/25 19:08

    Eu gosto do jogo, mas tenho a sensação que é necessário experiência para aprender a "se virar" com as cartas que vem na mão (só joguei sem draft, então minha opinião é sem draft).

    Como joguei poucas partidas, me senti travado pela sorte das cartas. Mas um jogador experiente saberia se safar. Talvez muitos tenham tido essa experiência e abandonado o jogo.

    O original só joguei de um amigo. Para minha coleção eu preferi comprar o TFM jogo de Dados, que achei menos travado, mais cartas circulam na mão e a corridinha é mais frenética e rápida. Tenho jogado bastante e por aqui curtimos muito.

    Outra coisa que incomoda é a pouca importância do mapa. Seria legal se mais cartas tivessem colocação de tile e o preenchimento completo do mapa fosse um gatilho de fim de jogo.

    Resumindo: gosto bastante tanto do original como do de Dados e não entendo os haters.

    2
  • Rafa Skywalker
    292 mensagens MD
    avatar
    Rafa Skywalker30/01/25 19:24
    Rafa Skywalker » 30/01/25 19:24

    Pra mim o único problema que realmente incomodava nele quando eu tive o jogo era a arte, que é um horror. Na minha opinião o jogo fica bem feio e bagunçado na mesa.

    A duração do jogo também não me agradava muito, mas eu geralmente prefiro jogos mais rápidos. Em relação à mecânica do jogo eu não via problemas, achava que fluía bem.

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