Resposta direta: o problema é o jogador.
Resposta normal:
Não tem motivo técnico para Terraforming Mars não ser um bom jogo.
Ele é um excelente jogo, mas tem pessoas que discordam, assim como qualquer outro assunto.
Se pegarmos o BGG como referência, cerca de 105 mil pessoas deram nota para o jogo, e a nota é 8.4, ocupando atualmente o 7º lugar no ranking.
Com isso percebemos que, dentre as pessoas que utilizam o BGG e realizaram o ato de dar uma nota para o jogo, ele é bem conceituado.
Não existe um jogo que agrade a totalidade de um público. Pode ser que essas pessoas tenham tido uma experiência ruim ao serem apresentadas ao jogo; podem ter jogado errado pois alguém explicou as regras erradas; podem ter aprendido elas mesmas as regras da forma incorreta; podem ter jogado com uma mesa que não tinha capacidade para um jogo da complexidade do TfM; podem ter jogado com pessoas desinteressadas ou suscetíveis a AP; podem elas mesmas não ter capacidade de assimilação para um jogo com a complexidade de 3.27 no BGG; podem não se interessar pela mecânica em si; enfim, existem inúmeros fatores que possam gerar uma visão negativa sobre o jogo em questão.
A melhor forma de montar sua opinião sobre um jogo é você mesmo jogar. Não digo jogar uma só vez quando chega em casa a sua compra, mas jogar de forma a entender o jogo e suas mecânicas, explorar várias empresas (raças / facções / heróis). Jogar com pessoas que também já possuam experiência com o jogo.
Depois disso você consegue entender os comentários e avaliações sobre o jogo e compará-los com os seus próprios conceitos, e assim escolher se vai acreditar em 2-3 carentes de atenção em redes sociais ou em mais de 100 mil pessoas que tiraram um tempo para avaliar o jogo num site especializado.
Muitos irão comentar sobre duração do jogo, mas esse é um critério extremamente subjetivo. Normalmente a reclamação estará acompanhada da frase "para o que propõe". A duração pode não estar adequada na expectativa que o próprio jogador colocou sobre aquele jogo, com base nas suas próprias experiências ou até "achismos".
A duração também depende do número de jogadores, e, além disso, do nível de familiaridade destes jogadores com a mecânica, com o próprio jogo, e também a facilidade, ou dificuldade, com jogos, números, raciocínio lógico e demais características que o jogo possa requisitar do jogador.
"Xadrez é muito demorado". Jogue Bullet Chess. Tem diversas modalidades que travam o tempo do jogador, e continua sendo um jogo excelente.
Sobre as expansões, a única que é praticamente uma unanimidade em termos de "melhorar" o jogo é a Prelúdio, pois contribui para a assimetria inicial e direciona o jogador ao melhorar certos aspectos da sua indústria, podendo combinar tais melhorias com as cartas do draft inicial. As demais trazem alterações, mas acabam modificando demais o jogo e fugindo da essência.
Quanto ao fator sorte, de fato praticamente qualquer jogo de cartas terá sorte em algum ponto. Para alguns gênios matemáticos e extremamente puristas das escolhas estratégicas qualquer jogo que contenha cartas ou dados pode ser considerado ruim por natureza.
A arte do jogo é o ponto fraco caso você se interesse pela questão visual, mas não altera nada mecanicamente ou tecnicamente no jogo, então é um argumento irrelevante para a sua pergunta.
O jogo é sólido mecanicamente, flui de forma fácil, os critérios de final de jogo são bem fáceis de serem explicados e observados, proporciona decisões estratégicas desde a escolha da empresa, cartas de prelúdio, cartas no draft inicial, até a última ação a ser feita no jogo. Permite jogar solo ou até 5 jogadores. Possui boas combinações de cartas, mas nenhuma "quebrada" a ponto de ser inviável executar qualquer outra estratégia.