Raio::Não entendi muito bem:
Na fase 1, TODOS os jogadores plantavam o seu feijão inicial e o seu feijão opicional?
Na fase 4, TODOS os jogadores compravam as cartas do baralho?
Se sim, acho que pode sim gerar um desbalanceamento para o mal ai, pois uma das coisas mais legais nesse jogo é meio que bloquear as opções dos outros jogadores e as próprias cartas deles muitas vezes geram esse próprio bloqueio.
Explico: imagine que todas as pessoas plantem o seus feijões obrigatórios e os opcionais também. E que um ou mais desses jogadores já conseguem plantar feijões que dão pontos, mesmo que um único pontinho. Na fase de negociar cartas do mercado, ninguém tem interesse em nenhuma OU um jogador fica com elas pois elas combinam com as próximas cartas que ele deve plantar, mesmo que para isso deva vender as que plantou previamente.
Isso não teria acontecido se respeitassem a ordem de jogo e cada um fizesse o que deve ser feito na sua vez.
Faz um tempo que não jogo, mas isso já aconteceu nas vezes que joguei. Enfim, sou contra esse tipo de variantes...
Mas, se deu certo para seu grupo, keep going o/
Interessante o que você trouxe. Eu entendi o seu ponto e realmente acho que as primeiras cartas ao plantar podem se tornar um problema inicial para você já que não terá tempo de trocar elas.
Entretanto acredito que isso se torna um problema mais da primeira jogada e que se torna menos relevante ao longo da partida onde os jogadores vão planejar as cartas que vão manter e plantar. Além de que, todo jogo tem sua sorte a depender das cartas que aparecem.
Outro problema que poderia aparecer também é acerca da reposição das três cartas da última fase. No original, o jogador anterior já teria cartas novas para trocar, quando se tira as fases, não, todos os jogadores recebem ao mesmo tempo. Mas, novamente, a partir da segunda rodada esse problema se cessa pois todos têm as cartas em mãos.
Embora tenha essas questões, acredito que o dinamismo faça ainda ver a pena por manter o jogo sempre se movimentando e rodando, quase nunca alguém fica parado esperando sua jogada. No único momento que ele vai estar "parado" vai ser na fase de trocas e ele estará participando da negociação. Ou seja, zero downtime.
Há outro problema, se algum jogador for desonesto ele poderá roubar com facilidade. Mas, para mim, esse já é um problema da pessoa em si.