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  4. E se todo mundo jogar ao mesmo tempo?

E se todo mundo jogar ao mesmo tempo?

Bohnanza: Por um Punhado de Feijões!
  • avatar
    Zer0Eight26/01/25 09:25
    avatar
    Zer0Eight
    26/01/25 09:25
    11 mensagens MD

    Após muitas jogatinas de Bohnanza, decidi reler as regras. Quem nunca jogou algo errado em alguns detalhes, não é mesmo?! O problema é quando você percebe que não eram apenas alguns detalhes...

    Para quem não lembra, em Bohnanza, quando for sua vez, você executa estas quatro fases, nessa ordem:


    1. Plantar cartas de feijão da mão.
    2. Virar e trocar cartas de feijão.
    3. Plantar cartas de feijão viradas e trocadas.
    4. Comprar 3 cartas de feijão.


    Entretanto, estávamos jogando essas fases TODOS ao mesmo tempo (com exceção da 2ª fase, de virar e trocar, que ainda era por jogador).

    Fica, então, meu questionamento sobre as implicações dessa diferença nas regras: isso deixa o jogo desbalanceado? Alguém já jogou assim?

    Apesar dessa diferença nas regras — que imagino possa ocorrer em outros jogos com fases também —, percebi que o jogo se tornou muito mais dinâmico e rápido. Além disso, não deixou de ser um jogo excelente, onde todas as mesas amaram, e ainda se tornou meu favorito.

    Mesmo já sabendo das regras corretas, ainda não me atrevi a jogar da forma oficial, pois tem funcionado muito bem. E vocês? Já passaram por algo parecido em outros jogos?

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  • rojaoSA
    17 mensagens MD
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    rojaoSA26/01/25 10:59
    rojaoSA » 26/01/25 10:59

    Pode-se elaborar uma variante…. Mas dessa forma a carta d e primeiro jogador é o critério de desempate perdem o sentido

    2
  • fantafanta
    430 mensagens MD
    avatar
    fantafanta26/01/25 15:30
    fantafanta » 26/01/25 15:30

    Nunca joguei dessa forma, mas confesso que já pensei em fazer isso!
    Bom saber que você experimentou e gostou.
    Tenho a impressão que as coisas podem ficar um pouco "bagunçadas" dessa maneira... A sequência de ações no turno ajuda a pôr ordem e deixar as coisas mais compreensíveis.

    2
  • Raio
    2001 mensagens MD
    avatar
    Raio26/01/25 17:47
    Raio » 26/01/25 17:47

    Não entendi muito bem:

    Na fase 1, TODOS os jogadores plantavam o seu feijão inicial e o seu feijão opicional?

    Na fase 4, TODOS os jogadores compravam as cartas do baralho?

    Se sim, acho que pode sim gerar um desbalanceamento para o mal ai, pois uma das coisas mais legais nesse jogo é meio que bloquear as opções dos outros jogadores e as próprias cartas deles muitas vezes geram esse próprio bloqueio.

    Explico: imagine que todas as pessoas plantem o seus feijões obrigatórios e os opcionais também. E que um ou mais desses jogadores já conseguem plantar feijões que dão pontos, mesmo que um único pontinho. Na fase de negociar cartas do mercado, ninguém tem interesse em nenhuma OU um jogador fica com elas pois elas combinam com as próximas cartas que ele deve plantar, mesmo que para isso deva vender as que plantou previamente.

    Isso não teria acontecido se respeitassem a ordem de jogo e cada um fizesse o que deve ser feito na sua vez.

    Faz um tempo que não jogo, mas isso já aconteceu nas vezes que joguei. Enfim, sou contra esse tipo de variantes...

    Mas, se deu certo para seu grupo, keep going o/

    1
  • Zer0Eight
    11 mensagens MD
    avatar
    Zer0Eight26/01/25 19:27
    Zer0Eight » 26/01/25 19:27

    fantafanta::Nunca joguei dessa forma, mas confesso que já pensei em fazer isso!
    Bom saber que você experimentou e gostou.
    Tenho a impressão que as coisas podem ficar um pouco "bagunçadas" dessa maneira... A sequência de ações no turno ajuda a pôr ordem e deixar as coisas mais compreensíveis.

    Acredito que fui seduzido por essa ideia e adotado sem a perceber logo na primeira partida: "nossa, a gente aqui esperando para plantar, porque não posso plantar também?"


    Quando fui ver já estava tudo mundo ao mesmo tempo.
    Mas confesso que pode ficar meio confuso para algumas pessoas de início pela falta de ordem, mas a redução de espera pra jogar de novo se torna quase zero... e é bastante prazerosa, eu diria. 


    Fiquei tanto com essa ideia de diminuir o downtime que quando fui jogar Munchkin pela primeira vez supôs que seria da mesma maneira, e foi aí então que fiquei com uma pulga atrás da orelha sobre ter errado em Bohnanza.


    Mas sugiro que você experimente algum dia e nos conte como foi.

    1
  • Zer0Eight
    11 mensagens MD
    avatar
    Zer0Eight26/01/25 19:41
    Zer0Eight » 26/01/25 19:41

    Raio::Não entendi muito bem:

    Na fase 1, TODOS os jogadores plantavam o seu feijão inicial e o seu feijão opicional?

    Na fase 4, TODOS os jogadores compravam as cartas do baralho?

    Se sim, acho que pode sim gerar um desbalanceamento para o mal ai, pois uma das coisas mais legais nesse jogo é meio que bloquear as opções dos outros jogadores e as próprias cartas deles muitas vezes geram esse próprio bloqueio.

    Explico: imagine que todas as pessoas plantem o seus feijões obrigatórios e os opcionais também. E que um ou mais desses jogadores já conseguem plantar feijões que dão pontos, mesmo que um único pontinho. Na fase de negociar cartas do mercado, ninguém tem interesse em nenhuma OU um jogador fica com elas pois elas combinam com as próximas cartas que ele deve plantar, mesmo que para isso deva vender as que plantou previamente.

    Isso não teria acontecido se respeitassem a ordem de jogo e cada um fizesse o que deve ser feito na sua vez.

    Faz um tempo que não jogo, mas isso já aconteceu nas vezes que joguei. Enfim, sou contra esse tipo de variantes...

    Mas, se deu certo para seu grupo, keep going o/

    Interessante o que você trouxe. Eu entendi o seu ponto e realmente acho que as primeiras cartas ao plantar podem se tornar um problema inicial para você já que não terá tempo de trocar elas.


    Entretanto acredito que isso se torna um problema mais da primeira jogada e que se torna menos relevante ao longo da partida onde os jogadores vão planejar as cartas que vão manter e plantar. Além de que, todo jogo tem sua sorte a depender das cartas que aparecem.


    Outro problema que poderia aparecer também é acerca da reposição das três cartas da última fase. No original, o jogador anterior já teria cartas novas para trocar, quando se tira as fases, não, todos os jogadores recebem ao mesmo tempo. Mas, novamente, a partir da segunda rodada esse problema se cessa pois todos têm as cartas em mãos.


    Embora tenha essas questões, acredito que o dinamismo faça ainda ver a pena por manter o jogo sempre se movimentando e rodando, quase nunca alguém fica parado esperando sua jogada. No único momento que ele vai estar "parado" vai ser na fase de trocas e ele estará participando da negociação. Ou seja, zero downtime.


    Há outro problema, se algum jogador for desonesto ele poderá roubar com facilidade. Mas, para mim, esse já é um problema da pessoa em si.

    1
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius26/01/25 21:41
    AMVinicius » 26/01/25 21:41

    Acho que um fator importante que se perde nessa variante de todos jogar ao mesmo tempo é a janela de negociação ser exclusiva ao jogador da vez. Segundo as regras, as trocas só podem ser feitas com o jogador da vez, então parte do charme do jogo são todas as propostas de troca que rolam imediatas ou com promessas futuras envolvendo o jogador atual. Além disso, parte de se pontuar bem envolve você fazendo o máximo de trocas possível antes de chegar a sua vez, pra você gerenciar sua mão, já que não pode trocar as cartas de lugar. Parece um detalhe bobo, mas é isso que o diferencia de outros jogos parecidos, pois aqui você quer negociar o tempo todo, até quando parece desvantagem (dar carta de graça pra alguém).

    2
  • Zer0Eight
    11 mensagens MD
    avatar
    Zer0Eight27/01/25 06:05
    Zer0Eight » 27/01/25 06:05

    AMVinicius::Acho que um fator importante que se perde nessa variante de todos jogar ao mesmo tempo é a janela de negociação ser exclusiva ao jogador da vez. Segundo as regras, as trocas só podem ser feitas com o jogador da vez, então parte do charme do jogo são todas as propostas de troca que rolam imediatas ou com promessas futuras envolvendo o jogador atual. Além disso, parte de se pontuar bem envolve você fazendo o máximo de trocas possível antes de chegar a sua vez, pra você gerenciar sua mão, já que não pode trocar as cartas de lugar. Parece um detalhe bobo, mas é isso que o diferencia de outros jogos parecidos, pois aqui você quer negociar o tempo todo, até quando parece desvantagem (dar carta de graça pra alguém).

    Mas na fase de negociação continua por jogador, isso não muda.
    Apenas jogam ao mesmo tempo na primeira onde se planta, na terceira, onde se planta também e na quarta que se compra cartas.
    Então com essa variante se mantém o poder de negociação do jogador na sua vez tendo ele que gerenciar sua mão e promessas. Continuam a acontecer nas minhas partidas.

    0
  • arthurtakel
    1841 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel27/01/25 09:16
    arthurtakel » 27/01/25 09:16

    É uma variante bem interessante.
    Se entendi quando inicia a rodada todo mundo planta a sua carta inicial e, pode optar por plantar a segunda carta da mão. A única coisa que faz no seu turno é comprar duas cartas do baralho e colocar no meio da mesa para negócio, certo?
    Isso muda o fato de que quando não é o seu turno, na regra original, você ainda não plantou a sua carta inicial nem a segunda carta da mão. E quando o jogador da vez coloca as duas cartas no meio da mesa para negócio se você pegar essas cartas você tem que plantá-las e pode usar a sua primeira e segunda carta para negócio o que significa que quando chegar a sua vez essas cartas não teriam sido plantadas. Inverte a mecânica de plantar as cartas. Na regra original uma pessoa que não tem o seu turno e negocia as cartas pode até mesmo negociar a primeira e a segunda carta da sua mão o que muda bastante o jogo porque ela tem que pegar as cartas do meio da mesa e plantar.
    Não vejo a sua variante como ruim apenas com uma regra alternativa. Não sei dizer qual seria a regra melhor se seria esperar a sua vez para plantar porque pode negociar a primeira e a segunda carta da mão e plantar as cartas do meio da mesa que negociou, ou, se a sua regra de no início todos plantarem a primeira e talvez a segunda carta da mão logo no início da rodada todos juntos. No fim das contas acho que não vai alterar em nada a diversão do jogo e o fato de que tem ter estratégia.

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  • vicoraio
    131 mensagens MD
    avatar
    vicoraio27/01/25 09:37
    vicoraio » 27/01/25 09:37

    o jogo perde um fator estrategico q sao as trocas para "manipular" a mao para plantar. às vezes vc quer plantar o terceiro e quarto feijao da sua mao, vc tem os turnos dos outros jogadores para trocar os que estão na frente deles até chegar sua vez, quase como uma bomba relogio q vc tem q desarmar.

    isso se perde completamente jogando todos ao mesmo tempo. dessa forma, o jogo perde uma grande qualidade, ao meu ver.

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