Post original: https://www.boardseyeview.net/post/belratti
Por razões que ainda não conseguimos entender, os papéis que os jogadores assumem neste jogo de associação de imagens são animais antropomorfizados. De rodada em rodada, os jogadores alternam entre atuar como curadores de galeria e artistas, mas, inexplicavelmente, os curadores são retratados como gatos e os artistas como corujas.
Belratti é um jogo cooperativo criado por Michael Loth para 3-8 jogadores. Enquanto os jogadores adotam seus papéis felinos e aviários, estão coletivamente tentando derrotar o falsificador de arte que dá nome ao jogo e que é retratado, inevitavelmente, como um rato, embora aparentemente o nome seja na verdade uma corruptela de Beltracchi: Wolfgang Beltracchi foi um prolífico falsificador de arte alemão.
Cada partida é jogada com um enorme baralho de cartas, cada uma das quais mostra um objeto cotidiano: todas com arte clara de Vipin Alex Jacob, Gaël Lannurien e Natàlia Romero.

Cada jogador tem uma mão de cartas, embora seja somente quando tem um papel de artista que faz uso de suas cartas. Duas cartas são viradas do topo do baralho. Elas representam temas que as cartas dos artistas devem refletir. Os curadores especificam quantas cartas os artistas devem enviar (mínimo 2; máximo 7). Os artistas então decidem quais cartas eles enviarão de sua mão para contribuir com o total especificado pelos curadores. Os artistas não podem mostrar uns aos outros as cartas em sua mão, mas podem dizer, por exemplo, 'Eu tenho uma carta que é uma combinação muito boa e uma que é um pouco exagerada'. Uma vez que os artistas tenham oferecido (virados para baixo) o número necessário de cartas, quatro são adicionadas aleatoriamente da pilha de compra e embaralhadas com as dos artistas. As cartas aleatórias representam as tentativas de falsificação de Belratti...

As cartas embaralhadas são então examinadas pelos curadores e eles decidem quais cartas foram enviadas pelos artistas. Se eles deduzirem ou adivinharem corretamente, eles adicionam à pontuação coletiva dos jogadores cada carta que for atribuída à carta de assunto correta. Para qualquer carta que eles escolherem que não foi enviada pelos artistas, Belratti é considerado como tendo introduzido uma falsificação na galeria. As rodadas continuam dessa forma até que Belratti consiga colocar seis falsificações na galeria.
Há um pouco mais, pois há algumas peças de ação especiais que artistas e curadores podem usar para ajudá-los. Elas são de uso único, exceto que no caso de uma rodada perfeita (ou seja: todas as cartas de artista sendo corretamente atribuídas), pode ser capaz de recuperar uma peça para reativação em uma rodada subsequente.
Belratti é um jogo de associação de imagens leve que segue muito a tradição de
Dixit,
Pictures e
Ensemble. É muito divertido, especialmente com cinco ou mais jogadores. Gostamos
especialmente da maneira como os papéis são movidos a cada rodada. Pode ser frustrante, é claro, quando as cartas adicionadas aleatoriamente de Belratti acabam combinando excepcionalmente bem com as cartas-alvo, mas verá que os jogadores logo apreciam como eles se ajustam aos processos de pensamento uns dos outros para que todos fiquem "melhores" em superar Belratti conforme o jogo avança.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.