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  4. Expansões: Como? Onde? Pra quê?

Expansões: Como? Onde? Pra quê?

The Red Cathedral: Contractors
  • Rui Nei Santana
    188 mensagens MD
    avatar
    Rui Nei Santana01/03/25 15:03
    Rui Nei Santana » 01/03/25 15:03

    Top o texto! Parabens!
    Expansoes que nao jogo mais sem:

    1) Cidades de Splendor, que deixaram o Splendor um jogaço! Especialmente a Postos de Troca e a Oriente. Temos mais de 225 partidas, sendo mais de 70% com as expansoes.

    2) Tuscany do Viticulture. Temos 36 partidas, sendo que mais de 80% com a Tuscany. Uma vez que entrou no jogo, nunca mais saiu.

    3) Jornadas na Terra Média: muito dificil imaginar este jogo somente com a caixa basica. Uma vez com expansoes, nunca mais sem por aqui.

    Abraço

    4
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri01/03/25 15:10
    RaphaelGuri » 01/03/25 15:10

    fantafanta::Ótimo texto!
    Acho que vale a pena falar das expansões "essenciais", sem as quais não é possível usufruir do jogo plenamente!
    Tipo as caixas de Arkham Horror LCG que trazem novos personagens e cenários. É um formato diferente mas, na minha visão, não deixam de ser expansões. Elas meio que se encaixam em todas as categorias que você mencionou.
    Nesse caso é como se o jogo base fosse apenas um aperitivo, uma amostra grátis, do verdadeiro jogo que nos é vendido a conta-gotas! XD

    Bem lembrado! Esse formato comercial nos obriga a pegar expansões. Final Girl é um excelente exemplo disso (não que eu goste do formato, acho ruim, parece que tão abusando da boa vontade dos jogadores hehe)

    3
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio01/03/25 17:50
    Raio » 01/03/25 17:50

    Muito bom o texto.

    Eu amo expansões. Como não sou muito fã de ficar conhecendo lançamentos atrás de lançamentos, prefiro muito mais me aprofundar em poucos jogos!

    A única expansão que quando saiu eu já comprei mas fiquei meio assim é a expansão Matcha do The White Castle. Eu definitivamente não achei ela ruim, mas ela é tão perfeitamente encaixada ali naquele tabuleiro, aquelas ações e aquele contexto fazem tanto sentido que nada me tira da cabeça que fizeram aquilo tudo junto e dividiram em duas partes.

    Aquelas expansões no estilo Arkhan e TfM e Senhor dos anéis eu acho sacanagem. São um monte e eles nunca param de lançar e muitas vezes a editora não traz.

    E também não passa pela minha cabeça nenhum dos questionamentos que você tem/teve. Me único questionamento é: a editora vai trazer pra cá essa expansão?

    Valeu pelo artigo!

    1
  • ronaldovelasquez
    155 mensagens MD
    avatar
    ronaldovelasquez01/03/25 19:22
    ronaldovelasquez » 01/03/25 19:22

    Parabéns pelo texto Rafael. Concordo com tudo que falou.

    Também sou mais um do time que geralmente dispensa expansões. As únicas que vi que realmente agregam são do Viticulture, GWT e principalmente TI4 profecia dos Reis.

    Parabéns pelos ótimos textos meu amigo!

    2
  • Sven
    1299 mensagens MD
    avatar
    Sven02/03/25 00:32
    Sven » 02/03/25 00:32

    Boa noite, Raphael.

    Eu nunca fui um fã contumaz das expansões, mas sim, eu as compro porque vejo que são essenciais naqueles jogos que nós gostamos. Atualmente, tenho uma visão bem clara de que os jogos são feitos na íntegra, isto é, com suas futuras expansões já idealizadas e fabricadas e antes de se liberar o jogo base, são retiradas algumas partes do jogo para se vender em um segundo momento como expansões e, geralmente, são ofertadas como expansões partes importantes do jogo como um todo, partes que completam o jogo e o transforma em uma obra melhor. Posso citar vários exemplos disso que estou falando como:

    • expansão El Presidente do jogo Cuba;
    • expansão Let´s Waltz do Grande Austria Hotel;
    • expansão Scoundrels of Skullport do Lords of Waterdeep;
    • expansão Tuscany do Viticulture;
    • expansão Barons do Steam;
    • expansões do 7 Wonders Duel;
    • expansão German Railroads do Russian Railroads;
    • expansão Agora do Hippocrates.


    Todas essas expansões melhoraram e muito o jogo base ao ponto de serem imprescindíveis após se tê-las. Não é possível mais jogar sem elas, porque seus respectivos jogos foram idealizados com as mesmas, mas foram vendidos após o lançamento do jogo base.

    Todas as expansões que citei eu possuo e gosto de todas, inclusive não jogo mais sem essas expansões.

    Respondendo à sua pergunta, quando sinto a necessidade de comprar uma expansão é porque gostei do jogo e quero jogá-lo da forma como ele foi idealizado, completo. Caso eu não tenha a expansão eu terei um jogo manco.

    Agora, é claro que tem expansões que são puramente para "inglês ver"...

    Parabéns pelo post.

    Abraços.

    1
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri02/03/25 01:20
    RaphaelGuri » 02/03/25 01:20

    Sven::Boa noite, Raphael.

    Eu nunca fui um fã contumaz das expansões, mas sim, eu as compro porque vejo que são essenciais naqueles jogos que nós gostamos. Atualmente, tenho uma visão bem clara de que os jogos são feitos na íntegra, isto é, com suas futuras expansões já idealizadas e fabricadas e antes de se liberar o jogo base, são retiradas algumas partes do jogo para se vender em um segundo momento como expansões e, geralmente, são ofertadas como expansões partes importantes do jogo como um todo, partes que completam o jogo e o transforma em uma obra melhor. Posso citar vários exemplos disso que estou falando como:



    • expansão El Presidente do jogo Cuba;
    • expansão Let´s Waltz do Grande Austria Hotel;
    • expansão Scoundrels of Skullport do Lords of Waterdeep;
    • expansão Tuscany do Viticulture;
    • expansão Barons do Steam;
    • expansões do 7 Wonders Duel;
    • expansão German Railroads do Russian Railroads;
    • expansão Agora do Hippocrates.


    Todas essas expansões melhoraram e muito o jogo base ao ponto de serem imprescindíveis após se tê-las. Não é possível mais jogar sem elas, porque seus respectivos jogos foram idealizados com as mesmas, mas foram vendidos após o lançamento do jogo base.

    Todas as expansões que citei eu possuo e gosto de todas, inclusive não jogo mais sem essas expansões.

    Respondendo à sua pergunta, quando sinto a necessidade de comprar uma expansão é porque gostei do jogo e quero jogá-lo da forma como ele foi idealizado, completo. Caso eu não tenha a expansão eu terei um jogo manco.

    Agora, é claro que tem expansões que são puramente para "inglês ver"...

    Parabéns pelo post.

    Abraços.

    Obrigado pelo elogio ao texto!
    .
    Compreendo o seu ponto e acho que deve acontecer isso de "cortar" coisa do jogo base para vender depois, como a expansão do The White Castle que o outro colega citou. Porém alguns exemplos que citou não acho que se enquadram, pois demoraram um bom tempo para sair (como o do Grand Austria Hotel ou os do 7Wonders Duel). 
    .
    Acho também que se temos alguma expansão e nos vemos jogando sem ela, é por não precisar realmente tê-la.
    .
    Abraços!

    3
  • leobetosouza
    259 mensagens MD
    avatar
    leobetosouza02/03/25 05:01
    leobetosouza » 02/03/25 05:01

    Eu acho a In The Lab um caso magnífico.

    A expansão vem com dois módulos principais:

    - Um modo pra jogar o jogo competitivamente em duplas, que nunca vi ninguém usar
    - O Laboratório: que todo mundo ama

    E mais um monte de coisas pra ampliar os módulos introduzidos na On the Brink.

    O Lab é tão bom que todo mundo caga pro resto. Os caras venderam bem.

    Já a State de Emergency tem três módulos:

    - Os efeitos de emergencia que são ok
    - Aquela gambiarra lá de Hinterlands que ficou bem estranho
    - E o Superbug que é muito legal

    Mas os caras resolveram vender a expansão usando o módulo zoado como destaque e ninguém gostou e ignorou o resto todo.

    ***

    Já a Prelude do TfM pra mim entra naquela categoria de expansões que "consertam" algo do jogo base. Esse é o tipo de expansão que muita gente odeia, pois dizem que se o jogo tem algo que precisa de conserto, ele já é ruim e não merece que vc gasta dinheiro com uma expansão.

    Mas tem 3 expansões que entram nessa categoria que pra mim são ótimas: Tokaido: Encruzilhadas, Lords of Waterdeep: Scoundrels of Skullport e 7 Wonders Duel: Panteão

    Tokaido é uma ideia ótima, mas fica monótono quando vc percebe que a melhor estratégia é vc fazer a mesma ação automática quase sempre mudando isso uma ou duas vezes por jogo, na maioria dos casos. Crossroads resolve isso dando mais opções e ainda deixando o jogo mais temático.

    Waterdeep é só mais um worker placement sem a Skullport, um dos módulos da expansão (o outro módulo é só bloat).

    7WD é muito bom, mas é bem comum o jogador experiente chegar bem antes do fim do jogo e saber quem vai ganhar pq o caminho já tá traçado e só restam escolhas automáticas a serem feitas. Pantheon resolve isso de um jeito bem elegante.

    1
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/03/25 15:27
    iuribuscacio » 03/03/25 15:27

    RaphaelGuri::
    EXPANSÃO
    COMO? ONDE? PRA QUÊ?

     

     

    Exemplos de expansões boas para mim.

    Alguns exemplos do que considero como expansões muito boas e os seus motivos:

     

    Elder Sign: Unseen Forces (Launius, Wilson. 2013)

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2b6bb_x09dp8.jpg

    Elder Sign não é um jogo recente, inclusive, se considerar o tempo do ‘boom’ do hobby, ao ter 14 anos, este jogo já pode ser considerado um senhor de meia idade. A expansão Unseen Forces basicamente pega todos os elementos do jogo e dobra sua quantidade. Os pontos positivos são que, além de mais material, ele também aumenta a dificuldade do jogo e traz reposição de personagens antigos, para serem substituídos, consertando erros do passado.

     


    Caro Raphael (RaphaelGuri)

    Meu amigo, antes de mais nada, por uma questão de hombridade, eu tenho de te dizer que sinceramente ainda não consegui me decidir em quem votar no Prêmio Ludopedia, se em você ou no Davi Henrique (dharrebola), porque gosto muito do trabalho dos dois. Isso se cada um só tiver apenas um voto. Mas até o dia da votação eu dou um jeito, talvez eu parta o meu voto em dois com uma espada, no melhor estilo Salomão.

    No tocante ao tema do tópico, eu tenho uma opinião muito clara a respeito de expansões. Pode parecer algo óbvio, mas o óbvio às vezes também precisa ser dito. Assim sendo, uma "expansão" é algo que deve expandir alguma coisa, aumentando ou aprofundando o elemento original. O problema é que em muitos casos, não é isso que acontece, e a expansão acaba vindo para na verdade consertar algum problema do jogo original. Na minha opinião, um jogo que para ficar bom precisa de expansão, não é um bom jogo, em primeiro lugar. Isso também não quer dizer que esse jogo originalmente inferior, e que foi melhorado pela expansão deva ser desprezado. O Elder Sign, que você citou, é um ótimo exemplo disso.

    O Elder Sign chegou ao Brasil no rastro, e na onda, dos jogos do selo Arkham Files. Na verdade, considerando a ordem de lançamento dos jogos originais, o Elder Sign é o irmão do meio, porque o Arkham Horror veio antes e o Eldritch Horror veio depois. Uma coisa interessante é que o Arkham Horror (que na verdade é originalmente de 1987) era um jogo muito demorado, muito complexo e muito difícil. Por isso a editora procurou lançar um outro jogo que fosse mais rápido, mas simples e mais fácil, que veio a ser o Elder Sign. O problema é que os designers Richard Lanius e Kevin Wilson (que são os mesmo dos dois jogos) erraram na mão e fizeram um jogo fácil demais. Veja que eu adoro o Elder Sign e acho bastante divertido, mas não dá para ignorar que ele não é muito desafiador, o que é fatal para qualquer jogo cooperativo. Nesse momento entra em cena o Corey Konieczka, que criou o excelente Eldrithc Horror, que não é nem tão complexo, demorado e difícil quanto o Arkham Horror, nem tão simples, rápido e fácil, quanto o Elder Sign. O resultado é que o Arkham Horror e o Eldritch Horror continuaram tendo muito prestígio e vendendo muito, enquanto o Elder Sign caía no esquecimento.

    Para recuperar o interesse pelo Elder Sign a Fantasy Flight lançou três expansões, Unseen Forces (2013), Gates of Arkham (2015) e Grave Consequences (2016), dos mesmos designers originais do jogo, que mudam o jogo "da água para o vinho", em termos de dificuldade. A melhor e mais importante delas é sem dúvida a Unseen Forces que adicionam os dados brancos (benção) e preto (maldição). Em seguida, em ordem de importância vem a Gates of Arkham, que leva o jogo para fora do museu, nas ruas de Arkham. Por fim vem a Grave Consequences que introduz o conceito de "cemitério", para onde vão alguns adversários derrotados, bem como as cartas de fobia, que adicionam penalidades aos jogadores e as cartas de epitáfio que aumentam a dificuldade do ancião final. 

    Essas três expansões tornaram o Elder Sign bem mais difícil e adicionaram um boa dose de desafio ao jogo. Infelizmente nenhum desse material foi e nem será lançado aqui, embora esteja disponível no Mercado de Usados. Por conta disso, o Elder Sign ficou para sempre com a pecha de jogo cooperativo fácil, o que prejudicou bastante, tanto o prestígio, quanto as vendas do jogo.  

    O problema é que a gostou tanto da brincadeira de "vamos aumentar a dificuldade com novas expansões", que mais uma vez acabou exagerando (no outros sentido) e pesou demais na mão. Com isso surgiram as expansões Omens, ou seja, Omens of Ice (2016), Omens of the Deep (2017) e Omens of the Pharoh (2018), que tornam o jogo praticamente impossível de vencer. Só para as pessoas terem um parâmetro de comparação, o Elder Sign, com qualquer uma dessas últimas três expansões tornam o Robinson Crusoé, brincadeira de criança. Isso obviamente se o sujeito jogar corretamente com todas as regras da expansão, sem dar aquela "trapaceada" de leve.

    Assim, todo esse material extra do Elder Sign são exemplos de expansões que consertam o jogo. Mas existem expansões que realmente apenas expandem jogos que, originalmente, já eram muito bons. Nessa caso, vale citar a excelente expansão Ruas de Arkham que expande o igualmente excelente jogo base Mansions of Madness. Na minha humilde opinião o Mansions of Madness é não apenas o melhor jogo de todo o selo Arkham Files, mas o melhor dungeon grawler já feio até hoje. Assim sendo, o Mansions of Madness que já era ótimo sozinho, fica ainda melhor com o Ruas de Arkham. Ainda nessa seara lovecraft, vale citar a expansão Conhecimento Perdido, que trás muita diversidade e jogabilidade ao Eldritch Horror, que dispensa comentários. Outro exemplo de expansões que melhoram um ótimo jogo base são Village Port e Village In, do jogo Village que mesmo sozinho já é um jogaço. Para finalizar eu também cito a expansão Tuscany do Viticulture, que é sempre lembrada quando se trata de boas expansões de bons jogos.

    Por fim, só ficou faltando no texto citar o contraponto que é o Carcassonne, cujo jogo base puro é melhor do que quando acompanhado de qualquer expansão, não apenas na minha opinião, mas também na opinião de muita gente dentro da comunidade boardgamer.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
      

    3
  • RaphaelGuri
    1385 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri03/03/25 15:52
    RaphaelGuri » 03/03/25 15:52

    Olá, mestre iuribuscacio!
    .
    Sobre o voto, siga sempre oseu coração. Eu mesmo não faço campanha, pois sabemos o tamanho da fã-base de um determinado canal, logo o resultado, até hoje, foi o esperado. Sobre o Dharrebola, estou na torcida pelo Revelação! Além de tudo isso, se for como nos anos anteriores, dá pra votar em mais de um.
    .
    Sobre o Elder Sign, excelentes adições. Quase um post sobre ele hahaha Eu tenho aqui em casa o Grave Consequences e ele casa muuito bem com o Unseen Forces, uma vez que adiciona elementos quando ocorre a morte de um investigador. Eu não citei no texto, pois já tinha rasgado seda para outra expansão do mesmo jogo.
    .
    Sobre Carcassone: amo aquele jogo. Joguei demais. Porém, nunca joguei com nenhuma expansão! Até hoje só experimentei purinho. 
    .
    Abraços!

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/03/25 20:20
    iuribuscacio » 03/03/25 20:20

    RaphaelGuri::Olá, mestre iuribuscacio!
    .
    Sobre o voto, siga sempre oseu coração. Eu mesmo não faço campanha, pois sabemos o tamanho da fã-base de um determinado canal, logo o resultado, até hoje, foi o esperado. Sobre o Dharrebola, estou na torcida pelo Revelação! Além de tudo isso, se for como nos anos anteriores, dá pra votar em mais de um.
    .
    Sobre o Elder Sign, excelentes adições. Quase um post sobre ele hahaha Eu tenho aqui em casa o Grave Consequences e ele casa muuito bem com o Unseen Forces, uma vez que adiciona elementos quando ocorre a morte de um investigador. Eu não citei no texto, pois já tinha rasgado seda para outra expansão do mesmo jogo.
    .
    Sobre Carcassone: amo aquele jogo. Joguei demais. Porém, nunca joguei com nenhuma expansão! Até hoje só experimentei purinho. 
    .
    Abraços!

    Caro Raphael (RaphaelGuri)

    Eu escrevi bastante sobre o Elder Sign, porque adoro esse jogo desde que ele saiu. Mas também reconheço que só o básico é bem fácil. Pesquisando a respeito, eu vi no BGG que as pessoas jogavam com três house rules, que aumentavam muito a dificuldade, e isso sem usar as expansões. A primeira regra é só pegar um novo investigador uma única vez, quando o seu morre  (para níveis mais hardcore, não sem pega nenhum novo jogador, morreu, morreu e ponto final!!!). O problema é que com isso, se um jogador morrer duas vezes ele fica fora da partida, e eliminação de jogadores é um anátema dentro do hobby, pelo menos para jogos mais complexos e mais longos que os party games. Ninguém reclama da eliminação de jogadores em Love Letter ou King of Tokyo porque os jogos são rápidos, simples e divertidos, mesmo para quem está de fora torcendo, se eles fossem um pouco mais demorados a história seria outra, vide o Coup.

    Outra house rule que eu encontrei e já usei com sucesso, apesar de deixar o jogo bem mais difícil, é que um jogador só pode deixar a sala quando conseguir cumprir aquele desafio. Isso muitas vezes exige que outro jogador entre na mesma sala para resgatar quem estiver lá dentro, especialmente quando o investigador estiver morrendo.

    A terceria house rule é sortear os investigadores, ao invés de simplesmente escolher as melhores combinações, ou os personagens mais fortes. Isso impede que as pessoas usem aqueles combos super manjados, com grande sinergia entre os investigadores. 

    Juntando essas três house rules, em uma mesma partida, o nível de desafio alcança outro patamar, muito diferente. Parece até outro jogo. Um exemplo disso é a versão digital do Elder Sign que é muito, mas muito mais difícil, que a versão física sem essas house rules. Inclusive eu acho que na versão digital, se o investigador morre, você não sorteia um novo personagem, mas apenas continua com quem sobrou. 

    Se você tiver tempo e interesse, dê uma experimentada nessas house rules, até mesmo em uma partida solo, que eu acho que, assim como eu, você nunca mais vai achar o jogo fácil. E olha que isso tudo é sem usar as expansões.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. No caso do Prêmio Ludopedia, eu reforço o que você disse. Como o prêmio é muito mais focado na popularidade do que qualquer outra coisa, já dá para saber de antemão quem vai ganhar, e talvez até quais serão os pré-selecionados, para a final. Talvez fosse interessante adicionar uma regra na premiação no sentido de que quando um canal ganhasse duas ou três vezes o prêmio, ele seria considerado hour concurs para a premiação do ano seguinte. Isso talvez equilibrasse o certame de alguma forma, colocando quem tem muitos fãs, com quem não tem tanto alcance, em uma situação de paridade de armas. Com as regras atuais já dá para saber que o ganhador será provavelmente a opção A, B ou C...    

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