Olá e sejam bem vindos a mais um Diário de design do jogo UED - Vanguarda da Resistência. Essa será a parte 1: JOGOS
Hoje seremos mais específicos sobre regras e cenário citando quais as referências de jogos e filmes e onde isso impactaram o jogo.
Começamos pelo principal:
- Toda a franquia X-COM, incluindo UFO DEFENSE, TERROR FROM THE DEEP, APOCALYPSE e a "nova" franquia da Fireaxis: ENEMY UNKNOWN e XCOM2





Talvez a maior referência para mim seja essa fantástica franquia. XCOM moldou minha adolescência e quando saiu a nova versão pela fireaxis, admito que me apaixonei de novo. São jogos que volta e meia eu estou reinstalando para jogar novamente.
XCOM para quem não conhece é uma franquia baseada na ideia de que alienígenas estão invadindo a terra e a humanidade está se juntando em uma organização chamada XCOM para investigar, controlar, pesquisar e parar a invasão. Ele tem toda um layer de estratégia global (que o jogo de tabuleiro trabalha bem, apesar de simplista) onde o jogador trabalha para investigar locais, pesquisar artefatos e corpos de alienígenas, negociar com governos, além de uma segunda camada de combate tático, onde o jogador enfrenta os aliens mano a mano.
XCOM 2 é o mesmo jogo, porém considerando que o final canon do XCOM: Enemy Unknown termina com a derrota da XCOM e 20 anos depois, com os invasores já dominando e colonizando a terra, a XCOM revive como a resistência para lutar contra os Aliens.
A correlação é óbvia e direta entre XCOM e UED. Uma invasão alienígena, pesquisar tecnologia, tomar áreas, controlar estrategicamente seus recursos. Toda parte do combate de UED - Vanguarda da resistência teve origem em XCOM, mas de um modo mais simples que pode ser usado sem grid de combate, se assim os jogadores quiserem. Se quiserem usar grid de combate, verão que ele não usa "quadradinhos" de movimentação como DnD ou outros rpgs do tipo, e sim áreas, como no jogo exterminador do futuro. Somando isso à testes simples e manobras de combate mais descomplicadas, UED - Vanguarda da Resistência deixa os combates mais velozes, não demorando horas como um pathfinder da vida. As batalhas são mais rápidas (e mortais).
- Jogos POWERED BY APOCALYPSE, como Apocalypse World, Dungeon World e vários jogos do mesmo sistema.


jogos Powered by apocalypse possuem muitas mecânicas parecidas que você vai ver em centenas de jogos. Muitos gamedesigners mesmo ignoram criar qualquer coisa nova e simplesmente socam as regras de aw ou monsterhearts ou outro jogo powered by apocalypse em seus jogos sem mudar nada. Eu não quis pegar esse caminho por dois motivos:
- Todo mundo faz.
- Eu não amo apocalypse world.
Ok, eu amo a ideia e o conceito do sistema do aw. Mas não o seu jogo em si. Evoluções laterais (você não cresce como em D&D, só melhora algumas coisas lateralmente), pouco espaço para trabalhar com 2d6 + número contra uma dificuldade única, e sinceramente? To de saco cheio de ver mais e mais jogos pbta, que parece que estamos no início dos anos 2000 onde tudo era D20.
Então que caralhos eu me baseei em AW?
A ficção se mistura com as regras. Elas estão interconectadas e fazer algo na ficção mexe nas mecânicas e vice-versa. Isso é algo fenomenal que jogos Ptba trouxeram para o mundo dos RPGs e talvez seja por isso que todo mundo adora usar o sistema de AW. Quando escrevi UED - Vanguarda da Resistência, eu quis trazer essa ideia que a ficção importa e o sistema também, e um não funciona sem o outro. Uma facada pelas costas vai ferir mesmo que você "seja de nivel 20", um plano bem feito é melhor que entrar atirando sem pensar, as pessoas que você se relaciona importa. Isso é o cerne que eu tirei dos jogos powered by apocalypse que você vai ver em UED.
- GURPS (é, é isso mesmo)

O RPG mais simulacionista que os fãs de tormenta se arrepiam até os ossos gritando "regra de cavar buraco!" debilmente. Obviamente não é o rpg mais simulacionista, mas quem não conhece muitos sistemas compra a ideia fácil.
Não vou ficar defendendo gurps aqui, mas só vou dizer que os melhores suplementos de qualquer assunto:
1- Tem em Gurps
2- São fantásticos.
Então, sim, Gurps Era do Gelo, Gurps Ultra Tech, Gurps Biotech, Gurps Space, Gurps Psiquismo, Gurps Iluminatti, Gurps Engenharia Social, Gurps Terror e Gurps Cyberpunk todos foram utilizados no cenário e sistema de UED - Vanguarda da Resistência. Esses e outros mais.
- Zombicide
(hein?)

Apesar de não jogar Zombicide, eu reconheço que ele melhorou muito a partir da segunda edição. (a primeira, desculpem, era tenebrosa)
Tanto reconheco, que algumas ideias de movimento, som, e áreas vieram dele. Não em transplante direto, mas em ideia. Mesmo assim, sempre é bom citar.
Por enquanto é isso. Não tenho intenção de deixar esses Diários muito longos, mas dá pra ter uma ideia de onde vem as ideias de UED. Na próxima semana falaremos de filmes e livros.
Veja a parte 4 do diário aqui
E participe do Fianciamento coletivo aqui
Obrigado e até a próxima!