Bem vindos a mais um diário de Gamedesign do jogo UED - Vanguarda da Resistência. Eu sou Fabiano Saccol, designer do jogo e hoje vim falar sobre um tópico que acho legal pacas. Como se evolui um personagem de UED.
Em primeiro lugar, um personagem de UED nunca evolui sozinho. Nas costas de cada Runner, está seu Esquadrão e seu Aglomerado. Porém, eles evoluem de modos diferentes. A medida de evolução dos Runners é feito através de pontos de Experiência, XP ou EXP (como em todo bom rpg). Porém, ele não anda sozinho. O Runner, quando completa missões, ganha Glória, que evolui seu esquadrão, e a cada missão bem sucedida e esforços conjuntos com seus pares no seu aglomerado, eles melhoram o seu lar.
Mas como é medido isso?
Cada Runner quando ganha XP e atinge marcas, vai completando um Álbum. Quando ele completa (fecha) o seu Álbum, ele zera a EXP e inicia um segundo Álbum. Cada Álbum ganho representa um passo na evolução do Runner. Runners com zero álbuns completos são mais fracos que runners com dois ou três álbuns, e algumas especializações, armamentos e habilidades só podem ser usadas com runners com X álbuns, demonstrando experiência e compromisso. Para fechar um álbum, ele precisa de EXP.
Cada Runner, quando cria seu personagem (esse post virá mais adiante) escolhe 3 características para ele, e cada uma delas vem com um punhado de Metas de XP. Imagine metas de XP como ganchos e objetivos a curto, médio e longo prazo que seu personagem pode vivenciar para crescer, melhorar, ou até decair em moralidade e ética. Além disso, ele escolhe 1-2 objetivos de vida que também dão metas de XP para serem cumpridas, e, quando o são, dão EXP para o personagem.
Vamos a um exemplo.
Raddock é um runner cuja origem é Velha Califórnia, isso o torna alguém muito ligado à Era Antiga, ao passado "glorioso, lindo e maravilhoso" que as pessoas pré-guerra viviam. Bebiam a bebida cola, que dava energia, usavam bikini no sol da praia, visitavam a Di$ney pra ver o Pateta! Esse óculos rosa enche a cabeça do Runner de ideias e preconcepções que serão batidas de frente quando ele ver a realidade do mundo. Mesmo assim, Raddock ganha a carta de Meta de XP "Velha califórnia" que é mais ou menos assim:

Veja que as Metas de XP de 1 ponto são simples de serem cumpridas. Elas são fáceis, simples e rotineiras. Quando cumprir uma Meta, o runner Risca ela e marca XP no seu Álbum (já falo sobre ele). Metas de 3 XP são mais complexas, difíceis de obter e mais arriscadas. A meta de 5XP é feita para "virar a chavinha" em um runner, oferecendo uma mudança brusca ou gradual na sua própria percepção de vida. Eu costumo dizer que as metas de 5XP são as que fazem o personagem crescer de verdade.
Quando o Runner marca EXP, ele GIRA o ÁLBUM em sentido ANTI-HORÁRIO, saindo do "12" na direção do 11,10,9 e assim por diante, um ponto por ponto de XP. Quando um Runner atinge as marcas 9,6,3 e 12 do Álbum, ele ganha uma Evolução. Uma evolução é uma melhoria do personagem, como melhorar um Atributo, ganhar uma especialização, comprar uma habilidade de Origem nova ou melhorar uma conexão. Coisas do Personagem e para o personagem. E quando ele completa o Álbum (faz a volta completa) ele zera o relógio e aumenta o seu número de Álbuns saindo de Novato para Provado. (Rank 0 para Rank 1)
Deixa eu mostrar como é mais ou menos um álbum (lembrem-se que isso tudo não é editado por um editor ou layouter, então é feito no paint mesmo - A versão final é chique e bonita e estilosa).

Isso é o Álbum que o MJ controla na sua planilha de Esquadrão da UED. Ele inicia assim, limpinho. A medida que os Jogadores vão ganhando EXP, ele vai anotando nas marcas do Álbum o número de EXP que os runners vão ganhando, todos ao mesmo tempo, mais ou menos assim:
RPM XP
Perceba que no Exemplo, Juli-E está com 0 de XP e Raddock está com dois. Caso Juli-E ganhe 1 XP, o MJ apaga o nome dela do campo (0) e coloca no campo (1). Quando qualquer um deles alcança os 4 pontos maiores (respectivamente 3,6,912 horas de um relógio) eles ganham uma evolução. Quando completarem o álbum, eles melhoram de Rank, ganhando os benefícios da Evolução e do Álbum (Rank) novo.
Benefícios de Rank:
Rank 2: Aprender habilidades Intermediárias, usar equipamentos de Rank 2
Rank 3: Aprender habilidades Avançadas, usar equipamentos de Rank 3
Rank 4: ????
Rank 5: ????
===Glória===
Glória é a medida de vitórias que o Esquadrão da UED dos Runners possui. Cada missão cumprida dá um número variável de Glória, baseado em quão bem foi a UED no cumprimento dessa missão. Falhas e fracassos dão pouquíssimos pontos de Glória, enquanto vitórias homéricas dão muitos. Da mesma forma que XP, quando o grupo ganha glória, o MJ mexe o valor dos pontos de gloria do esquadrão (não é individual, é em grupo), no SENTIDO HORÁRIO, dessa forma:
RPM 2 Glória (estou colocando em links do Google Drive pq a Ludopédia não está deixando eu subir as imagens, sei lá pq).
Nota-se que aqui o grupo ganhou 2 pontos de Glória, marcados no Álbum no sentido horário. Assim como no XP, quando atinge as marcas de 3,6,9 e 12, o Esquadrão ganha um benefício, como um treinamento liberando novas habilidades, mais táticas de esquadrão, e até novas melhorias para os equipamentos dos Runners. Tudo relacionado a força do esquadrão vem da glória dele. Quando o grupo completa o Álbum, o MJ inicia a contagem novamente, e o grupo melhora, ganhando uma evolução permanente para toda a equipe.
O rank do esquadrão é medido em "Discos". Na Era Antiga, a medida de sucesso de um Álbum era a quantidade de vendas de LP ou CDs. A cada marca alcançada, a banda ou artista ganhava essa "premiação" chamada de "Disco de Ouro", "Disco de Platina" e "Disco de Diamante", simbolizando o sucesso e vitória de cada Artista. Da mesma forma, a UED é premiada a cada Álbum completado e melhoria de Rank:
Rank 0: Disco de Laca
Rank 1: Disco de Prata
Rank 2: Disco de Ouro
Rank 3: Disco de Platina
Rank 4: Disco de Diamante
Rank 5: ????
Mas tem uma coisa muito legal que ainda não falei. E quando os dois ponteiros se cruzam?

Todo Runner tem uma habilidade inicial chamada ENCORE. O encore é, inicialmente uma habilidade limitada e simples, usável uma vez por jogo, que dá um benefício para o personagem quando ele toma a iniciativa e o holofote para si.
Quando os dois ponteiros do Runner se tocam ou se cruzam (o de XP e o de Glória) o Runner melhora seu Encore, deixando ele mais poderoso. Isso pode acontecer rapidamente ou lentamente, na medida que um ou outro ponteiro do álbum avança, mas acontece várias vezes na vida de um Runner. Cada Runner pode customizar seu Encore para que ele se adapte ao seu estilo de jogo, como se fosse um "Especial" de um jogo. Alguns Encores podem deixar o runner uma máquina de matar, outros podem tranformar o Runner em um tanque de guerra ou até no suporte indispensável ao grupo. Você escolhe. Você customiza.
Por fim, o Aglomerado, o Lar dos Runners evolui organicamente através das ações dos personagens. Trazer novas tecnologias e culturas pode levar o aglomerado para um lado, assim como trazer novas pessoas (ou eliminar certos indivíduos) pode puxar para outro lado. Tudo vai depender das ações dos runners ao que acontece com o Aglomerado dia a dia. O Aglomerado, como um Runner, é uma entidade individual e única, porém composta de um coletivo de ideias, pessoas, tecnologia e suprimentos disponíveis.
Hoje ficamos por aqui. Como sempre, quaisquer dúvidas, só colocar no post, que responderei com prestreza.
Um grande abraço e Feliz ano novo! Que 2025 seja um ano muito bom para todos que estão lendo isso.
Veja o Diário de GameDesign 3 - Como se faz testes - aqui
Participe do Financiamento Coletivo de UED - Vanguarda da Resistência - aqui