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  4. Diário de Gamedesign 3 - Como raios se faz um teste?

Diário de Gamedesign 3 - Como raios se faz um teste?

UED - Vanguarda da Resistência
  • avatar
    Chikago66623/12/24 09:16
    avatar
    Chikago666
    23/12/24 09:16
    41 mensagens MD

    Bom dia e bem vindos a mais um diário de Gamedesign. Hoje vou falar sobre o sistema padrão de testes de UED-Vanguarda da Resistência.

    Como falado no diário anterior o sistema base do UED - Você é a Resistência era um sistema simples de rolar 1 dado variável [Qualidade do Equipamento] e somar um bônus de -1 a +3 [Atributo], contra uma dificuldade simples de 3 até 12. Um sistema simples, mas a ideia principal era a perda de dados. Cada vez que um dado era rolado, ele era perdido. Assim, se teu armamento iniciava o jogo com 5 dados de suprimentos, você tinha 5 tiros. 5 chances de atirar com sua arma antes que ela ficasse sem suprimentos. Isso eu tentei manter, da melhor forma possível, tentando emular a dificuldade de ter suprimentos e recursos no jogo. 

    "Um tiro, uma morte" - como diria Jon Connor em One Shot One Kill (feat. Snoop Dogg)


    Para UED - Vanguarda da Resistência (que a propósito ainda está em financiamento coletivo aqui) eu quis incluir a chance de falha "caindo pra frente" dentro do sistema, e a chance de ter um "sucesso com um preço" como se vê em jogos do estilo PTBA - Como Apocalypse World e Blades in the Dark. Assim, elaborei a ideia de rolar 2 dados de valores variados, e a esses estabelecer um valor de dificuldade, como se vê em jogos como Vampiro e Savage Worlds, e a cada [Dificuldade] valor, um sucesso extra.

    Assim, estabelecemos 6 Atributos (que depois viraram 5) para simular os Atributos básicos de um personagem de UED, e a cada um, um valor de dado variável entre 1d4 a 1d12. Esses atributos sempre são usados em todo e qualquer teste que um Runner (o personagem de UED) faz.


    O segundo dado vêm, assim como no primeiro UED, do Traje de sobrevivência que o Runner usa para atravessar o deserto congelado que o mundo se tornou. O dado do Traje é expresso em um único "atributo", chamado "Sistemas", mas que se subdivide em 3 módulos, cada um responsável por uma função do traje, e que pode variar do valor básico dos "Sistemas". Assim, um traje pode ter SENSORES melhores que MOTORES, e quando um Runner Atira com uma arma, ele usa os SENSORES do traje. Quando ele corre, desviando de tiros inimigos procurando cobertura, ele rola MOTORES. Toda vez que ele rola um dado do seu Traje, ele o perde, consumindo a Energia que o traje possui.

    Mas quando o Runner não está usando o traje? Ou quando o Traje NADA tem a ver com o tipo de teste, como por exemplo uma negociata ? Nesse caso usamos os Renomes.
    Renomes são qualidades que o runner possui, que também tem valor de 1d4 a 1d12, e representam o quão dedicado, influente, famoso o runner é em seu Aglomerado, na UED e em Aglomerados vizinhos. Um Renome não se gasta, como o traje, mas pode ser queimado para conseguir sucessos automáticos, como se você gastasse sua influência para conseguir o que queria, ao preço dela reduzir permanentemente. Como renome se ganha e se perde o tempo todo, é uma perda temporária.

    Existem 4 renomes: Dedicação, Subterfúgio, Influência e Reputação. Cada um desses renomes serve para um tipos diferentes de ações, mas no caso de haver dúvidas em qual renome específico usar, Reputação sempre é recomendado.

    Todos os testes tem dificuldade 4 a 8, sendo 6 a dificuldade "padrão". Assim, quando se rola um teste, se joga os dados correspondentes ao Atributo e o Sistema ou Renome escolhido contra uma dificuldade. Quanto maior, melhor. E cada vez que se atinge a dificuldade, se tem +1 sucesso.

    Assim, para ter UM sucesso, é necessário tirar 6 na soma dos dados. Para DOIS sucessos, 12. Para TRÊS sucessos, 18, e para QUATRO sucessos, 24. A chance de conseguir sucessos baseado apenas na jogada de dois dados está abaixo:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/42cf3_z8wu20.png


    Assim, podemos ver que a chance de conseguir MUITOS sucessos é difícil apenas jogando seus dois dados (mas não impossível). Além disso, percebe-se que UM sucesso (a cor laranja no gráfico) é o valor mediano. Há maneiras de melhorar as chances de sucessos, mas isso falaremos mais adiante.

    Se um personagem tem UM sucesso, ele conseguiu o que ele queria. Se ele queria Atirar, ele acertou o alvo. Se ele queria Negociar salvo conduto, ele conseguiu, mas todo sucesso vem com uma RETALIAÇÃO.

    Uma retaliação é um contra-golpe, uma devolução do inimigo, seja ela de forma ativa (o inimigo pode atirar de volta) ou de forma passiva (o Runner se pôs a perigo para conseguir atingir o inimigo). Isso, dentro das mecânicas do jogo é simbolizado dando uma OPORTUNIDADE para o inimigo. Essa oportunidade pode ser usada na hora pelo Mestre do Jogo (MJ) para atrapalhar a vida do Runner.

    A retaliação pode vir de diversas formas: O inimigo contra-atacar, o Runner gastar mais suprimentos (dados) que o necessário, aumentar a TENSÃO do runner, deixando ele mais a mercê do perigo, e até de formas fora do eixo Runner-Inimigo. Uma retaliação pode ser, por exemplo, um caminho que estava aberto se fechar para o runner. O jogo explica certinho quais tipos de retaliação usar e quando usá-las. O que importa é que uma retaliação serve para manter o fluxo do jogo em movimento sempre.

    Mas, o que acontece quando o runner não tiver NENHUM sucesso?

    Quando ele não tem nenhum sucesso, ele não atingiu nem a dificuldade inicial, assim ele oferece DUAS oportunidades ao inimigo e ainda não consegue fazer o que queria, gastando seus dados e perdendo sua ação. Mas pode ser pior.
    Se, ao falhar, ele tirar dois UNS (Um e Um nos dados), ele tem o que chamamos de falha crítica, ou seja, ele cagou no patê bonito. Enfiou o pé na jaca, rateou na bagaça, ou qualquer termo que você queira usar. Eu e muitos Runners do mundo de UED particularmente gostamos de "Arranhou o disco". Nesse caso, o runner, além de não conseguir o que queria, oferece TRÊS oportunidades ao MJ, o que pode significar um problema enorme, pois quanto mais oportunidades o MJ tem, mais perigoso fica a situação, já que o MJ, além da retaliação, pode usar as oportunidades que ele ganha para Ativar Atitudes dos inimigos, que são ações e manobras mais fortes e que dificultam a vida dos jogadores.

    Por fim, o que acontece quando se tem MAIS de um sucesso?  Aí que é a coisa boa. Cada sucesso extra dá uma OPORTUNIDADE para o Runner, que pode guardá-la ou a usar para conseguir diversos efeitos. Habilidades especiais e especializações de armamentos e trajes são ativadas com o gasto de oportunidades. Além disso, há varias outras coisas que se pode fazer com uma oportunidade, como reduzir sua Tensão, dar um Momentum em suas ações, ganhando bônus nos testes ou até ignorar a retaliação inimiga.

    Oportunidades são a moeda de troca que é usada o tempo todo pelos jogadores e pelo MJ para obter vantagem no campo de batalha, seja ele um campo sangrento congelado ou uma reunião acirrada dentro do Aglomerado. Assim, quanto menos se erra, menos oportunidade se dá para o oponente, e quem aproveitar melhor suas oportunidades com certeza sairá vitorioso.

    Segue abaixo um flowchart de como funcionam os testes:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cccaa_z8wu20.png

    E é isso por hoje, pessoal! Falamos hoje sobre como se jogam os testes do sistema UED - Vanguarda da Resistência, que está em financiamento coletivo na Meeple Starter por esse link.

    O diário número 2 você encontra aqui

    Até semana que vem!

    Fabiano Saccol



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