Após o lançamento de UED - Você é a Resistência em 2013, trabalhei durante muitas horas (fora do horário de trabalho) em modificações, alterações, mais itens, mais carreiras, mais inimigos, mais de tudo. Tudo isso ficou engavetado e guardado "para ser lançado um dia, talvez".
Um dia em 2015 um cara me contacta no Facebook. Um fã de UED, chamado Alan Rozante, instigando se eu não tinha interesse em escrever com ele uma versão de UED no deserto. Como eu não tinha tempo (eu estava no meio do fuzuê que envolvia meu trabalho com o jogo de tabuleiro "A Última Fortaleza" e toda treta do "Runicards - Dungeons" - Quem estava lá, lembra a bomba que foi), eu atendi as dúvidas e troquei ideia com o Alan, mas por fim disse:
- "uai, cara, se tu quer fazer, vai lá e faz. Tu não precisa de mim pra isso. Só segue o Creative Commons do jogo e vai!".
Ainda trocamos ideia por alguns meses, mas o projeto dele nunca foi pra frente, e eu tomei outro rumo na minha vida, saindo um pouco do cenário do Design de RPG BR e indo cuidar dos meus próprios problemas, que estavam impactando minha vida de um jeito que não era muito legal (Quem quiser saber que me pergunte -pessoalmente- um dia, mas posso dizer que envolve acidentes, álcool, ser agredido e fugas em alta velocidade).
Em 2022, quando o aniversário de 10 anos de lançamento de UED - Você é a Resistência começou a se aproximar, comecei a rever com meus pares a possibilidade de lançarmos uma versão de aniversário: Julio Matos, co-autor e Thiago Edwardo, editor e dono da antiga Unza RPG, que publicou o primeiro UED em 2013. Seja por darem por encerrado esse capítulo em sua vida, pela falta de tempo, ou até por estarem em outros projetos ou momentos da vida que demandavam sua atenção, não houve interesse dos dois - hoje membros da Secular games - em dar continuidade a UED.
Mas, e se eu quisesse fazer sozinho? Eu estava voltando a me intrometer no cenário nacional de design de jogos - eu estava com saudades, e tive que resolver os problemas da minha vida antes que pudesse seguir adiante. Hoje posso dizer que estou sóbrio há 2 anos e meio, parei de fumar há 3 meses, estou em um relacionamento saudável com uma pessoa não tóxica, e eu mesmo consegui expurgar um pouco da toxidade que eu mesmo tenho (apesar de alguns caluniadores não concordarem) - mas sei que ainda tem um bom caminho adiante.
Mas voltando à conversa com o Julio e o Thiago (TDAH é assim mesmo, desculpa), eu não pude deixar de esboçar um sorriso bobo e de alegria quando ambos, em um chat de telegram , escreveram:
- "Uai, cara, se tu quer fazer, vai lá e faz. Tu não precisa da gente pra isso. Só segue o CC do jogo e vai!" (Tá não foram essas palavras exatas, mas para fins novelísticos dramáticos vamos dizer que foi assim).
O apoio deles não foi uma surpresa (amigos se apoiam, oras). Mas foi gostoso sentir, pelo menos internamente, que eu tinha o apoio e a força dos que andaram comigo 10 anos atrás para dar continuidade em um projeto que me marcou e me deu tanto amor e alegria.
E aí, em 2022 eu comecei a repensar em UED. O que eu iria fazer? Relançar o mesmo livro com algumas coisas novas, talvez uma arte diferente? Colocar as coisas que andei pensando e engavetando e fazer uns suplementos extras? Ia lançar solo, indie mesmo? Ia oferecer a alguma editora? Eu não sabia, mas sabia o que eu não queria.
O gamedesign evoluiu muito desde 2013. Dezenas de livros sobre o assunto surgiram. Centenas de jogos novos surgiram. Caralhos, o MUNDO mudou de capotar duas vezes pra cada lado. UED - Você é a Resistência é um eco do passado de como o mundo era em 2013. 10 anos depois é necessário revisita-lo, e trazer à tona o cerne dele, a experiência primordial que ele trouxe, e aplicar em um novo contexto. O mundo real mudou, vamos mudar o mundo imaginário de UED.
Um mês depois, ou até menos, não estou lembrado, pinga no meu instagram (eu já tinha cancelado meu facebook) uma mensagem do mesmo Alan Rozante de 7 anos atrás, com uma proposta indecente:
"Oi Chiko, aqui é o Alan, lembra de mim? Seguinte, hoje eu sou o dono da Editora Macaco Dumal, e eu queria lançar uma nova versão do UED com o nosso selo".
Eu fiquei pensativo com a proposta. Um novo selo, uma nova editora, que tinha, na época lançado apenas um jogo - Caronte - e que era um BOM jogo. Tirar da minha cola o peso de ter que editar, fazer layout é um livramento (pra quem não me conhece, eu escrevo no notepad), mas ao mesmo tempo ter um editor é uma bênção e uma maldição. Se eu não tivesse uma química com o Alan, não iria dar certo nada.
Nas primeiras conversas, parecia tudo interessante, e ele colocou as ideias dele que ele queria no jogo. Um sistema renovado era ordem, não pedido. O mundo mudou, o sistema também precisa mudar.
Comecei a rabiscar ideias do que seria expressivo para UED como sistema, sem perder o cerne, e ainda assim, mais novo e fresco. Mas antes de continuar, o Alan me pediu ajuda para escrever Pepper e Carrot - Aventuras em Hereva, um rpg infanto-juvenil de bruxinhas e seus mascotes. E UED ficou em espera, até o início de 2023, quando após muitas discussões, negociações e horas e horas escrevendo, conseguimos terminar o livro.
Por um lado, foi bom tirar um tempo de UED. Um jogo infantil dá um respiro na cabeça, já que UED é pesado psicologicamente para mim. Uma sociedade pós apocalíptica que deturpa o conhecimento do mundo antigo, vivendo em uma distopia e uma guerra sem fim contra Invasores alienígenas (que ninguém sabe se são alienígenas ou o que, já que ninguém nunca viu um) é pra deixar qualquer um maluco.
Mas em março de 2023 voltei a escrever UED. E agora ele está em financiamento coletivo no Meeple Starter no link: Financiamento Coletivo.
Continuarei a escrever esse diário semanalmente até o lançamento do livro. Continuarei a contar mais histórias. E quem quiser, por favor, fique à vontade para contribuir, comentar e até dar um joinha.
Na próxima semana, vou falar sobre o sistema básico do jogo, e porque ele funciona.
Até lá.