MuCiLoN::linezinhah::MuCiLoN::linezinhah::Twilight Struggle é de boa em regras e tempo de jogo.
Agora os outros dois é um parto colocar na mesa, jogar sabendo todas as nuances e ter tempo pra aproveitar cada situação.
Jogos incríveis, mas que precisam de muito tempo de maturação sempre com a mesma dupla, pra consegui sugar o que o jogo tem de melhor.
Path of glory é o mais chato em regras. É muita exceção e exceção da exceção espalhada na regras.
Ainda assim, tendo oportunidade e TEMPO, aceito qualquer dos 3 na mesa.
O twilight struggle é o que coloquei mais recentemente em mesa. Mas não tem sido muito divertido para mim, e acho que mais para quem estou enfrentando, pois as vitórias elas, modéstia a parte, tem vindo muito facilmente para o meu lado e psicologicamente a rolagem de dados e mesmo a compra de cartas, acabam desestabilizando ainda mais meus adversários.
Mas é um jogo que eu amo.
Paths of glory eu não passei do cenário introdutório, e sempre acabamos errando alguma coisa. É uma experiência sempre tão incrível e cansativa que ao final pouco nos importamos quem venceu ou perdeu, fica apenas a satisfação de ter "domado" esse joguinho feroz.
Guerra do anel quero conhecer, dizem que é mais denso que o twilight struggle, mas menos difícil que paths PF glory.
Os 3 dependem muito do parceiro de jogo, já q são x1.
Mas você pode criar uma dificuldade pra você. No início dê algumas influências a mais pro adversário. Isso ocorre no jogo de computador.
PoG é exatamente isso. Cansativo e os dois se divertindo, pouco importa aquelas exceções minúsculas que o manual faz. A tensão nas trincheiras é tão grande que você tá pensando em tanta coisa ao mesmo tempo que se vocês estão se divertindo isso já basta.
Eu consegui vencer na campanha completa o PoG, mas venci no meio do jogo pelos pontos. Meu adversário deu mole em alguns pontos da Áustria e consegui avançar bem com o exército russo, finalizando com a Itália pegando alguns pontos cruciais.
Conforme relatei aqui na última partida de twilight struggle o meu adversário com os EUA até que teve algumas vantagens iniciais:
- 2 de influência a mais na Europa Ocidental
- umas 3 influências no Oriente médio
- a China iniciou virada para baixo
Em compensação ele perdeu umas 2 influências no Reino Unido 
Mas a tua ideia das influências é interessante, vou tentar aplicar na prática.
Sobre o paths of glory, como eixo sempre observo uma dificuldade muito grande em avançar contra os russos, pois os fortes deles começam protegidos (não lembro o quê faz eles não ficarem mais nessa condição). Sobre a Itália, sempre ouço dizer que ela é uma dificuldade para os Aliados (por ser relativamente frágil e com muitos pv's ali) tanto que em determinada altura os aliados sofrem uma penalidade por não colocar a Itália na Guerra.
Mas pelo jeito tu não tiveste dificuldade, como Aliada, em controlar a Itália!
Eu me pergunto se os EUA alguma vez entram na Guerrra... hehe
Não lembro absolutamente nada 100% sobre as regras, mas é um jogo tão gostoso tematicamente e mecanicamente de conversar.
Pode fazer esse esquema das influências, que vai melhorar a experiência pra ti.
Quanto ao PoG, eu dei um pouco de sorte sim. Áustria tava bem dizimada por causa da Rússia. Isso fez a Itália entrar em jogo com certas tranquilidade, pq de fato eles são fracos e bem merdas.
Também tenho curiosidade de saber se os EUA realmente conseguem entrar hahaha, pq são vários eventos de gatilhos.
A Rússia perde os fortes por um evento. Não lembro também direito. Jogo dos infernos que tu tem q dar uma lida no manual antes de uma partida já que soh vê mesa a casa 6 meses ou 1 ano hahaha.
E sim, o PoG não precisa jogar 100% pra se divertir. As análises estratégias de ambos, pós jogo são daora.
Aquelas trincheiras na França e Alemanha são as mais desafiadoras de passar. Tensão da porra do início ao fim.