Imaginei que esse episódio fosse uma continuação do episódio de 2023 e vim aqui para também dar aquela contribuição de quem está sempre refletindo (e descontente) com o próprio formato kkk.
Vou tentar ser mais objetivo e comentar em alguns pontos específicos que me pegaram por aqui:
- A fala do fundador da Asmodee é o tipo de fala de quem tá tão em cima que ele já acredita na própria ladainha, inclusive conheço vários assim. Se realmente ele estivesse preocupado com o que ele falou, sobre o mercado, sobre tentar trabalhar mais títulos perenes, se a Asmodee quisesse, ela mudaria o mercado, afinal, eles não tem sei lá ai, 80%? Precisa lançar tanto título toda semana? Precisa trazer jogo em inglês sem localização para não gerar só FOMO, mas também uma segregação entre o consumidor que sabe ou não falar em inglês, como é o caso da Gálapagos (que todo mundo fala que é assim hoje por ser Asmodee, mas será mesmo?). Duas franquias imensas, Star Wars e Disney, dois TCGs com um bom hype, dois TCGs em inglês...
- Claramente a industria como um todo se aproveita dessa onda de consumismo e jogo descartável, e quando digo industria como um todo, vai desde o designer, que sabe que precisa fazer X jogos por ano para poder ter algum lucro, até o lojista que precisa trabalhar o produto nas primeiras 24hrs pq amanhã já tem outro chegando. E o criador de conteúdo não consegue ser diferente. Com o podcast, cada vez mais eu espaço os episódios dedicados aos jogos e já cogitei terminar com eles de uma vez. Isso ainda pode ser uma realidade em 2025. Isso porque mesmo mudando o formato, eu continuo incomodado. Já no meu canal de vídeo (Jogos de Cartas & Afins), eu decidi ainda fazer reviews, mas na verdade o review eh a parte menos importante para mim ali, o importante é acertar as regras e deixar ali um meio das pessoas conhecerem o jogo, ou explicar, mas lembrar que o manual existe e que nenhum video deveria substituir a leitura do manual. Mas sem dúvida até para esse canal já começaram a aparecer os parceiros que, nesse primeiro momento, eu acabei novamente cedendo porque, querendo ou não, o pico do canal foi justamente quando eu falei do quente, dos lançamentos. Trouxe pessoas novas, e algumas já se foram quando viram que o canal tbm é sobre um jogo obscuro japonês ou sobre alguma loucura que quis falar na época, como Mahjong ou Pokémon TCG.
- A quantidade de conteúdo de jogos de tabuleiro está tão grande hoje, que já começou a aparecer lançamentos atrás de lançamentos com 2-3 conteúdos só. Geralmente quando procuro um jogo como consumidor, sempre vou atrás de opções. Tem conteudistas que eu não gosto do formato, logo não assisto. Mas está tão pulverizado, que chegou ao ponto de ter que assistir um conteúdo que eu não gosto só para poder ver o jogo funcionando. Claro que tem alguns jogos que tem muito conteúdo que sai, mas como foi citado ai no podcast, sai na semana, e morre. Eu continuamente tento explorar esses jogos, inclusive jogos menores, que geralmente são os que são esquecidos nesse meio. Pq muitos vão atrás do conteúdo não pra validar uma compra de 50 reais, mas sim uma de 500 reais.
Tem muito mais a comentar, mas isso seria praticamente outro podcast então deixo essa msg na garrafa tbm em 2024, vamos ver como será até o final de 2025.