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Ao abrir a caixa de
Cloudspire, pode pensar que é algum tipo de jogo battle royale com peças hexagonais, fichas de unidades e acampamentos base. Embora as batalhas sejam abundantes, mais estratégia está por baixo da superfície, o que não deve surpreendê-lo se já jogou outros títulos da Chip Theory Games. Vamos determinar pela profundidade se Cloudspire é para você.
Começar
Cloudspire envolve escolher uma das quatro facções inclusas na caixa e criar o mapa. O mapa contém hexágonos com vários tipos de terreno, mas a maioria dos hexágonos consiste em caminhos que devem ser combinados com a ilha central. As bases para cada jogador são colocadas em um hexágono de caminho, que é onde as unidades de cada jogador começarão. As bases são o objetivo do jogo, onde tenta destruir a base do seu oponente enquanto defende a sua. Ao longo do mapa, há poços de origem, que são áreas que recebem marcos. Eventualmente, torres para defesa podem ser construídas nesses poços de origem.
Finalmente, prepara um mercado de vários itens que podem ser comprados perto do início de cada onda.
Cloudspire joga em quatro rodadas. Primeiro, tem um baralho de eventos que afeta a rodada atual. Embora o baralho de eventos não entre em vigor até a rodada dois, os eventos que causa podem ter um grande impacto no jogo. Os eventos incluem ganhar o dobro da fonte por derrotar oponentes, fazer com que todas as torres percam sua atualização inferior, construir uma torre não alinhada na ilha central ou teletransportar uma unidade para vários hexágonos de distância. Por causa de seu impacto, ou para encurtar o jogo, a Chip Theory recomenda não jogar com essas cartas de eventos no início. Concordo com essa afirmação porque Cloudspire leva um tempo para entender todas as partes móveis, e adicioná-las pode ser frustrante se não sabe do que sua facção é capaz e como mitigá-las.
Uma fase de renda vem logo após a fase de evento. A cada rodada, a quantidade de fonte, sua moeda do jogo, aumenta em dois, começando com cinco fontes na rodada um e chegando a onze na quatro. A fonte pode ser usada para comprar itens no mercado. O mercado contém hexágonos de paisagem terrestre que podem ser colocados no tabuleiro para modificar o terreno, bem como fichas que representam equipamentos de heróis, torres mercenárias, heróis mercenários e lacaios mercenários. Não vai querer gastar toda a sua fonte durante esta fase porque precisará dela para a fase de construção que acontece a seguir. Construir e atualizar torres, avançando sua fortaleza também requer fonte. Paisagismo não requer um custo de fonte, pois já foi pago durante a fase de mercado.

A fase mais importante pode ser a fase de preparação. Aqui escolhe as unidades colocadas no tabuleiro. Lacaios e heróis de facção precisam de pontos de comando para serem implantados, enquanto lacaios mercenários e seu herói inicial não precisam de nenhum. Esses pontos de comando aumentam a cada rodada, assim como a fonte na fase de renda, aumentando suas opções conforme joga. Então criará uma pilha que contém todas as unidades que implantará. Isso determina a ordem em que as unidades serão implantadas. Outra decisão importante é como agrupa os lacaios. Se agrupá-los, eles agem como uma única unidade, mas apenas o lacaio no topo determina qual movimento e habilidades são usados. Os heróis não podem ser agrupados com nenhuma outra unidade.
Todo esse planejamento e preparação finalmente compensam na fase de ataque, a essência do jogo. Embora haja algumas outras etapas envolvidas, principalmente se moverá, explorará pontos de referência e atacará. Durante o movimento, pode mover alguns de seus heróis primeiro, então todos os seus lacaios se movem e, então, quaisquer heróis restantes que ainda não se moveram podem se mover.
Heróis e lacaios são semelhantes, pois têm saúde, ataque, movimento e custo de ponto de comando. Eles também podem ter talentos especiais exclusivos, no entanto, diferem de maneiras significativas. Lacaios só podem se mover ao longo de um caminho em direção à base do oponente. Heróis podem se mover sobre outros terrenos e não são forçados a se mover diretamente em direção à base. Heróis também podem ter fichas de atualização que podem dar ataque ou defesa adicionais e podem ser promovidos para aumentarem suas estatísticas.

Depois de se moverem, as unidades podem explorar quaisquer marcos adjacentes. O jogador dá uma olhada na parte inferior da ficha e decide se deve colocá-la virada para cima ou para baixo. Alguns desses marcos são hostis e podem atrapalhar suas unidades no tabuleiro, mas derrotar o marco pode resultar em mais fonte para sua equipe. Precisa ter cuidado, pois alguns marcos têm um talento que exige que sejam colocados virados para cima assim que forem explorados. Isso pode deixar suas unidades abertas para ataque.

O final do turno de cada jogador é a fase de ataque. Os lacaios devem atacar se puderem, enquanto os heróis têm a opção de atacar. A estatística de ataque determina quanto dano causam, e as unidades atacadas retaliam na primeira vez que são atacadas. Derrotar um oponente pode resultar em ganhar fonte. Esta fase termina se todas as unidades forem implantadas e todos os lacaios da facção não estiverem em jogo. Caso contrário, a fase começa novamente com quaisquer elementos de início de turno entrando em vigor e quaisquer opções de construções limitadas usadas para construir ou atualizar torres.
Cloudspire tem muitas opções, mas em um jogo para dois jogadores vence conquistando o portão do seu oponente ou tendo o portão mais poderoso se ambos ainda estiverem de pé. Esta é provavelmente a melhor maneira de jogar, mas algumas outras opções estão disponíveis. Se três ou quatro pessoas jogarem em um mapa, vencer requer que todos os outros portões estejam destruídos ou que tenham o portão mais forte no final da quarta rodada. Se um portão cair, o jogador pode repará-lo para uma força de três no início da próxima rodada. Também pode jogar Cloudspire como um jogo cooperativo solo ou para dois jogadores. Cenários separados são incluídos para jogar outro modo, que é semelhante a um modo de horda ou ataque com os jogadores tentando sobreviver a ondas de inimigos.
Cloudspire inclui quatro facções diferentes, e cada uma parece única por causa dos talentos que cada uma das unidades pode ter. Esses talentos diferenciam cada facção e dão a elas suas próprias personalidades distintas. Os talentos incluem coisas como ser capaz de voar ou atacar unidades voadoras, invocar outras unidades, reduzir danos, curar danos, atacar com dano de respingo e ser capaz de promover outras unidades. Cada facção tem sua própria folha que explica o que cada talento faz.
Infelizmente, não há uma única folha de talentos na caixa com todos eles para que possa ver quais talentos seus inimigos que se aproximam têm.
Como pode esperar, Cloudspire não é um jogo curto. Ter facções dispostas em suas próprias bandejas ajuda no tempo de preparação, mas montar o tabuleiro e o mercado leva tempo. Se tem alguém que demora para tomar decisões, as fases de mercado e construção podem levar muito tempo para serem concluídas. Conforme as ondas avançam, obtém mais opções e mais fontes para fazer com o que deseja. Vai querer uma boa quantidade de tempo para jogar. A Chip Theory sugere executar as fases de construção, preparação e ataque simultaneamente para ajudar o jogo a avançar mais rápido. Só precisa ter cuidado na fase de ataque, quando heróis e lacaios podem se encontrar. A Chip Theory também sugere jogar três rodadas em vez de quatro para encurtar o jogo.
Se conhece outros produtos da Chip Theory Games, sabe que seus componentes são de primeira qualidade. O tabuleiro de neoprene funciona bem, e o fato de usarem hexágonos os torna únicos. Os chips (fichas) para as unidades têm um bom peso. A arte nesses chips é colorida em vez dos chips monocromáticos de
Too Many Bones, fazendo-os estourar. As pilhas de chips realmente dão ao jogo uma presença de mesa única. Todos os chips têm bandejas de armazenamento para colocá-los na caixa, mas também incluem organizadores de quartéis que podem ser usados para segurar os chips de herói, lacaio e torre da sua facção. Os chips de saúde são da mesma qualidade do plástico Too Many Bones, então não são tão pesados. Eles funcionam bem, mas a Chip Theory Games também vende chips de saúde atualizados. Isso significa que não é um jogo barato, e precisará obtê-lo em uma convenção de jogos ou diretamente deles pelo site.

Quanto mais joga Cloudspire, mais aproveitará. Pode sentir que não tem muito controle sobre os lacaios, mas a ordem e o agrupamento deles podem fazer uma grande diferença em quanto tempo sobreviverão. Você os faz se mover separadamente para tentar atacar mais inimigos ou os empilha para surpreender o oponente? Move seus heróis primeiro ou por último? Constrói uma torre em sua base ou tenta obter um local no caminho à frente de sua base? Quantas melhorias deve construir em sua torre e quais? Com as quatro facções incluídas jogando de forma muito diferente, o número de opções é vasto.
A Chip Theory Games não decepciona com Cloudspire. O jogo pode parecer avassalador no início, mas conforme joga, sentirá o ritmo das rodadas. Pode tentar planejar o melhor que puder, mas nunca sabe que tipo de bolas curvas encontrará no mapa e do seu oponente. Os pontos fortes da facção podem ajudar a orientar sua estratégia, mas precisará tentar lidar com as fraquezas deles também. Pode estar se perguntando "e se..." depois do seu jogo, mas isso geralmente é um sinal de que vai querer jogar novamente em breve. Se puder encontrar outras pessoas para jogar, será uma experiência satisfatória.
Pontuação: 9 (Excelente)
Prós:
- Muita rejogabilidade
- As facções jogam de forma diferente
- Ótima organização de caixas
- Pilhas de fichas aumentam a presença na mesa
- Componentes de alta qualidade
Contras:
- Pesado e caro
- Distribuição limitada
- Longo tempo de jogo
- Talentos podem tornar o jogo confuso
Por Keith Schleicher
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Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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