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  4. Um ano de OFICINA DE VARIANTES!

Um ano de OFICINA DE VARIANTES!

Zombicide: Gear Up
  • avatar
    Rimor07/12/24 07:00
    avatar
    Rimor
    07/12/24 07:00
    1232 mensagens MD

    Olá caros oficineiros! Vindo pra falar um pouco da jornada de 1 ano do canal! (Som de fogos de artifício ao fundo). Passou muuuuito rápido, começamos como uma dupla Eu, Rimor (Rafael Arruda) e o RaphaelGuri! Eu tenho o canal Batendo de Kina e o Rapha tem o Sociedade dos Boards. Numa bela postagem do Sociedade, sobre Zombicide Gear Up, trocamos ideias sobre formas diferentes de jogar e surgiu tanto uma campanha solo, como um novo canal, um novo projeto! Hoje já somos quase uma dezena de engajados na Oficina de Variantes, vulgo ODV.

    Então essa postagem é meramente comemorativa, para agradecer a quem acompanha!!! Aquele valeu, obrigado, “tamo junto” e todas as possíveis variantes desse agradecimento:D

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f085f_kqindx.jpg

    Não sei vocês, mas quando algo completa 1 ciclo, eu particularmente acabo pensando de onde veio e pra onde vai (acho que é comum né?). Com isso em mente, trago uma pergunta que remete a centralidade da Oficina de Variantes, e a devida resposta dos membros.

     
    "Qual sua motivação para criar novas regras e proporcionar novas entregas e novas experiências nos jogos?" 

    “Minha motivação é que cada um tem direito de brincar com seus brinquedos da forma que quiser. (Renan Rondon)

     
    "Nada está suficientemente desafiador, sempre dá pra colocar uma pitada de loucura a mais!" (Lucas Ponciano)
     
    “Pra mim criar é tão divertido quanto jogar. Seja cozinhar minhas próprias misturas, seja mudar o molho :) de pratos já existentes. Novos modos de jogo, possibilidade de jogar solo onde não havia, simplificação de um automa complicado e por aí vai. Seguimos afiando as ferramentas da oficina de variantes!” (Rafael Arruda)

    “Minha motivação de criar conteúdo customizado é uma mistura de vontade de expandir/explorar mais o jogo e uma sede de criar coisas novas. Isso vem desde a infância na década de 80, quando adicionava mais tipos de tropas ao War ou notinhas de dólar ao Banco Imobiliário”. (Fernando Prado)
     
    "O que me motiva é ter mais tempo debruçado sobre aquela obra em questão. É me dedicar para algo além do mero jogar, é o analisar mais a fundo, o esmiuçar possibilidades e o entender mecanismos. “
    Acredito que quando me dou ao trabalho de dispor de minhas horas (que são limitadas) para fazer algo a mais para algum jogo, é uma forma de homenagear a obra, pois convenhamos, um jogo que entendo como sendo definitivamente ruim, não acho que merece meu tempo para ser consertado, afinal, se nem o gamedesigner original conseguiu, quem sou eu?". (Raphael Gurian)
     
    “Eu gosto de explorar os jogos em camadas mais profundas. Entender as mecânicas e nuances que o designer colocou por trás da arte”.
    “Olhando por outro ângulo, trazer também facilidade ou opções de jogatina mais parecidas com um player (ou não), pra quem joga somente em sua companhia”.
    “Aproveitar o hobby enquanto me divirto com o mesmo”. (Victor Pazette)
     
    “Até hoje criei somente uma variante para jogos. Nessa oportunidade, foi para um jogo que não tinha opção solo, tratava-se do Sonhando com Alice, um jogo que gosto demais. Porém, ultimamente tem sido difícil conseguir encontrar pessoas para rejogar alguns dos jogos. Então, foi a partir da criação de uma variante solo que pude jogar esse jogo sem a necessidade de precisar de outras pessoas. Comecei a considerar fazer variantes solos, ou ir atrás de variantes solos já existentes, para outros jogos.
    Tenho algumas ideias de variantes para outros jogos, que ainda não foram implementadas, e seriam mudanças para tentar lidar com algum aspecto do jogo que não me agrada, ainda que esse seja sólido. Por exemplo, a mecânica de controle de área nunca me agradou, então estou considerando propor uma variante para um determinado jogo substituindo essa mecânica por outra, mas utilizando os componentes e a ideia central do jogo. Logo, minha maior motivação é de ter mais contato com um jogo que, sem as variantes, eu não conseguiria tanto”. (Renan Marcel)
     
    “Eu gosto de analisar os jogos e vivo fazendo engenharia reversa na minha cabeça: porque esse jogo tem essa regra assim e não assado”?
    “Automaticamente isso me leva a querer experimentar, igual quando eu era criança e brincava de Lego: e se eu montar desse outro jeito, será que fica bom”?
    “Ou seja, o que me motiva é a curiosidade e a criatividade. Afinal, se o jogo é meu, eu jogo como eu quiser”. (Frank Hiromi)



    Então é isso oficineiros! Encerramos destacando que teve material com o aval da editora (coatl) e 2 grandes projetos, sendo os modos solo do white castle e a campanha do sprawlopolis, mas cada projeto menor ou maior, foi feito com muito empenho e carinho. Também tivemos textos sempre propondo reflexões interessantes. Se ficou curioso, clica aqui que vai direto pro painel das postagens. Seguimos no nosso espírito de iniciativa ousada, porém divertida, sempre motivados por um bem em comum: a criação de módulos, regras, alterações, traduções, adaptações, retematizações e todo tipo de conteúdo extra de jogos de tabuleiro modernos feitos por fãs. Vai haver ao menos uma última postagem pra fechar dezembro (POSTAGEM ESPECIAL, AGUARDEM) mas podemos dizer de agora, direto da prancheta e da bancada da oficina: Que venha 2025 e todas as variantes que iremos produzir!!! 8-) 






    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3911b_kqindx.jpg


    EXTRA:
    Não iríamos comemorar sem fazer o que fazemos de melhor: Postar uma variante. Abrimos os trabalhos 1 ano atrás, postando uma campanha solo pro zombicide gear up. Pra comemorar esse aniversário, nada melhor do que mais uma variante, dessa vez o modo horda para 1 a 6 jogadores. Arquivo disponível aqui. Caso queira conhecer/relembrar a campanha solo pro Gear up, pode ser encontrada aqui, e vou dar spoiler: Envelheceu bem em 1 ano. 

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    Comentários:

  • mjdrago
    135 mensagens MD
    avatar
    mjdrago07/12/24 07:46
    mjdrago » 07/12/24 07:46

    Parabéns ao canal. Os modo solo que vocês postam são excelentes!

    3
  • rafapaz
    592 mensagens MD
    avatar
    rafapaz07/12/24 07:59
    rafapaz » 07/12/24 07:59

    Muito legal a Oficina.

    Eu evito ao máximo fazer variante - afinal, o designer trabalhou duro para chegar naquelas regras ali. Então pra eu achar que preciso mudar algo, tenho que jogar no mínimo 10 partidas pra me certificar da real necessidade.

    Normalmente não mudo regras, mudo apenas setup ou gatilho de fim de partida, para não "quebrar" nada no jogo. Catan, Carcassone, Brazil, Terra Nova, Pandemic e Tigris e Euphrates são alguns que eu mudo uma "coisinha de nada" (no setup ou gatilho de fim de jogo) e o jogo melhora absurdamente, pelo menos para nós aqui em casa, rsrs. Quando alguém aqui não gosta, descarto a ideia imediatamente.

    Já no Star Wars Rebellion fiz uma variante maior para reduzir o tempo de partida para 90 minutos. Neste caso eu só tinha duas opções: variante ou vender o jogo por não ver mesa (5h de partida é fora da minha realidade). Resolvi fazer a variante e achamos legal por aqui, mas gostaria de mais opiniões e/ou melhorias da comunidade, mas sem perder o objetivo: partida deve durar 90 minutos no máximo.
    Se vocês puderem testar e dar sugestões, ela está na seção de arquivos (variante "Ação estantânea").

    Por fim, fazer modo solo já é diferente e nem considero isso uma "variante". Criar autôma é uma tarefa bem mais complexa, na minha opinião. Mas é algo que fico sempre matutando tbm quando o jogo não tem um oficial. To bolando um aqui para o Port Royal, mas ainda não finalizei.

    Abraços e sucesso nos projetos!!

    2
  • Rimor
    1232 mensagens MD
    avatar
    Rimor07/12/24 21:32
    Rimor » 07/12/24 21:32

    mjdrago::Parabéns ao canal. Os modo solo que vocês postam são excelentes!

    Falando a % no aleatório acho que 70% do que a gente posta vai pro lado "solo" da força! Mas não deixe de ver nossos outros materiais que são modos de jogo diferentes pro multiplayer e coisas do tipo 8-) VALEU!

    0
  • Rimor
    1232 mensagens MD
    avatar
    Rimor07/12/24 21:43
    Rimor » 07/12/24 21:43

    rafapaz::Muito legal a Oficina.

    Eu evito ao máximo fazer variante - afinal, o designer trabalhou duro para chegar naquelas regras ali. Então pra eu achar que preciso mudar algo, tenho que jogar no mínimo 10 partidas pra me certificar da real necessidade.

    Normalmente não mudo regras, mudo apenas setup ou gatilho de fim de partida, para não "quebrar" nada no jogo. Catan, Carcassone, Brazil, Terra Nova, Pandemic e Tigris e Euphrates são alguns que eu mudo uma "coisinha de nada" (no setup ou gatilho de fim de jogo) e o jogo melhora absurdamente, pelo menos para nós aqui em casa, rsrs. Quando alguém aqui não gosta, descarto a ideia imediatamente.

    Já no Star Wars Rebellion fiz uma variante maior para reduzir o tempo de partida para 90 minutos. Neste caso eu só tinha duas opções: variante ou vender o jogo por não ver mesa (5h de partida é fora da minha realidade). Resolvi fazer a variante e achamos legal por aqui, mas gostaria de mais opiniões e/ou melhorias da comunidade, mas sem perder o objetivo: partida deve durar 90 minutos no máximo.
    Se vocês puderem testar e dar sugestões, ela está na seção de arquivos (variante "Ação estantânea").

    Por fim, fazer modo solo já é diferente e nem considero isso uma "variante". Criar autôma é uma tarefa bem mais complexa, na minha opinião. Mas é algo que fico sempre matutando tbm quando o jogo não tem um oficial. To bolando um aqui para o Port Royal, mas ainda não finalizei.

    Abraços e sucesso nos projetos!!

    Obrigado!
    ah, pode ter certeza de que de forma silenciosa, fazemos uma curadoria bacana no jogo antes de mudar quaisquer regras, ao menos 1 ou 2 dezenas de partidas (quando possível mais, bem mais). :D

    Isso que vc fala de algo no setup ou de ativação de fim de partida, é modificação sensível, mas tb são ou podem ser vistas como variantes legais. Viva as house rules menores, elas tem seu espaço também, lógico.

    No exemplo em que vc fala sobre variante atuar pegando um jogo "fora da realidade" em termos de duração muito acentuada, e trazendo pra realidade do curto/médio (que pelo que vc disse seria o teu "normal") não é muito diferente do que acontece no solo. Antes, um determinado jogo não abarcava a opção de jogar sozinho, portanto tava fora da realidade do solo player, então a variante solo vai se encarregar de possibilitar a presença do jogo na mesa, na "realidade" desse jogador.

    Eu já fui "purista", no mesmo princípio que vc cita, de que o autor já teve todo um parto pra deixar as regras do jogo como elas são,  aos poucos fui desenvolvendo o prazer e o entendimento que o que eu não gostava na verdade, era de house rules tiradas do bolso, meio que aleatórias. Com a devida estruturação elaborativa, ver os jogos rodando de forma diferenciada pode ser tão bom quanto (ou passa muito perto) de jogar uma expansão, daquelas modulares, que vc decide ligar 1 ou 2 módulos, ou todos sabe? Ao menos pra mim, e pros oficineiros de plantão.

    Valeu, comentários detalhados como o teu são boa parte da motivação pra voltar na postagem e interagir! E vamo de finalzinho de 2024 e vamo de 2025!!!

    PS: se publicar teu modo solo de port royal, dá os toques, pode sair coisa muito boa daí! Fico na torcida pra que vc finalize e poste!

    2
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