Não sei vocês, mas quando algo completa 1 ciclo, eu particularmente acabo pensando de onde veio e pra onde vai (acho que é comum né?). Com isso em mente, trago uma pergunta que remete a centralidade da Oficina de Variantes, e a devida resposta dos membros.
“Minha motivação é que cada um tem direito de brincar com seus brinquedos da forma que quiser. (Renan Rondon)
"Nada está suficientemente desafiador, sempre dá pra colocar uma pitada de loucura a mais!"
(Lucas Ponciano)
“Pra mim criar é tão divertido quanto jogar. Seja cozinhar minhas próprias misturas, seja mudar o molho

de pratos já existentes. Novos modos de jogo, possibilidade de jogar solo onde não havia, simplificação de um automa complicado e por aí vai. Seguimos afiando as ferramentas da oficina de variantes!”
(Rafael Arruda)
“Minha motivação de criar conteúdo customizado é uma mistura de vontade de expandir/explorar mais o jogo e uma sede de criar coisas novas. Isso vem desde a infância na década de 80, quando adicionava mais tipos de tropas ao War ou notinhas de dólar ao Banco Imobiliário”.
(Fernando Prado)
"O que me motiva é ter mais tempo debruçado sobre aquela obra em questão. É me dedicar para algo além do mero jogar, é o analisar mais a fundo, o esmiuçar possibilidades e o entender mecanismos. “
Acredito que quando me dou ao trabalho de dispor de minhas horas (que são limitadas) para fazer algo a mais para algum jogo, é uma forma de homenagear a obra, pois convenhamos, um jogo que entendo como sendo definitivamente ruim, não acho que merece meu tempo para ser consertado, afinal, se nem o gamedesigner original conseguiu, quem sou eu?".
(Raphael Gurian)
“Eu gosto de explorar os jogos em camadas mais profundas. Entender as mecânicas e nuances que o designer colocou por trás da arte”.
“Olhando por outro ângulo, trazer também facilidade ou opções de jogatina mais parecidas com um player (ou não), pra quem joga somente em sua companhia”.
“Aproveitar o hobby enquanto me divirto com o mesmo”.
(Victor Pazette)
“Até hoje criei somente uma variante para jogos. Nessa oportunidade, foi para um jogo que não tinha opção solo, tratava-se do Sonhando com Alice, um jogo que gosto demais. Porém, ultimamente tem sido difícil conseguir encontrar pessoas para rejogar alguns dos jogos. Então, foi a partir da criação de uma variante solo que pude jogar esse jogo sem a necessidade de precisar de outras pessoas. Comecei a considerar fazer variantes solos, ou ir atrás de variantes solos já existentes, para outros jogos.
Tenho algumas ideias de variantes para outros jogos, que ainda não foram implementadas, e seriam mudanças para tentar lidar com algum aspecto do jogo que não me agrada, ainda que esse seja sólido. Por exemplo, a mecânica de controle de área nunca me agradou, então estou considerando propor uma variante para um determinado jogo substituindo essa mecânica por outra, mas utilizando os componentes e a ideia central do jogo. Logo, minha maior motivação é de ter mais contato com um jogo que, sem as variantes, eu não conseguiria tanto”.
(Renan Marcel)
“Eu gosto de analisar os jogos e vivo fazendo engenharia reversa na minha cabeça: porque esse jogo tem essa regra assim e não assado”?
“Automaticamente isso me leva a querer experimentar, igual quando eu era criança e brincava de Lego: e se eu montar desse outro jeito, será que fica bom”?
“Ou seja, o que me motiva é a curiosidade e a criatividade. Afinal, se o jogo é meu, eu jogo como eu quiser”. (Frank Hiromi)
Então é isso oficineiros! Encerramos destacando que teve material com o aval da editora (coatl) e 2 grandes projetos, sendo os modos solo do white castle e a campanha do sprawlopolis, mas cada projeto menor ou maior, foi feito com muito empenho e carinho. Também tivemos textos sempre propondo reflexões interessantes. Se ficou curioso, clica
aqui que vai direto pro painel das postagens. Seguimos no nosso espírito de iniciativa ousada, porém divertida, sempre motivados
por um bem em comum: a criação de módulos, regras, alterações, traduções, adaptações, retematizações e todo tipo de conteúdo extra de jogos de tabuleiro modernos feitos por fãs. Vai haver ao menos uma última postagem pra fechar dezembro (POSTAGEM ESPECIAL, AGUARDEM) mas podemos dizer de agora, direto da prancheta e da bancada da oficina: Que venha 2025 e todas as variantes que iremos produzir!!!
EXTRA:
Não iríamos comemorar sem fazer o que fazemos de melhor: Postar uma variante. Abrimos os trabalhos 1 ano atrás, postando uma campanha solo pro zombicide gear up. Pra comemorar esse aniversário, nada melhor do que mais uma variante, dessa vez o modo horda para 1 a 6 jogadores. Arquivo disponível
aqui. Caso queira conhecer/relembrar a campanha solo pro Gear up, pode ser encontrada
aqui, e vou dar spoiler: Envelheceu bem em 1 ano.