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  4. Boop. e a importância da estética para vender jogos

Boop. e a importância da estética para vender jogos

Boop.
  • avatar
    RaphaelGuri02/09/24 12:00
    avatar
    RaphaelGuri
    02/09/24 12:00
    1417 mensagens MD

    Texto por Renan Rondon (Rhapsody)



    boop.
    e a importância da estética para vender jogos


    Quem nunca comprou um jogo de tabuleiro simplesmente pela estética? Se você nunca fez isso,parabéns, mas com certeza a estética já foi responsável por atrair seu interesse para o jogo. Pode ser que você tenha lido as regras e não gostado, pode ser que você veja um vídeo e não tenha gostado, pode ser até que você precise jogar o jogo para não gostar. Acontece que uma imensa maioria dos compradores acaba parando na estética, e se isso satisfazer, já é o suficiente para que a compra seja efetuada. E toda a vez que eu disser estética, entenda que estou me referindo tanto ao tema quanto à beleza do jogo em si: caixas, manuais, componentes, apresentação geral. Ou seja, nada que seja relacionado à jogabilidade ou a mecânica do jogo.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6614d_93q63n.jpg

    (Flamecraft, gerou diversas críticas negativas, mas tem componentes maravilhosos. Esgotado no Brasil por qual motivo?)


    Eu já pequei uma vez na vida e fiz exatamente isso quando trouxeram o Calico para o Brasil. Eu e minha esposa adoramos gatos, e a arte da caixa foi suficiente para nos fazer olhar na loja e levar pra casa. Olhei no verso da caixa e vi que era um jogo abstrato, como gostamos de jogos abstratos eu achei que não tinha erro, levei sem nem saber como era o jogo.

    Os deuses felinos resolveram nos abençoar e tivemos sorte, e o jogo é um dos favoritos aqui em casa, mesmo tendo sua parcela enorme de pessoas que não se dão bem com ele, pois é um jogo extremamente punitivo, onde cada peça que você posiciona vai te dar pontos mas vai tirar uma quantidade muito maior de pontos que você poderia fazer.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b03ca_93q63n.jpg
    (Calico com sua bela caixa, e seus componentes de jogo que nada tem a ver com ela.)

    Eis que no meio de 2024 chega ao Brasil o jogo boop. e o tema nos captura novamente a atenção. Caixa linda? Check. Componentes lindos? Check. Jogo abstrato? Check. Não tem como dar errado... mas sejamos mais cautelosos desta vez.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/90514_93q63n.jpg

    (Vários gatinhos empurrando um ao outro de cima da cama.)




    Parei pra ler as regras. 30 minutos depois eu soltei um “É só isso?”. O jogo deve ser genial no gameplay, bem como quando vemos as regras do Azul ou do Hive e só entendemos como o jogo é bom depois de jogar. Com componentes e regras absurdamente simples, eu tinha que fazer uma versão caseira para testá-lo antes.

     https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5b5f6_93q63n.jpeg
    (Minha versão caseira do boop.)



    Eu poderia ter usado papel e caneta pra fazer o tabuleiro, mas preferi usar um grid de batalha riscável. Eu poderia ter usado tampinhas, feijões ou qualquer outra coisa pra substituir os gatos, mas resolvi usar meeples pequenos e meeples grandes. Peguei os trabalhadores do Dinosaur World e os sacerdotes do Terra Mystica.
    Então o tema do jogo mudou, ao invés de gatos pulando no colchão e jogando os outros pra fora, são grandes magos que são invocados no meio do campo de batalha, empurrando tudo o que estiver perto com sua magia.
    Jogamos uma, duas, três, quatro e talvez até cinco vezes, bom de jogo rápido é isso. Ao final tivemos sentimentos mistos: o jogo não é ruim, longe disso, mas é simples demais. Faltava alguma coisa. Tiramos a conclusão que não valeria a pena ter na coleção, pelo menos não pelo valor que estão pedindo. A gente não ia tirar ele da estante pra jogar.

    Fui pesquisar mais a fundo e descobri que o boop. era uma reimplementação de um jogo de pouco sucesso chamado Gekitai. Basicamente adaptaram as regras para se encaixar no tema, fizeram excelentes componentes e um marketing agressivo. Sucesso.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/463ae_93q63n.jpg
    (Gekitai com toda a sua simplicidade. Minha versão caseira ficou mais bonita?)


    Pesquisando mais a fundo, os caras do boop. não pararam por aí, já emendaram o BOOoop. que tem outros componentes bonitos e uma mecânica de parede, e estão prestes a lançar o boop the halls! que tem mais componentes bonitos e mais camadas de altura em relação ao original. Se são melhores que o original, não sei, pode ser que tenham regras que transformem o jogo da água pro vinho, basicamente o que aconteceu entre o jogo da velha e o Nhac Nhac. Não estou muito animado para testar as outras versões.

    No final me deparei com algumas perguntas que gostaria de compartilhar com vocês. Vamos levar a discussão aos comentários.

     
     
    1. Se eu tivesse jogado o jogo original ao invés da versão caseira, teria gostado mais? E você?

    2. O quão importante é a arte ou beleza dos componentes na hora de jogar algo?

    3. Para vocês, qual se vende melhor? Jogos lindos e ruins ou jogos horrorosos mas ótimos?


    Um Texto de
    Renan Rondon
    2024


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5236a_93q63n.png

    Oficina de Variantes
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    Comentários:

  • dejogoemjogo
    204 mensagens MD
    avatar
    dejogoemjogo02/09/24 16:44
    dejogoemjogo » 02/09/24 16:44

    Dentre 2 jogos iguais, o mais bonito vê mais mesa :P 

    Agora, estética é importante demais para BG! E parabéns a editora por ter colocado um tema de gatinhos no jogo e ter chamado mais atenção, o packaging bem feito é o trabalho de uma boa editora!

    3
  • clebercastilho
    1046 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho02/09/24 18:50
    clebercastilho » 02/09/24 18:50

    A arte bem feita, componentes bem produzidos, aumentam muito a visibilidade de um jogo (de qualquer produto na verdade).

    E sim, já comprei jogo pela arte: Brew

    Ainda bem que acabou dando certo por aqui!

    4
  • igorknop
    971 mensagens MD
    avatar
    igorknop02/09/24 20:31
    igorknop » 02/09/24 20:31

    Eu acho que é muito difícil disassociar a parte física da etérea em jogos de tabuleiro. São duas carpas que nadam juntas e compõem a experiência final.


    5
  • igorknop
    971 mensagens MD
    avatar
    igorknop02/09/24 20:32
    igorknop » 02/09/24 20:32

    clebercastilho::(...)
    E sim, já comprei jogo pela arte: Brew

    Ainda bem que acabou dando certo por aqui!

    Idem aqui: ? Brew e minha filha foi completamente fisgada pela estética.

    4
  • Paxomo
    6 mensagens MD
    avatar
    Paxomo03/09/24 11:14
    Paxomo » 03/09/24 11:14

    legal o tópico!

    3
  • Rhapsody
    1830 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody03/09/24 12:49
    Rhapsody » 03/09/24 12:49

    clebercastilho::A arte bem feita, componentes bem produzidos, aumentam muito a visibilidade de um jogo (de qualquer produto na verdade).

    E sim, já comprei jogo pela arte: Brew

    Ainda bem que acabou dando certo por aqui!

    Rapaz, depois da última GSP o que eu vi de gente falando que vai comprar o Coffee Rush sem nunca ter visto as regras não tá no gibi (ou no tabuleiro).

    3
  • fantafanta
    567 mensagens MD
    avatar
    fantafanta04/09/24 09:30
    fantafanta » 04/09/24 09:30

    Boa reflexão!
    A estética não diz respeito apenas a qualidade e beleza dos componentes. Ela também busca compreender como se dá a relação sinestésica entre os seres humanos e o mundo em que vivem. E sua principal função seria, talvez, refletir criticamente sobre a arte, a produção material humana.
    Eu digo isso pois já comprei jogos pela sua beleza, mas isso não necessariamente se refletiu em boas experiências. Às vezes a beleza não está na sua aparência, mas sim na harmonia, fluidez e sinergia de suas mecânicas.
    Também acho que o feio, enquanto antítese do belo, tem tanto valor quanto. É intrigante e desafiador tentar compreender como alguns jogos "feios" conseguem capturar nossa atenção e quebrar as nossas expectativas. 
    Gosto de entender o belo como aquilo que está de acordo com uma norma ou dentro de uma certa expectativa social, pois muitas vezes a norma em si pode ser controversa e aquilo que está fora da normatividade tende a ser até mais agradável. Se você assumir que apenas há valor no que é belo, as coisas acabam ficando muito monótonas, entediantes...
    Sobre o Boop, com certeza é bem bonitinho e apelativo. Especialmente  para quem gosta de gatos, assim como eu. Fui ler as regras e achei simples demais. É como você falou, às vezes, jogando, ele pode se revelar muito divertido! Mas eu duvido. rs 
    Se lendo as regras, um jogo não me chama a atenção, é batata. É quase certo que não vou gostar.
    Se eu tivesse jogado o jogo original antes, talvez tivesse curtido mais a proposta. Mas assim como tantos outros jogos abstratos que já joguei, esse seria apenas mais um a cair no esquecimento.
    Para mim, paradoxalmente, o jogo ser bonito é fundamental, mas não me privo de jogar qualquer coisa por achá-la feia. Como eu tentei dizer antes, a beleza não está somente naquilo que enxergamos.
    Acho que os jogos "bonitos", mas ordinários, tendem a vender mais que os jogos "horrorosos", mas instigantes, por uma simples questão prática. O primeiro contato que temos com o produto geralmente é visual. Então se esse estímulo for assertivo, em termos de comunicação, desperta o nosso interesse. Já analisar e constatar que o jogo não é "bom", que não é pra você, envolve muito mais tempo, disposição, repertório e capacidade de articulação. Ou seja, toma muito mais energia da gente.
    Eu não sei bem como reverter esse ciclo, mas na sociedade de consumo é preciso pagar pra ver, arriscar para só então ratificar a sua compra... ou não.

    2
  • marcelobrito
    115 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito04/09/24 09:49
    marcelobrito » 04/09/24 09:49

    As vezes a gente se esquece que jogos de tabuleiros são a estética. Eles são chamados jogos lúdicos por um motivo.

    A mecânica é a amarração da estética para o jogo trazer diversão.

    Sim, alguns levam mais em consideração a mecânica que a estética. Mas essa não é a origem do hobbie.

    Eu tenho uma teoria que Euros perdem para os Ameritrash em popularidade justamente por causa disso, mesmo sendo, como jogo, melhores.

    2
  • Antonio Ernande
    334 mensagens MD
    avatar
    Antonio Ernande04/09/24 12:11
    Antonio Ernande » 04/09/24 12:11

    1. Se eu tivesse jogado o jogo original ao invés da versão caseira, teria gostado mais? E você?
    R: Eu acho que vc teria gostado mais, pq a arte também faz parte da experiência lúdica de jogar o jogo... ver "gatinhos" é muito mais legal do q olher meeples né rsrs 

    2. O quão importante é a arte ou beleza dos componentes na hora de jogar algo?

    R: eu acho que é relativo, pq vai depender da mecânica e da utilização dos componentes nos jogos... pq quando se fala em "jogar algo", estou entendendo no sentido literal de jogar o jogo, mecanicamente falando, pegando as peças, movendo-as, etc., não da "experiência" completa do jogo. Daí ter bons componentes pode influenciar, tipo o famoso exemplo do tabuleiro individual do Terraforming Mars, que é um simples papelão que se vc esbarrar, já era kkk 

    3. Para vocês, qual se vende melhor? Jogos lindos e ruins ou jogos horrorosos mas ótimos?

    R: Acho que é uma curva... no hype, a curto prazo, lógico que o jogo lindo vai atrair mais olhares, mas o "farsante" será desmascarado em breve rsrs ... e sob o crivo do tempo, só os ótimos permanecerão (#joguemaisRACE rsrs).  

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