Bora falar sobre Tiny Epic Vikings, jogo trazido para o Brasil pela Galápagos.
Tiny Epic Vikings é um jogo de complexidade média para baixa (2.77/5.00 no BGG), para 1 a 4 jogadores e com partidas que duram, em média, 45 a 60 minutos - aqui, em 2 jogadores, têm durado 60 minutos.
Nele, os jogadores lideraram um clã viking por 3 eras em busca de glória. Para isso, navegam, invadem vilas e batalham.
O jogo é simples, tem 3 rodadas e cada rodada tem um número de turnos, sendo 4, 5 e 6 turnos, na primeira, segunda e terceira rodada, respectivamente.
Cada rodada tem 3 fases:
Primeiro, um draft.
Depois, a fase ações:
- Resolver uma batalha, caso você tenha iniciado uma no turno anterior.
- São várias ações, entre elas você movimenta seu barco, constroi novos barcos ou templos, invade vilas, ganha recursos etc. Tudo em busca de conquistar mais ilhas e runas.
- Baixar uma carta, fazendo suas ações ou iniciando uma batalha.
- Limpeza
No fim de 3 rodadas, vence quem tiver mais pontos.
Se você tiver interesse em ver um pouco mais sobre as regras e nossa opinião, temos um vídeo no Youtube, é só clicar aqui.
Voltando:
o jogo é simples e, diferente do Tiny Epic Crimes, quando eu li o manual não tive dificuldade de entender. Achei o jogo bem tranquilo e ao jogar se tornou mais tranquilo ainda.
Arte e componentes: a arte é bem legal. Eu achei que poderia ser boba, que por ser “tiny” os vikings seriam toscos, mas são até que bem “agressivos” nas artes. Quanto aos componentes, se você já jogou um Tiny Epic sabe como é, caixinha pequena e muita coisa dentro! Aqui, diferente de outros que já joguei, o tabuleiro é um tabuleiro e não cartas. As pecinhas são super boas, como sempre. E não tive o mesmo problema de cartas tortas como no Crimes.
E o que achamos do jogo?
Nós tínhamos mais interesse no Tiny Epic Crimes do que no Vikings. Achamos que o Vikings poderia não funcionar bem em 2 jogadores, assim como achamos que o Pirates não funcionou. Logo que chegou, tivemos mais vontade de jogar Vikings que o Crimes.
Jogamos e gostamos bastante! Por mais que tenha controle de área no jogo (isso sempre me deixa com pé atrás em 2 jogadores), funcionou muito bem e olha que jogamos meio que no fair play, mas se for pra ser mais agressivo, funciona também.
O jogo é bem simples, é super fluído, gostei bastante de poder usar as cartas de 2 formas (baixando viradas para cima como ações e podendo fazer 2 ações se você já tem as runas necessárias ou viradas para baixo para começar uma batalha. Os outros jogadores podem decidir participar ou não da batalha e se não participarem, pode ser até mais difícil de ganhar).
Também é legal que perder uma batalha não é necessariamente ruim, já que você vai para Valhalla e pode executar o poder de um dos deuses.
Obs.: temos a expansão Ragnarok, mas ainda não jogamos. Li o manual e parece bem interessante, com a inclusão de gigantes para serem derrotados e valquírias para ajudar.
Resumindo: curtimos bastante o jogo, mais do que esperávamos e mais do que o Crimes. É simples e gostosinho de jogar, dá pra ter treta ou não e ainda funciona bem em 2 jogadores. Tenho vontade de jogar de novo e tenho vontade de conhecer a expansão.
Recomendo olhar com mais carinho e ver nosso vídeo lá no
Youtube.
Já jogou
Tiny Epic Vikings? Conta aí o que você achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram,
TikTok ou
YouTube para mais conteúdos!
@ticket.toboard.