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Designers criam, desenvolvedores refinam, testadores testam, editores publicam, então jogadores... jogam e erram as regras. Abençoem-nos. Bem, em minha defesa, ensinar
Caution Signs da Wacky Wizard's como um jogo de abertura numa noite do jogos apenas dois minutos após abrir a caixa era algo que provavelmente levasse a um erro, mesmo com um conjunto de regras muito simples. Mas, acabou sendo uma coisa boa. Deixe-me explicar...
O discurso de descrição de
Caution Signs poderia muito bem ser '
So Clover! com desenhos' - embora seja competitivo em vez de cooperativo como o excelente jogo de associação de palavras de 2021 da Repos Production, o princípio de reconstruir pistas derivadas de pares de palavras é muito semelhante. Aqui, cada jogador, exceto um - o Adivinhador - recebe um Adjetivo e um Substantivo e tem 20 segundos para desenhar essa combinação em um quadro branco temático: um Pégaso Afogado, um Porco Amigável, um Cabeleireiro Confuso e assim por diante.
O Adivinhador então tem que reconstruir as combinações Adjetivo/Substantivo: é um Porco ou um Pégaso? Esse é definitivamente um Cabeleireiro, mas eles são Amigáveis ou Confusos? Essas são a carne e as batatas do jogo e funciona muito bem: os Artistas se preocupam que sua combinação pode não ser escolhida, o Adivinhador tenta acertar todas, e não há nada a ganhar para alguém que não faça o seu melhor.
A pontuação exige um pouco de esforço para ser compreendida...
3 pontos para o Artista, se ambos os elementos forem adivinhados corretamente
2 pontos para o Adivinhador, se adivinhar os dois desenhos
1 ponto para o Artista, se apenas um elemento for adivinhado
0 pontos para o Adivinhador, se um ou nenhum elemento for adivinhado
0 pontos para o Artista, se nenhum elemento for adivinhado
Jogue uma rodada por jogador com cinco ou mais jogadores, ou duas rodadas se houver menos; some as pontuações e encontre o vencedor.
Então, onde foi que errei? Bem, jogadores experientes de So Clover! provavelmente já devem ter adivinhado: não adicionei nenhuma palavra de pista falsa. Depois de algumas rodadas de pessoas acertando todas as palavras, nós pensamos coletivamente, 'Isso seria muito melhor com palavras falsas adicionadas à mistura' : uma rápida verificação no livro de regras e lá estava... adicione duas de cada. Agora, o jogo era mais desafiador e muito mais divertido.
Na verdade, tentamos outra coisa também: alguns jogadores reclamaram que 20 segundos era muito pouco para que seu Da Vinci interior brilhasse. Aumentei meu cronômetro para 30 segundos e, novamente, todas as pistas foram acertadas, em vez de haver espaço para uma confusão divertida. O cronômetro foi rapidamente redefinido de volta para 20 segundos.
Caution Signs é um jogo festivo divertido, especialmente para pessoas que não se cansaram de So Clover! e não se importam que suas habilidades artísticas, muitas vezes escassas, sejam deliberadamente testadas. Ei, pelo menos não são apenas seis segundos por desenho como
Sixty Seconds. Todos que jogaram o jogo gostaram, ganhando ou perdendo, o que é um excelente sinal para um jogo festivo.
Tenho algumas queixas, no entanto, principalmente com a produção: as cartas são muito frágeis, muito estranhas no formato - as restrições de combinar o formato da carta com o quadro branco tornam as cartas triangulares difíceis de embaralhar e classificar - e, pior de tudo, em pouca quantidade. Alguns jogos com contagens altas de jogadores te farão repassar pelos baralhos; sim, as combinações que surgirem serão um pouco diferentes na próxima vez, mas com muito mais cartas ainda seriam muito melhores.
Em termos de palavras, em cinco partidas, foi muito, muito raro que o Substantivo não fosse adivinhado - um jogador não sabia o que era um Pégaso, um não conseguia lembrar como era a parte de trás de uma Foca, e outro confundiu um Porco com um Cachorro, e foi isso - o que significa que 99% do jogo está nos Adjetivos. Aqui, também, a má sorte pode arruinar um Adivinhador: não é difícil diferenciar Derretido de Minúsculo e de Rápido; muito mais difícil distinguir Estiloso de Moderno e de Nobre... se eles aparecem assim, é um jogo de sorte. Por fim, a pontuação não intuitiva é fácil de bagunçar e pode levar a muita contagem, especialmente em altos números de jogadores.

Então, inadvertidamente, fizemos nosso próprio desenvolvimento e teste em Caution Signs e acabamos chegando bem onde os designers Scott Brady e Danielle Reynolds pretendiam que estivéssemos. A engenharia reversa do processo de design mostrou o quão certas as variáveis do jogo são para criar um equilíbrio envolvente de diversão, criatividade e desafio. O único cuidado que tenho sobre o jogo é o pequeno número de cartas; fora isso, todos os Sinais indicam que todos se divertiram muito.
(Análise por David Fox)
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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