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O Inconsciente: Promessa de um Clássico Moderno

O Inconsciente
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    Ludopedia25/11/24 08:00
    avatar
    Ludopedia
    25/11/24 08:00
    2504 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/820b0_tlvrgc.png


    Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3386431/initial-impressions-of-unconscious-mind-after-1-12

    Vou começar com uma declaração geral: entrei neste jogo com expectativas extremamente altas. Sou alguém que dá muito peso ao tema ao considerar quais jogos comprar e Kickstarters apoiar, e quando vi esta campanha ir ao ar, não hesitei em dar um all-in. Joguei o lançamento anterior da Fantasia Games, Endless Winter: Paleoamericans, então a editora me é um tanto familiar. No entanto, embora tenha visto algumas coisas boas naquele jogo, ele não permaneceu na minha coleção porque o vi como um amálgama áspero de muitos mecanismos díspares que não conseguiram manter a coesão com o tema. No final de cada partida, parecia que tinha simplesmente feito muitas coisas só por fazê-las, e tive pouca vontade de investigar estratégias adicionais ou introduzir o caos adicional que as expansões trouxeram. Mas a promessa estava lá.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dab04_tlvrgc.jpg


    Recebi minha cópia do jogo uma sexta-feira à tarde, e a maior parte da noite foi gasta em classificação e organização. Como esperado, a qualidade da produção deste jogo está exatamente como deveria, considerando a reputação da editora e a inegável alta qualidade da versão de varejo de seu lançamento anterior. O papelão é grosso e robusto, as peças de madeira serigrafadas são bem projetadas e os potes de tinta são pesados e satisfatórios de segurar e mover. Os tabuleiros de sobreposição transparentes que representam as "camadas de luto" dos seus pacientes são lindos. Suponho que os tabuleiros de jogadores e o insert de camada dupla serão um padrão de varejo, como certamente devem ser. E por mais satisfatórios que esses componentes sejam, as atualizações que foram incluídas como parte da campanha KS são uma abundância de riquezas. Minis substituem os meeples de madeira segrifada dos jogadores, marcadores de terapia de resina adicionam peso e presença adicionais aos tabuleiros de escritório, e os potes de tinta monocromáticos são substituídos por outros ainda mais pesados com rolhas de cortiça. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7a5d6_tlvrgc.jpg


    Melhor ainda, os complementos de playmat valem o custo e são altamente recomendados, pois fornecem espaço e layouts para os componentes ao redor de cada seção do tabuleiro (pilhas de compra e descarte, exibições de pesquisa, etc.), incluindo também espaços para módulos e expansões adicionais. Isso está muito longe de alguns playmats nos quais investi dinheiro no passado, que acabam sendo nada mais do que uma versão flexível do tabuleiro de jogo, ou pior, um rebaixamento da qualidade dos tabuleiros fornecidos na caixa em si. Esta produção vale cada centavo que está pagando, não importa qual versão acabe recebendo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/deadb_tlvrgc.jpg


    Quanto à jogabilidade em si, direi que não é para os fracos de coração. O peso está listado atualmente como 4,06 e, na minha opinião, ele ganha cada pedacinho dessa classificação. No entanto, é uma interpretação interessante. Porque, na minha opinião, o peso não é necessariamente baseado na complexidade das regras, mas sim na profundidade das opções estratégicas que os mecanismos do jogo fornecem, bem como no potencial de encadear ações e efeitos dentro de uma partida. Grande parte da deliberação e do potencial AP em cada turno estará em pensar dois a três movimentos à frente, para ser capaz de descobrir efetivamente não apenas o que precisa ser feito, mas também quando. Você gasta os tokens de ideia para pegar os blocos de caderno que deseja antes que outra pessoa o faça ou, em vez disso, concentra-se em expandir sua mão de cartas de pesquisa para pegar pontos e marcadores de localização dos pacientes? E, claro, não se esqueça de tratar seus pacientes, porque os poderes do jogo e os bônus de pontos finais podem significar a diferença entre se estabelecer como o protegido mais celebrado de Freud e simplesmente se tornar uma nota de rodapé na história acadêmica. E é aqui que este jogo realmente brilha.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f4adf_tlvrgc.jpg


    Há uma riqueza de potencial complexidade aqui que tenho que admitir, me sobrecarregou na primeira tentativa. Há uma extensa iconografia que é bem descrita nas cartas de referência incluídas (obrigado por incluir 4 delas, Fantasia Games!), e mesmo que se torne bastante fácil de interpretar, exigiu um pouco de pesquisa durante minha primeira metade do jogo. Durante essa partida, o jogo foi elevado de "tarefa potencial" para "clássico moderno elegante". Ainda acredito que ensinar este jogo será um pouco difícil, mas se puder encontrar 2 ou 3 pessoas dispostas a dedicar seu tempo, valerá a pena o esforço.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/215ca_tlvrgc.jpg


    Na minha opinião, se é possível dizer que há alguma inspiração por trás do design deste jogo, está nas criações de Vital Lacerda. Mais especificamente, Kanban EV e Weather Machine. Isso não é uma crítica. Sou um fã descarado e aberto dos jogos do Sr. Lacerda, três dos quais atualmente ocupam espaços no meu top 10, e a influência que vejo refletida aqui é bastante clara, na minha opinião. A capacidade de multiplicar as ações principais de cada ponto na mesa de reunião. O encadeamento de ações secundárias. O "banco" de pontos que podem ser gastos durante e após sua vez para adicionar MAIS ações. A citação de pesquisas de outros jogadores para adicionar à sua. E a parte realmente ótima dessa inspiração é o fato de que resultou em um jogo que é estratégico e complexo, mas ao mesmo tempo mecanicamente simples e satisfatório. Ele destilou o melhor de cada um de seus mecanismos sem se atolar nos detalhes e, ao contrário de Endless Winter, parece que permanece muito bem contido dentro dos limites de seu tema. É profundo sem nunca parecer frustrante, e essa é uma combinação difícil de se conseguir.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/467df_tlvrgc.jpg


    Percebo que não estou fornecendo detalhes significativos sobre a jogabilidade em si, mas se estiver procurando por isso, posso sugerir ver vídeos de regras. Eu simplesmente prefiro fornecer minha perspectiva do jogo, escrevendo como alguém que é um fã declarado de jogos euro mais pesados, Vital Lacerda e Mindclash Games. Sob essa luz, posso dizer que as primeiras impressões têm Unconscious Mind como um concorrente para entrar no meu top 10, se não no meu top 5. A Fantasia Games forneceu um jogo que pegou todos os bons aspectos de seus lançamentos anteriores e os adicionou de uma forma a fornecer uma riqueza de profundidade estratégica sem adicionar camadas desnecessárias de complexidade ou sobrecarregar os limites do tema escolhido. Mal posso esperar para apresentar este jogo ao meu oponente favorito e incluir gradualmente os vários módulos em jogadas futuras.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/36a9d_tlvrgc.jpg


    Classificação: 9/10, com uma forte possibilidade de 9,5 com a adição dos módulos/expansões inclusos. Não consigo me ver recusando uma oportunidade de jogar este jogo.

    Por Brian Bord

    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • dharrebola
    686 mensagens MD
    avatar
    dharrebola25/11/24 08:34
    dharrebola » 25/11/24 08:34

    Pelo valor cobrado nunca será um clássico, pois o grosso dos jogadores não terá nunca a oportunidade de jogar esse título.

    13
  • thelinuxlich
    14 mensagens MD
    avatar
    thelinuxlich25/11/24 08:46
    thelinuxlich » 25/11/24 08:46

    Os jogos do Lacerda são mais caros e alguns são clássicos.

    1
  • dharrebola
    686 mensagens MD
    avatar
    dharrebola25/11/24 10:19
    dharrebola » 25/11/24 10:19

    thelinuxlich::Os jogos do Lacerda são mais caros e alguns são clássicos.

    Os jogos do Lacerda são bons, agora Como chamar de clássico algo que a maioria das pessoas do hobby nunca nem viu?
    Clássico é Burgundy, Puerto Rico, Agrícola.

    13
  • thelinuxlich
    14 mensagens MD
    avatar
    thelinuxlich25/11/24 10:25
    thelinuxlich » 25/11/24 10:25

    Ele disse que o jogo tem potencial para se tornar um clássico.

    0
  • naturama
    2 mensagens MD
    avatar
    naturama25/11/24 11:01
    naturama » 25/11/24 11:01

    O jogo parece ser muito interessante, e a arte como um todo está muito bonita. Mas realmente, é um jogo muito caro, e que infelizmente não vai atrair muita gente devido ao preço. Eu mesma adoro a temática porém só jogaria se alguém tivesse ele, mas não conheço ninguém que tem.

    3
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak25/11/24 11:02
    Sturak » 25/11/24 11:02

    É um bom jogo, mas é a definição de "fiddly"...

    Não acredito que será um clássico e nmho não tem nem potencial para isso, mas é um jogo legal...

    2
  • viniciusjf
    2703 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf25/11/24 11:23
    viniciusjf » 25/11/24 11:23

    Já vi gente em grupos de comunidades de cinema afirmando que Harry Potter é um novo clássico...

    Apesar de todo o risco de emitir opiniões sobre o que a gente ainda não jogou, tenho pesquisado bastante sobre o jogo e com base nisso, me parece muito difícil que o jogo chegue a esse ponto.

    Um clássico normalmente é algo que se torna atemporal por algum motivo, e o Inconsciente, apesar das suas qualidades, me parece bem mais do mesmo em termos de jogo, disfarçado por um tema incomum e uma bela produção.

    6
  • marcelobrito
    110 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito25/11/24 12:15
    marcelobrito » 25/11/24 12:15

    Na minha opinião Clássicos carregam alguns adjetivos em comum:

    - comprável (valor acessível)
    - encontrável (tiragem decente)
    - elegante (mecânicas que tiram um uau da sua boca depois de aprendê-las)
    - ensinável (esqueçam manuais com 2 dúzias de páginas, mesmo que sejam estrategicamente profundos eles precisam ser descobertas em camadas, se, para vencer, tem que dominar tudo de uma vez: esquece)
    - atemporal (suportam o teste do tempo sem ser sufocado pelas centenas de lançamentos anuais)

    13
  • thelinuxlich
    14 mensagens MD
    avatar
    thelinuxlich25/11/24 12:24
    thelinuxlich » 25/11/24 12:24

    Brass Birmingham é um clássico e não necessariamente se encaixa nesses quesitos.

    0
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O Inconsciente - O Inconsciente: Promessa de um Clássico Moderno
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