Bora falar sobre Tiny Epic Crimes, jogo trazido para o Brasil pela Galápagos.
Tiny Epic Crimes é um jogo de complexidade média para baixa (2.33/5.00 no BGG), para 1 a 4 jogadores e com partidas que duram, em média, 30 a 60 minutos - aqui, em 2 jogadores têm durado 60 minutos.
Nele, os jogadores terão que
descobrir em 48 horas quem cometeu um assassinato. O jogo pode ser jogado no
modo solo, competitivo ou cooperativo. Por aqui, jogamos somente no modo competitivo em 2 jogadores, então nossas opiniões serão sobre esse modo.
O jogo é simples e o
jogador da vez é definido por quem estiver atrás no contador de tempo. Cada ação e movimento faz com que você avance o contador de tempo em um número determinado - de forma parecida com Em busca do Planeta X.
Cada turno tem 4 fases:
- Movimentar o carro: pode ser de 0 a quanto você quiser. Cada movimento gasta 1 hora.
- Realizar uma ação: existem diversas, a maioria voltada a descobrir pistas para conseguir uma evidência. Algumas ações servem para resolver eventos, que também te ajudarão a descobrir mais pistas e evidências.
- Abrir um evento: caso um jogador cruze algumas linhas do contador de tempo.
- Rolagem de mafiosos: rolar dados para colocar mais mafiosos na cidade.
Os mafiosos ajudam a descobrir pistas, mas também podem atrapalhar caso existam muitos no mapa - você pode tomar penalidades dependendo dos eventos abertos.
Nas últimas 5 horas do dia, você pode encerrar seu caso. Quando todos os jogadores encerrarem, apontarão em segredo quem é o assassino. Quem acertar, vence. Se mais de um jogador acertar, quem tiver maior nível de distintivo vence e tem mais uns 2 critérios de desempate. Se ninguém acertar, todos perdem.
O jogo é simples, mas quando li o manual pela primeira vez e expliquei, achei um pouco complicado. Quando você joga, é tudo bem fluído e até simples.
Arte e componentes: a arte é bem legal, estilo filmes de detetive dos anos 50. Quanto aos componentes, se você já jogou um Tiny Epic sabe como é,
caixinha pequena e muita coisa dentro! Tabuleiro feito de cartas, vários meeples bonitinhos, muito bom.
Porém na nossa caixa, as cartas grandes vieram com corte errado, estão praticamente todas tortas, mas não afetou o jogo, de qualquer forma é incômodo.
E o que achamos do jogo?
A primeira partida surpreendeu. Achamos bem legal e mais difícil do que esperávamos - perdemos a primeira partida.
Já na segunda vez, ainda achamos legal, mas tem a possibilidade de se tornar enjoativo se você jogar muitas vezes em um curto período de tempo - para quem tem uma coleção grande e varia bastante os jogos, pode não impactar.
O jogo é bacana, mas é divulgado como um jogo de dedução (no próprio site da Gamelyn está escrito que você deve considerar Tiny Epic Crimes se ama dedução).
Não sentimos nada de dedução. Você está atrás de descobrir pistas e evidências e eliminar suspeitos. No fim da partida, se você não eliminou tudo que precisava, provavelmente, estará em dúvida entre 2 pessoas e resta chutar quem foi o assassino.
Isso não torna o jogo ruim, mas para nós a parte mais fraca é a dedução. O resto é bem legal (pensar em quanto gastar de movimentação e ação para, talvez, jogar 2 vezes seguidas ou para não passar muito tempo e você mudar do dia para a noite e ter que mudar qual ação iria fazer - o tabuleiro tem separações de dia e noite e algumas ações só podem ser realizadas de dia e outras de noite).
Adorei a besteirinha que é você ter que usar a lupa - dá para ver o suspeito sem usar, mas é mais legal fazer isso com a lupa.
Resumindo: nos divertiu mais do que esperávamos, acho que é um jogo de componentes de qualidade (se vier tudo certo), tem um pouco de sorte envolvida e de correr atrás de exclusão de possibilidades. Pouca dedução e possibilidade de se tornar enjoativo. Recomendo avaliar bem se ele se encaixa na sua coleção e no seu estilo de jogo. Se você quiser um jogo de dedução real, indico Em busca do Planeta X, Turing Machine ou Convidados Indesejados.
Obs.: Já temos vídeo lá no
Youtube com nossas opiniões e um overview das regras!
Já jogou
Tiny Epic Crimes? Conta aí o que você achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram,
TikTok ou
YouTube para mais conteúdos!
@ticket.toboard.