Esta apresentação é uma síntese do Review apresentado originalmente pelo usuário @LongRonSilver, do canal alemão sobre jogos de tabuleiro Keine Ahnung, no site Board Game Geek.
Ron é um grande conhecedor de jogos de tabuleiro do tipo Exploração de Masmorras (Dungeon Crawler) e do tipo Aventura Fantástica (Fantasy Adventure games), e jogou extensamente os jogos do universo de Tanares, expressando então os reviews comparativos mais completos sobre este gênero de jogo e a posição do jogo brasileiro Arena: The Contest no cenário mundial.
Nosso intuito é ajudar novos jogadores a conhecerem Arena: The Contest através desta síntese de um dos reviews mais completos que já vimos sobre o jogo, visto seu retorno ao Brasil a partir da campanha de financiamento coletivo da editora Ludens Spirit, que você pode acessar clicando aqui.
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Que viagem incrível - Jogos de tabuleiro de RPG redefinidos! - Arena: The Contest
por LongRonSilver
Visão geral do jogo
Arena: The Contest é, a início, um jogo de combate entre jogadores (PvP) em que duas equipes de três a quatro heróis competem em um mapa de masmorra, podendo ser jogado em diferentes modos competitivos, como "Mata-mata" ou "Capture a Orbe".
Além disso, com o sucesso estrondoso do financiamento coletivo original, que atingiu a marca incrível de mais de 1460% da meta inicial, um Modo Campanha "jogador versus ambiente" (PvE) foi desenvolvido e incorporado ao jogo base, oferecendo missões especiais que podem ser jogadas tanto como aventuras independentes rápidas em partidas curtas para se divertir com os amigos ou num dia de folga, quanto como parte de uma épica campanha heróica jogada em diversas sessões conectadas, baseada na exploração e apresentação do rico universo criado para este jogo: Tanares.
Cada missão requer uma equipe de quatro heróis de classe única, que os jogadores mantêm durante toda a campanha. Conforme progridem, os heróis ganham experiência e podem aprimorar suas habilidades e equipamentos. A campanha apresenta vários caminhos ramificados que afetam as missões e os chefes que os jogadores encontram com base em suas decisões. A ênfase do jogo ainda está no combate, e a jogabilidade conta com pouca exploração de mundo aberto e baixa aleatoriedade, o que torna a história bastante direta por um lado, mas também resulta em uma experiência rápida, divertida e equilibrada de jogo com boas histórias a serem desvendadas!

Heróis e Progressão
Cada herói possui uma ficha própria com atributos e habilidade que lembram muito uma ficha de RPG como Dungeons & Dragons (5ª Edição): Livro do Jogador. Heróis sem nível têm dois ataques primários (que podem ser usados livremente) e dois ataques especiais (usáveis uma vez por missão), bem como uma habilidade passiva que geralmente aumenta seu ataque inicial ou concede cura adicional aos companheiros de equipe.
Dentro de uma classe, os heróis podem parecer semelhantes ou distintos. Por exemplo, o arqueiro elfo e o mago (ambos personagens de longo alcance) podem compartilhar semelhanças, enquanto os guerreiros vampiro e lobisomem (ambos tipos corpo a corpo) exibem habilidades mais únicas, como regeneração de saúde e golpes duplos. Os heróis podem ser melhorados de várias maneiras: alocando pontos de experiência para subir de nível (como +1 Defesa ou +10 HP), ganhando ataques, pergaminhos ou artefatos extras. E essa progressão pode ser sentida ao longo do jogo, pois os heróis se tornam mais fortes após cada missão. Artefatos e pergaminhos podem ser trocados entre missões, permitindo combinações diversas.
Do ponto de vista de um RPG, a personalização das personagens parece limitada, pois o equipamento é obtido de forma um tanto aleatória por meio de pergaminhos e artefatos.
Jogando na Masmorra
Em cada missão, os jogadores controlam quatro heróis, tornando a ordem de ativação, posicionamento e escolha de ataques um elemento tático crítico para o bom desempenho no jogo. Lutadores de longo alcance devem manter distância para evitar se tornarem alvo de inimigos e receber bônus quando estiverem sozinhos, enquanto lutadores corpo a corpo precisam cercar os oponentes para aumentar suas chances de acerto. Habilidades passivas introduzem camadas estratégicas adicionais.
Ataques especiais são restritos a um uso por missão e são consumidos independentemente de seu sucesso, exigindo um timing cuidadoso, particularmente durante batalhas cruciais contra mini-chefes. Os jogadores devem pesar suas decisões cuidadosamente, pois atingir objetivos secundários pode render pontos de experiência extras e influenciar a narrativa. Derrotar inimigos rende saques, incluindo frascos que podem curar, causar dano de área ou replicar ataques; no entanto, eles podem nem sempre ser úteis, levando a cenários em que as equipes terminam as missões com itens restantes.
No geral, o jogo apresenta uma experiência desafiadora e envolvente, particularmente em momentos intensos, exigindo planejamento estratégico para garantir que todos os heróis sobrevivam enquanto otimiza os ganhos de experiência.
Missões e Aventura
As missões apresentam uma gama impressionante de designs e objetivos criativos. Inicialmente, eu só tinha a "Cidadela de Lava" do tutorial em mente, presumindo que todas as missões seguiriam esse formato, mas rapidamente percebi que isso está longe de ser o caso. Em Arena: The Contest, os "cronômetros" de jogo são frequentemente usados de maneiras inovadoras que os jogadores podem influenciar. Por exemplo, um mini-chefe vampiro se teletransporta para o herói mais próximo no início de uma rodada, causando dano até que a porta de sua câmara seja destruída, integrando efetivamente a estratégia posicional à jogabilidade.
Em outra missão, o cronômetro assume a forma de um monstro enorme que persegue implacavelmente os heróis por toda a masmorra.
Cada missão que encontrei em Arena: The Contest parece diferente e única! Às vezes, há um elemento de exploração, outras vezes se assemelha a defesa de torre, os jogadores podem se aliar a inimigos para combater uma terceira facção ou podem enfrentar desafios como paredes móveis.
Conclusão
Arena: The Contest foi um sucesso surpreendente para mim em 2021. Inicialmente, eu esperava um jogo de combate PvP com uma campanha PvE medíocre, mas acabou sendo muito mais. A Dragori Games criou uma experiência de combate bem equilibrada, combinada com uma exploração de masmorras eletrizante e uma campanha de história excepcional!
A jogabilidade flui suavemente, exigindo manutenção mínima, mas ainda sendo taticamente exigente, necessitando de planejamento cuidadoso mesmo em níveis de dificuldade padrão. Os elementos da história são consistentemente envolventes, apresentando uma gama de ideias criativas que ofuscam outros títulos do gênero. Isso levanta a questão de por que os concorrentes permaneceram estagnados por tanto tempo, já que Arena: The Contest atinge sua profundidade com apenas um livro de campanha e um baralho de cartas — sem aplicativos complicados ou materiais excessivos necessários.
No geral, Arena: The Contest oferece uma campanha fantástica com missões diversas, equilíbrio sólido e uma narrativa cativante. Se você está procurando uma experiência de RPG rica em mecânicas temáticas, interações de personagens e elementos de masmorra, você pode não encontrá-la aqui. No entanto, a simplicidade de gerenciar quatro heróis fornece um desafio refrescante sem complexidade desnecessária, tornando a experiência de jogo agradável!
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Arena the Contest está disponível novamente no Brasil na versão original do jogo em inglês através do financiamento coletivo de Tanares RPG na MeepleStarter.
Acesse já para conhecer: Financiamento Coletivo - Tanares RPG