Destinos finalmente foi lançado e está chegando nas mesas de jogadores de todo o Brasil para nossa alegria!
O jogo de aventura épica num cenário medieval sombrio vem despertando a curiosidades de fãs e entusiastas de jogos de tabuleiro devido às suas miniaturas incríveis, imersão magnífica num aplicativo que narra a história e traz ambientação e interatividade ao jogo, e a promessa de uma narrativa apocalíptica tão cruel quanto maravilhosa.
Mas uma dúvida recorrente tem surgido nas redes do Pra Quem Gosta, vinda de pessoas interessadas no jogo, mas ainda com receio de mergulhar nesta saga aventuresca: Destinos é um jogo legacy? Isso afeta sua rejogabilidade e complexidade?
Uma pergunta muitíssimo boa dos nossos seguidores, que julgamos pertinente tirar um tempo pra contar mais um pouquinho sobre esse lançamento maravilhoso da editora Mosaico Jogos.

O QUE É UM JOGO LEGACY?
De acordo com o portal Board Game Geek (nosso querido "BGG"), um jogo Legacy é um jogo de múltiplas sessões interligadas, onde mudanças permanentes e irreversíveis são feitas no jogo, e estas mudanças são sempre acumuladas e carregadas de uma sessão de jogo para a próxima. E quanto a gente fala de "mudanças", pode colocar tudo aí na conta: história, tabuleiro, cartas, manual de regras, tudo que compõe um jogo de tabuleiro Legacy - quem já jogou os maravilhosos Pandemic Legacy: 1ª Temporada e Risk Legacy sabe como é o desprendimento quase que espiritual de rasgar cartas, escrever no tabuleiro, colar adesivos no manual de regras e ir transformando irreversivelmente o jogo e sua história entre uma jogatina e outra.
Contudo (e para a alegria de quem gosta de conservar intactos seus joguinhos!), existe também a possibilidade de um jogo não ser Legacy, mas conter mecânicas de Legacy, como é o caso do famoso Gloomhaven. Explica-se: um jogo, principalmente em formato de Campanha, onde se joga uma história a ser descoberta e/ou construída ao longo das sessões, pode adotar mecanismos de jogos Legacy para dar esta experiência de andamento da história e desenvolvimento da aventura, promovendo mudanças na regras e nos componentes utilizados no jogo de acordo com o resultado de cada partida, porém sem precisar destruir componentes ou serem permanentes e irreversíveis. Outro jogo que se utiliza dessas mecânicas de Legacy é Oath: Crônicas de Império e Exílio, mas com uma pegada um bocado diferente e muito legal que podemos discutir num tópico futuro.
TÁ, MAS E O DESTINOS?
Destinos é o início do fim.
Os profetas falam sobre o Anjo da Morte e sua vinda à Terra para trazer o Fim dos Tempos. Haverão sinais anunciando sua chegada: Fome, Peste e Guerra flagelam a Terra e trazem punições terríveis aos pobres de espírito, e nestes tempos de horror e desespero, levar esperança e salvação aos povos será o ato mais divinamente heroico. Enquanto manifestações apocalípticas sobrenaturais devoram tudo, alguns poucos escolhidos cujos Destinos estão interligados por mistérios divinos receberão o poder de resistir a estas provações e interceder junto ao Anjo da Morte: salvando ou condenando de uma vez por todas a humanidade.
Você é um destes escolhidos.
Destinos é um jogo de aventura e exploração competitivo, baseado em e guiado por histórias, que mistura um aplicativo que promove a ambientação do jogo (com trilha sonora, efeitos de som, narração, entrelaçamento das histórias e interação com NPCs) e um jogo de tabuleiro onde as ações são realizadas (movimentação das personagens, interação com locais e itens, manuteção e rolagem das habilidades das personagens). Dividido em cenários, a cada partida vocês escolherão personagens que possuem status diferentes e opções de Missão para lidar com um problema ou mistério apresentado pela trama, como a Freira em "O Banquete Da Fome": você livrará o Vale da praga de ratos infernais ajudando cidadãos em necessidade e juntando uma procissão sagrada ou destruindo artefatos pagãos e realizando rituais cristãos de purificação? No desenrolar da partida, seus planos podem mudar por opção própria ou por necessidade devido à interação com outros jogadores e com as próprias ações destes outros jogadores sobre o mundo, fazendo com que localizações, NPCs e itens fiquem indisponíveis para você.
Ao final da história, apenas um jogador poderá cumprir com seu Destino.

E AFINAL, DESTINOS É UM JOGO LEGACY?
Tendo dito tuuudo isso, a gente resume: não, Destinos não é um jogo Legacy, mas empresta mecânicas Legacy para compor uma narrativa misteriosa e dinâmica onde tudo pode acontecer e todas as coisas podem mudar a qualquer momento. A bem da verdade, Destinos não precisa sequer ser jogado em modo Campanha, pois cada cenário é bem redondo e bem fechado em si mesmo de maneira suficiente pra quem nunca jogou poder começar sua aventura a partir do ponto que mais lhe interessar. Por também não carregar muitos elementos de uma partida para outra, não é preciso que o mesmo grupo se reúna sempre para dar continuidade à história a partir de um mesmo ponto, resolvendo também o clássico problema de disponibilidade dos jogadores para se reunirem que muitos bons jogos acabam carregando por natureza. E a rejogabilidade é grande especialmente por não precisar destruir componentes ou se utilizar de "reset packs" para retornar o jogo à estaca zero: o aplicativo faz isso por você.
Essas características nos deixaram bem felizes com a opção de adicionar Destinos à nossa coleção, pois se trata de um jogo com uma boa história tensa, interativa e misteriosa que ao mesmo tempo é leve em regras, tem setup rápido, boa rejogabilidade e não traz o problema de jogos de Campanha clássicos em que é preciso ter o mesmo grupo de jogadores reunidos sempre para dar continuidade à história a partir de um ponto definido.

(Imagina ter que mexer em UMA lasquinha dessa miniatura lindona?!)
Já falei bastante por hoje! rs
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Até a próxima!