Não sei se pode ser considerado um jogo, mas Tabuleiro Ouija causa medo em muita gente e tem tabuleiro no nome (se eu nao estiver viajando, até tem edição da Hasbro).
Existe uma regra para usar, e de certa forma, um objetivo com premissa espiritual (entrar em contato com o desconhecido), como não tem como "ganhar" efetivamente, talvez não de pra categorizar como jogo, mas é curioso que o player count seja 2 ou mais pessoas e entre 0 e 1 espirito.
Se olhar com ceticismo, uma das pessoas vai ser a agente do caos, que ajuda a criar a atmosfera e a gerar medo nas outras (essa poderia ser uma condição de vitória pessoal?), que casa bem com o que você sugeriu.
Talvez um dos pontos possa ser esse, apenas uma das pessoas sabe que é um jogo, ou um jogo dentro de outro, e pras demais pessoas, a experiência é diferente porquê falta informações, gerando a vulnerabilidade e imprevisibilidade. E é interessante que como no caso do Ouija geralmente o conhecimento geral das pessoas se apoia em outras mídias pra entrar mais profundamente no imaginário.
Enfim, comentário meio várzea, mas adorei a sua análise, parabéns pelo conteúdo!