Post original: https://www.boardseyeview.net/post/deep-dive
Criado por Molly Johnson, Robert Melvin e Shawn Stankewich, e publicado pela Flatout Games e AEG,
Deep Dive é um jogo leve de coleção de conjuntos e forçar sua sorte para 1-6 jogadores. A arte é de Dylan Mangini.
Cada partida é jogada usando cinco tons de peças azuis, com a cor representando a profundidade aquática da peça - então as peças azuis mais claras estão na profundidade mais rasa e as peças azuis mais escuras são as águas mais profundas. Se tiver dificuldade em distinguir os diferentes tons de azul, as peças também podem ser distinguidas pelo número de pontos na parte de trás (1 a 5). A parte mais complicada do jogo é a preparação porque precisa dispor todas as peças para cada nível de modo que todas fiquem viradas para baixo na mesa. Colocá-las cria uma exibição tematicamente apropriada, mas tornaria o jogo mais fácil de jogar se, em vez disso, viesse com cinco sacos azuis sombreados indicando seu conteúdo.

Os jogadores têm três meeples de pinguins cada. A ideia é que os pinguins estejam mergulhando em busca de comida e quanto mais fundo eles mergulham, mais saborosos são os frutos do mar (ou seja: mais pontos eles valerão). Por outro lado, os níveis mais profundos abrigam uma proporção maior de predadores: nas águas mais rasas, há apenas 6 predadores entre os 44 tiles, mas a proporção sobe para cerca de 50/50 no nível mais profundo.

Na sua vez, coloca um pinguim nas águas rasas e pega uma peça virada para cima ou vira uma peça. Se virar comida ou uma pedra, pode pegar a peça ou deixá-la virada para cima para mergulhar mais fundo (por exemplo: virar uma peça no próximo nível). A comida vale pontos - o valor nominal total para cada conjunto completo de cores (rosa, verde e amarelo) e metade do valor nominal para conjuntos incompletos. Se virar uma peça de "água aberta" (mostrando bolhas), deve continuar seu mergulho para o próximo nível. Se pegar uma pedra, começa seu mergulho no próximo turno em qualquer nível, então pode, por exemplo, escolher mergulhar direto no nível mais profundo. Finalmente, se revelar um predador, seu pinguim permanece no mar por enquanto e não coleta nada naquele turno, embora tenha a opção no seu próximo turno de começar o mergulho no nível abaixo do seu pinguim atualmente preso.

Como as peças não reivindicadas permanecem viradas para cima, os jogadores têm cada vez mais a opção de fazer uma escolha segura de menor valor em vez de correr o risco de ficar de mãos vazias ao encontrar um predador, e o sistema de pontuação da coleção de conjuntos pode fazer com que valha a pena pegar uma peça de comida de menor valor se for a cor necessária para completar um conjunto.
Tudo isso faz com que o jogo seja fácil de jogar e que toda a família possa aproveitar. Estamos apenas procurando agora por um conjunto de sacos em tons de azul que podemos usar para simplificar a jogabilidade...
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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