Olá!
Eu sou o Davi e você está no Análise Escrita.
De inicio, peço desculpas, como vocês podem ter notado a frequência de textos no canal não anda tão alta.
Muita coisa acontecendo em minha vida no momento, me levando a outras prioridades.
Como sempre tive a premissa de escrever apenas quando tenho vontade, e apenas sobre assuntos que me interessam, achei que o mais justo era esperar e trazer um conteúdo de boa qualidade.
Aproveito também para agradecer o retorno sobre o canal.
No início não sabia se o mesmo daria certo, se alguém tiraria um pouco do seu tempo para ler meus textos.
Em 3 meses, batemos mais de 14000 visualizações, a cada um que esteve por aqui, meu muito obrigado!
Encerrando o " Meu querido diário", voltamos a programação normal.
Vamos falar sobre obras primas.
Vivemos um momento de verdadeira explosão no Hobby.
São quantidades astronômicas de lançamentos, muitos novos jogadores, e preços cada vez mais absurdos.
O Pós Pandemia fortaleceu o mercado de Boardgames.
Muita gente conheceu o hobby durante a Pandemia, e agora tem a oportunidade de dividir uma mesa com outros jogadores.
Uma enxurrada de novos players somado as nova políticas das editoras, tem causado situações que antigamente não eram vivenciadas com tanta frequência dentro do universo de Boardgames.
Dentre elas, cito a Escassez dos títulos mais cobiçados e os preços pornográficos dos jogos.

"Sky Team, exemplo recente de escassez no mercado"
Vivenciamos esses exemplos recentemente com Ark Nova, jogo (excelente por sinal) que gerou um hype enorme dentro da comunidade e que mesmo a um preço alto e recheado de erros amadores de revisão, vendeu igual pão quentinho na época e hoje teve uma nova tiragem que nem de longe está gerando o burburinho da época do lançamento.
Atualmente estamos vivenciando essa ansiedade com Sky Team (que não é essa paçoca toda e roda muito bem no BGA, de graça) e basicamente esgotou em todo canto, com algumas lojas vendendo a mais de 400 reais, (faça sua parte e boicote esses estabelecimentos!).
A Estratégia atual parece ser: trazer poucas cópias, inflar o preço e criar uma falsa sensação de escassez, levando o jogador mais emocionado a ter a sensação de "ou compro o próximo jogo ou vou ficar de fora".

"Pão Quentinho, o que deveria realmente gerar hype (eu que fiz)"
Mas Davi, o que isso tudo tem a ver com o título do tópico?
Bom, não é todo dia que se cria um Puerto Rico.
Ou não é todo dia que a comunidade percebe um novo Puerto Rico.
Explico:
Puerto Rico pode ser considerado por muitos a maior obra prima já criada no universo dos Boardgames.
Deixando o Clubismo de lado (já sabemos que Burgundy também é ótimo meu amigo, calma), não é qualquer jogo que se mantém por 7 anos em primeiro lugar no Boardgame Geek.
Há uma verdadeira enxurrada de lançamentos anuais (a última spoiler fest da marca famosinha teve mais de 50 anúncios) mas os jogos hoje estão cada vez mais esquecíveis.
A criatividade tem limites?
Não.
Mas quando falamos de mecânicas de jogo, em um mercado com dezenas de milhares de jogos diferentes, começa a ficar muito difícil "Inventar a roda" e criar algo totalmente original.
Daí vem o Hype em cima de Sky Team, fugir um pouco dos padrões nessa indústria hoje em dia já garante em partes o sucesso do produto.
É muito difícil criar algo totalmente inovador com um tema relevante.
Sky Team é uma obra prima? A meu ver não, está longe disso.
Vai ser um jogo "esquecível" ? Só o tempo dirá.

"A Lista de Schindler, para muitos a maior obra da vida de Spielberg, um dos poucos filmes que me emocionam sempre que assisto".
Mas qual a vantagem de não aparecer uma obra prima todo dia?
Vamos a um exemplo prático:
Imagine sua comida favorita: um belo prato de Strogonoff?
Uma feijoada bem completa?
Você facilmente diria que pode comer isso todo dia para o resto da sua vida, certo?
Já testou na prática? Comeu Strogonoff todo dia por um mês?
Enjoa né?
Com "obras primas" em qualquer área acontece o mesmo.
Se toda obra é uma obra prima, nenhuma obra é uma obra prima.

Se todo pintor fosse um Michelangelo, por que você iria a um museu? Você poderia apenas visitar o Atelier do seu amigo no final da rua.
O mesmo se aplica a jogos.
Se todo jogo fosse "Obrigatório" na coleção, você não teria vontade de jogar nada, ou nunca iria buscar algo novo.
Trago ainda outro ponto: para um jogo ser excelente, outros jogos tem que ser medianos e ser mediano não necessariamente significa ser ruim, que isso fique bem claro.
Já encerrou uma partida memorável e surgiu aquele comentário na mesa?
- Nossa, que jogo bom!
-Sim! Muito legal! Mas Puerto Rico é melhor!
É por aí.
A reflexão de hoje era essa meus amigos.
Você tem um top 1 da vida?
Puerto Rico é uma obra prima para você? Você acha que o mercado está em um vazio criativo?