"Quanto tempo leva uma partida de O Inconsciente? ”
Ouvi essa pergunta mais de uma vez por aí, mas antes de responder, alguns detalhes me chamaram a atenção no jogo e que se relacionam com esse tema.
Trata-se de um euro denso com muitas nuances nas regras, mas com uma iconografia muito bem detalhada, incluindo uma boa ficha de ajuda ao jogador.
Com o jogo na mesa, ao ouvir as regras, pode parecer um pouco confuso. Inicialmente, temos a sensação de que há uma grande quantidade de opções de ações, mas bastam algumas rodadas e alguns clientes curados para entender que O Inconsciente traz a essência de um bom e velho euro, acompanhando da clássica “curva de aprendizado”.
Provavelmente, você não sentirá falta dos Insights, que são os recursos mais importantes do jogo, pois, rapidamente, seus 7 marcadores estarão no disco de insights. Nesse momento, você perceberá que o desafio está em gerenciar quais serão os insights mais importantes para tratar seus clientes, daí aquele nosso AP de sempre.
Há um pequeno bloqueio entre os jogadores na mesa de reunião, típico da alocação de trabalhadores, não se trata de um block pesado e nem muito punitivo, mas atrapalha.
Outra forma de interação que surge na partida é quem resolve primeiro os 7 objetivos públicos ou quem aciona sua fase de manutenção mais rápido (recuperar ideias), gerando os PONTOS DE REPUTAÇÃO. Opa... finalmente, chegamos ao tema deste tópico.

PONTOS DE REPUTAÇÃO
Existem muitos outros detalhes, além dos mencionados acima, que fazem com que as primeiras partidas sejam mais demoradas e exijam as consultas no manual sobre as exceções às regras. No entanto, consegui encontrar todas no manual, e aí você percebe que
quem dita o ritmo do jogo serão os pontos de reputação.
Na partida,
haverá 15, 16 ou 17 pontos de reputação disponíveis para 2, 3 ou 4 jogadores, respectivamente, e o fim do jogo será acionado assim que o
9º ponto de reputação for marcado.
Sendo assim, o tempo de jogo depende de como os jogadores irão marcar pontos de reputação.
Os
pontos de reputação de quem “chegar primeiro” estão:
- Nos 7 objetivos locais:
-Nos 3 marcadores de distrito:
-Nos 3 espaços de bônus de distrito “6”:
Além desses, tem mais um ponto de reputação que todos os jogadores podem marcar no seu tabuleiro de jogador:
Resumindo, o fim da partida é acionado quando
9 dos requisitos abaixo forem completados:
1.
Curar três Clientes Rotineiros
2.
Curar dois Clientes de Estudo
3.
Curar cinco Clientes (Rotineiros e/ou de Estudo)
4.
Desbloquear todas as três ideias do seu tabuleiro de jogado
5.
Publicar duas Teses
6.
Ter dois Insights na sua cor no Mapa da Cidade
7.
Completar duas colunas de fichas de Anotações em seu tabuleiro de jogador
8.
Usar o marcador do topo do distrito verde
9.
Usar o marcador do topo do distrito vermelho
10.
Usar o marcador do topo do distrito roxo
11.
Bônus “6” no distrito verde
12.
Bônus “6” no distrito vermelho
13.
Bônus “6” no distrito roxo
14.
Jogador 1 completa suas 9 fichas de anotações;
15.
Jogador 2 completa suas 9 fichas de anotações;
16.
Jogador 3 completa suas 9 fichas de anotações;
17.
Jogador 4 completa suas 9 fichas de anotações;
Conforme você vai jogando novas partidas, vai pegando o jeito e percebe que existe relação entre esses critérios:
- Tratando clientes rapidamente, poderá atender os critérios 1,2 e 3;
- Se focar nas fichas de anotações, poderá atender os critérios 7 e 14;
- Após três turnos de recuperar ideias, os critérios 8, 9 e 10 provavelmente serão atendidos;
- Se completou o critério 14, os insights da sua cor estão disponíveis para usar em ações que podem atender os critérios 5, 6 e 11 a 13.
- Se seu tinteiro avançar rapidamente você atende o requisito 4;
Para concluir, O Inconsciente é um jogo denso e após compreender e se familiarizar com as regras o tempo de jogo tende a diminuir.
Além disso vale lembrar que
independente do número de jogadores, são os mesmos critérios de fim de jogo.
Uma dinâmica que pode ajudar na duração da partida é não esperar o jogador terminar suas ações após mover o tinteiro. Nesse momento pode haver um combo de ações que não afetam os demais jogadores e normalmente são ações relacionadas ao seu disco de insights. Tendo confiança no grupo, essa dinâmica flui bem e acelera bastante a partida.
Minha opinião é que O Inconsciente é um bom euro e não vale a pena deixar de conhecê-lo, só pela sensação que a partida vai demorar muito.
Minha experiência com o jogo, nessa dinâmica,
foi de menos de 2 horas em 3 jogadores e cerca de 1h30 em 2 jogadores, mas há registros de partidas na Ludopedia que variam até pouco mais de 3h em quatro jogadores.