Ovatsug Rednal::E lá vamos nos de novo no tópico da semana sobre o mesmo tema.
Entao, pra ser rápido e sucinto:
Jogos de tabuleiro são um nicho que não vende bem no Brasil.
Vocês fazem uma conta completamente errada de escassez artificial e não reparam que pra cada jogo que esgota no dia ou semana do lançamento, tem outros 15 que encalham (também existem tópicos reclamando sobre a enxurrada de lançamentos simultâneos e como não dá pra comprar todos).
Eu não lembro onde vi essa informação, mas sei que é fidedigna, um jogo no mercado brasileiro, vende em média entre 500 e 1000 cópias. Isso é vender bem (é sejamos sinceros pra um país do tamanho do Brasil isso é nada).
Sendo assim, usando o exemplo do skyteam e levando em conta apenas os "tenho" da ludopedia, ignorando pessoas q não marcam ou não usam aqui, temos 410 jogos vendidos.. Mais uns 100 ou 200 que não marcaram e prontoi. A tiragem do jogo foi exatamente a mesma de sempre, que é utilizada como padrão em todos os jogos.
A diferença é que as empresas não tem bola de cristal pra saber qual produto vai vender mais ou vai flopar.
E sinceramente pra citar ambos os exemplos deste post, eu não arriscaria nem em skyteam nem em heat como jogos que esgotariam. Skyteam é coop e exclusivo pra 2. Duas coisas que a maioria dos jogadores não gostam.
Heat tem um tema que vários jogos floparam além de ser bem simples.
Me estendi demais, mas dizer que as empresas estão inflacionado de propósito, trazendo poucas cópias de propósito, quando aparentemente estão trazendo as mesmas quantidades de todos os jogos e pra cada esgotamento 15 flopam me parece um amadorismo e mi-mi-mi sem tamanho de gente fazendo análise de mercado sem entender nada do mercado.