Post original: https://www.gamesfanatic.pl/2024/07/01/chrono-fall-at-the-end-of-space-and-time/
[Uma cópia de revisão foi empurrada através da quarta dimensão para meu centro de revisão pela editora, junto com algumas partículas e elementos estranhos. Esta revisão é sobre o que fiz com eles.]
Houve pandemias na Terra e invasões zumbis em todos os continentes. Conflitos com monstros, mutantes e exércitos gigantescos. E isso aconteceu em todas as linhas do tempo e multiversos. Onde a humanidade encontrará problemas para resolver desta vez? Onde mais, senão no Espaço! E já que quase conseguimos arruinar ou explorar tudo na Terra... por que não arruinar algo que teoricamente não pode ser arruinado? Como se o espaço em si não fosse o suficiente para nós - vamos começar a mexer com o tempo! Aqui está
Chrono Fall: At the End of Space and Time - um jogo sobre os resultados catastróficos de brincar com o continuum espaço-tempo!
De fato, este é um jogo sobre limpar a bagunça deixada no espaço pela tripulação anterior. Uma bagunça apelidada de “Chrono Fall” por jornalistas e trolls de IA da Web 5.0.
Pilotando naves espaciais eficientes, mas não muito rápidas – a classe SPARC – nos aventuramos nos confins do Universo. Aqui, em um tabuleiro tridimensional, encontraremos Fendas que consomem tempo e espaço. Estamos equipados com a mais recente tecnologia para neutralizá-los, incluindo a Chrono-Matrix. Esta invenção engenhosa nos permitirá não apenas prever o futuro, mas também modificá-lo. Esta é a primeira dimensão da nossa tarefa. A segunda dimensão é o estudo e/ou neutralização dos Fendas que aparecem constantemente. O conhecimento obtido deles permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto, Fendas não removidos bloquearão as rotas de viagem – o que não podemos permitir. Então, dividiremos nosso tempo entre atividades científicas e ações ofensivas.
A terceira dimensão gerenciará energia e tecnologia para que, antes que seja tarde demais, possamos construir uma estação espacial poderosa com os elementos encontrados em planetas vizinhos. O Protetor resolverá o problema das Fendas de uma vez por todas com um único impulso, mas para construí-lo, precisaremos de recursos das bordas do Universo.
Este não será um sábado preguiçoso.
Um domingo preguiçoso no espaço
Primeiro, precisa acostumar seus olhos ao tabuleiro, tão escuro quanto um buraco negro, com seu layout curioso e romboidal. E aos marcadores ainda mais escuros espalhados pelos nós.
Então, precisa se acostumar com as cartas incomuns e bilíngues. O conteúdo inglês-alemão parece ocupado nos componentes. Assim como com o tabuleiro, precisa encontrar ordem aqui, o que pode não ser aparente no início.
O resto é tranquilo.
Exploraremos o tabuleiro juntos em nossos SPARCs ligeiramente assimétricos, nos moveremos pela árvore tecnológica e manobraremos naves de transporte. Elas entregarão recursos à Terra, permitindo a construção de mais módulos do Protetor. A tarefa pareceria simples — apenas um jogo de pegar e entregar com etapas adicionais — se não fosse pelas Fendas. Após o movimento de cada jogador — Fendas. Durante a maioria dos Eventos — Fendas. Para onde quer que olhe, marcadores pretos bloqueiam conexões entre nós. Já é ruim o suficiente que as bloqueiem. Se dados de navegação ou Eventos nos fizerem colocar uma Fenda onde existe uma outra, nos aproximamos um passo da Catástrofe. Três Catástrofes depois, a estrutura espaço-temporal entrará em colapso e nosso jogo terminará... em um colapso completo.
Pronto para uma batalha científica de escala sem precedentes?
Incêndios acontecem no vácuo?
A jogabilidade em Chrono Fall gira em torno do gerenciamento de pontos de ações disponíveis — cristais de energia — e da criação de um caminho visível pela galáxia. As ações básicas são mover-se entre nós, investigar uma Fenda e neutralizá-la. No entanto, rapidamente ganhamos acesso a manobras mais avançadas por meio da árvore tecnológica. Nesta árvore e nas habilidades sinérgicas das facções, encontramos a garra de adamantium deste jogo: um cubo mágico vivo que gerará nossas ideias e estratégias para vencer.

Podemos desenvolver tecnologias em quase qualquer ordem — algumas exigem o desbloqueio de outras tecnologias primeiro. Novas descobertas melhorarão nosso movimento, facilitarão a análise de Fendas, permitirão o teletransporte e habilitarão a manipulação do tempo. Queremos viajar rapidamente? Ou preferimos ter uma influência maior nos próximos Eventos, vendo mais cartas futuras, alterando sua ordem ou até mesmo removendo-as completamente? Ou talvez gostemos de usar a Tecnologia Supercharge para eliminar Fendas à distância ou até mesmo remover grupos inteiros delas?
Chrono Fall requer combate a incêndios constantes de maneira semelhante a
Pandemic ou
The Plum Island Horror. Não haverá paz aqui. Em vez disso, enfrentamos uma verdadeira praga de Fendas. Não podemos ignorá-las, nem podemos eliminá-las completamente. Na melhor das hipóteses, podemos limpá-las sistematicamente e manter rotas entre planetas fornecedores de recursos e a Terra. Tempo e espaço não estão do nosso lado. A situação no mapa se torna cada vez mais complicada e os dados que determinam as coordenadas para novas Fendas são realmente implacáveis.
Vida na Beira de uma Fenda
Chrono Fall faz várias coisas bem, mas realmente se destaca em criar uma atmosfera de ameaça. De claustrofobia. De sufocamento em um espaço aparentemente infinito e multidimensional.
Os jogadores começarão a tremer rapidamente ao ver os marcadores de Fenda pretos e sem nome, anunciando não apenas dificuldades de movimento, mas também o fim iminente do jogo. Não queremos ficar presos, não queremos desperdiçar movimentos... mas também não podemos chegar a todos os lugares em tempo.

Escolher seus SPARCs sabiamente e combinar suas habilidades pode facilitar um pouco nossas tarefas... mas não garantirá uma vitória. E o jogo é difícil. Não em termos de regras, do manual de 32 páginas (é muito abrangente textualmente, com exemplos e ilustrações), da complexidade das rodadas ou do manuseio de Eventos. Vencer Chrono Fall é genuinamente desafiador com a sensação de trabalho lerdo (naves de transporte de recursos se movem a um ritmo de um campo por turno) e a rápida expansão de Fendas, que podem ser avassaladoras. Além de gerar novas Fendas no começo do turno de cada jogador, há Eventos que podem criar uma fileira inteira delas de uma vez. O que significa uma fileira inteira de oportunidades para avançar em direção à próxima Catástrofe.
Os marcos da Mão Invisível da Providência
Recompensas para módulos Protetores construídos, que são quase o oposto de Catástrofes – ajudam a aliviar a situação. Manipulações com a Chrono-Matrix, a correia de transmissão de Eventos, também ajudam. À medida que nos desenvolvemos, olharemos mais para o futuro e nos tornaremos melhores em prevenir esse futuro. Organizar cartas de Eventos de acordo com nossas capacidades e riscos aceitáveis é uma das muitas alegrias de Chrono Fall. Há algo incrivelmente emocionante em saber que um evento terrível nos espera em três turnos – e saber que temos a capacidade de atrasar esse evento. Além de atingir as metas atuais, podemos nos preparar para o que está por vir (ou não vir, se o impedirmos). O equilíbrio entre controle e ameaça é precário, mas sempre motivador. Podemos ajustar nossos instrumentos de navegação de acordo com a Chrono-Matrix, vendo exatamente onde um acúmulo inevitável de Fendas ocorrerá em breve. Essa medida aparentemente pequena dá aos jogadores um forte ímpeto para criar estratégias – e uma sensação ilusória de controle neste mundo imprevisível e hostil.

O jogo não é muito longo — leva uma boa hora com dois jogadores — e flui em um ritmo rápido, movido a hidrogênio. Consultas, Fendas, Eventos, ações, movimento do cargueiro, reabastecimento da Chrono-Matrix, pronto. Com boa coordenação, isso leva um ou dois minutos. Dada a quantidade de texto, ícones, trilhas e ilustrações que "atacam" os jogadores em Chrono Fall, isso é uma conquista por si só. A preparação e a desmontagem são aceleradas por caixas convenientes e claramente etiquetadas que contêm os componentes. Graficamente, o jogo é austero, frio e técnico, mas isso apenas enfatiza o tema e a dimensão científica da nossa expedição. Há alguns pequenos problemas com os componentes de madeira e suportes um tanto sem brilho, mas isso é pouco.
Grandes Problemas no Distrito Escuro
De facções assimétricas, passando pelo desenvolvimento de tecnologia e um extenso baralho de eventos, até cenários que diversificam ainda mais a jogabilidade com novos componentes,
Chrono Fall: At the End of Space and Time é uma mistura explosiva, que infelizmente explode no silêncio frio do espaço. Visualmente incomum a ponto de ser desagradável para alguns (ascetismo e minimalismo vs. rica iconografia e bilinguismo). E devido ao estúdio pouco conhecido, que não é apenas pouco conhecido, mas também dificilmente disponível.
Mas vale a pena olhar além das aparências.
O jogo combina exclusivamente o combate a uma ameaça com o estudo dela - domesticá-la. A cada movimento, vemos objetos pretos como azeviche do lado de fora da janela da nave espacial - objetos que podem nos matar nas rodadas seguintes. Nós os observamos durante nossos voos lentos e nunca sabemos realmente se é hora de neutralizá-los... ou se é o momento de nos aproximarmos, entendê-los melhor e usar esse conhecimento em benefício de nossa missão.
Chrono Fall pegou a mim e meus companheiros jogadores de surpresa, invocando sentimentos e usando mecanismos familiares de outros títulos "testados e comprovados", mas envolvendo-os em uma nova roupagem e enriquecendo-os com ideias interessantes. Não se trata apenas de combater incêndios e gerenciar riscos cada vez maiores. As viagens de SPARCs e cargueiros introduzem não apenas um elemento espacial duplo, mas também nos forçam a encontrar rotas de voo para várias naves simultaneamente - algumas controladas por todos os jogadores. As tecnologias diversificam nossos jogos e fornecem oportunidades para tentar diferentes maneiras de domar o elemento cósmico. As cartas de Evento, com seu nível cada vez maior de totalidade e persistência, exigem o planejamento de vários movimentos à frente e a divisão de tarefas entre os jogadores - quem chegará lá mais rápido? Quem está a caminho e quem deve lidar com outra coisa enquanto isso acontece?

A jogabilidade em Chrono Fall é um bom teste de nossa cooperação. Mas é um teste ainda maior de nosso pensamento estratégico. Os primeiros jogos quase certamente não terminarão em vitória. Existem muitas variáveis, os Eventos são muito mortais e as distâncias sempre parecem muito longas. A familiaridade com a árvore tecnológica é essencial para jogar bem. Encontrar as sinergias apropriadas entre as tecnologias e adaptá-las ao nosso estado atual de jogo é essencial para vencer. Mas mesmo no caso de uma derrota, a corrida contra o tempo é tão envolvente que é difícil sair da mesa com uma cara amarga.
Se gosta da atmosfera cooperativa de Pandemic ou do escopo cada vez menor de espaço disponível em
Atlantis Rising (second edition), Chrono Fall será uma excelente e única adição à sua coleção. É um jogo apertado e suado, onde cada hexágono atravessado vale seu peso em ouro – assim como cada ponto de energia gasto. O jogo não tolera ações desperdiçadas; os cristais de energia que obtemos precisam ser rapidamente gastos em uma das mega-ações, como remover um conjunto de Fendas ou voltar na trilha da catástrofe. Às vezes, pode até querer gastar alguns de seus cristais básicos, limitando suas opções para as próximas rodadas, até coletar novas fontes de energia do mapa. Embora comecemos devagar – literalmente, já que nossos primeiros turnos não nos levarão muito longe – a árvore tecnológica logo nos permite ganhar poder e impulso. E o mais importante, podemos fazer tudo do nosso jeito. De acordo com nosso estilo de jogo, a situação em nosso canto da Galáxia e as preferências dos jogadores na mesa.

O espaço é cheio de surpresas e perigos repentinos. Não podemos nos preparar para todos eles... mas podemos escolher nossos SPARCs e desenvolver tecnologias para pelo menos ter uma chance de lutar. O jogo certamente exigirá várias tentativas antes que os jogadores parem de se debater entre as Fendas.
Mais importante, ele encorajará retornos repetidos a Chrono Fall. Afinal, quem mais salvará o continuum espaço-tempo se não nós?
Prós:
+ Jogabilidade exigente, austera, mas envolvente
+ SPARCs disponíveis, preparação aleatória e diversos decks de eventos aumentam a rejogabilidade e a variedade
+ A árvore tecnológica inspira mais jogadas e testes de diferentes estratégias
+ Caixas de componentes bem pensadas
+ A ciência por trás do tema aumenta a imersão do jogo
Contras:
- O livro de regras poderia ser mais suave, simples e curto - ele contém tudo o que é necessário, mas às vezes as descrições são desnecessariamente longas (embora isso possa ser um problema com a tradução para o inglês)
- Cartas bilíngues são uma boa decisão de publicação, mas podem ser difíceis para os olhos dos jogadores
- Marcadores pretos em um tabuleiro escuro são uma escolha arriscada e, com iluminação abaixo do ideal, podem se misturar ao fundo, reduzindo ainda mais a legibilidade
- A qualidade das cartas e caixas é bastante mediana, como é o caso das naves de madeira, que estilisticamente não combinam com o resto
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Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
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