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  3. Leviathan Wilds
  4. Leviathan Wilds: Inspirado em Shadow of Colossus

Leviathan Wilds: Inspirado em Shadow of Colossus

Leviathan Wilds
  • avatar
    Ludopedia08/10/24 08:00
    avatar
    Ludopedia
    08/10/24 08:00
    2510 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9b857_yr0xju.jpg


    Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3353861/inspired-by-shadow-of-colossus-but-an-excellent-ga

    Leviathan Wilds, o primeiro jogo da nova editora Moon Crab Games é um jogo de construção de deck para 1-4 jogadores, onde trabalham juntos como Escaladores especializados em libertar Leviatãs da corrupção que os afligiu.

    Cada Leviatã é único e é representado por um baralho de cartas de ação e um cenário no livro Leviatã. Os jogadores podem escolher entre uma lista de 8 Personagens e 8 Classes misturando-os para obter o Escalador certo para o trabalho. Se já experimentou o videogame Shadow of Colossus, a premissa e a apresentação do jogo farão você se sentir em casa.

    Uma cópia do jogo foi fornecida pela editora para fins de análise.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/64762_yr0xju.jpg


    Componentes e livro de regras

    Leviathan Wilds é uma produção muito boa. Dentro da caixa, encontrará 8 meeples personalizados, 12 dados translúcidos em 2 cores, 2 marcadores de ataque em forma de coroa de plástico, 15 fichas de personagens (de papelão ou madeira, dependendo da versão do jogo que obtiver), mais de 200 cartas usadas pelos escaladores e leviatãs, bem como várias outras fichas.

    Existem 4 tabuleiros de jogadores que são de duas camadas, para manter fichas, cartas e cubos no lugar certo. Isso evita que tire as coisas do lugar, e o encaixe da carta também ajuda a impor as regras do jogo - a carta encaixada é relevante apenas para Pontos de Ação e resistências, e sua habilidade não é usada - o que é algo legal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bd10c_yr0xju.jpg


    A melhor parte sobre esta grande produção, no entanto, é sem dúvida o livro Leviathan encadernado em espiral que contém os "mapas" (ou seja, os leviatãs) em que joga cada cenário. Isso torna um novo Leviathan muito fácil de preparar, pois tudo o que deve fazer é pegar suas 6-7 cartas e se preparar para jogar. Outro toque bacana que realmente me impressionou é que todos eles se encaixam no insert maravilhosamente projetado, o que torna o jogo muito fácil de preparar.

    A arte, suspeito, será polarizadora. Por um lado, gosto bastante da aparência do jogo. Por outro lado, não ficaria surpreso se não fosse do agrado de alguém. Há uma "simplicidade", mas pessoalmente acho o visual bastante atraente, então vejo como algo positivo.

    No geral, é uma produção incrível, especialmente quando considera que este é o primeiro jogo da Moon Crab Studios. A equipe por trás dele tem muito pedigree, tendo trabalhado em jogos como Descent: Journeys in the Dark (Second Edition), Citadels (2ª Edição) e a Série Pandemic, então não é nenhuma surpresa que tenham acertado em cheio.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ce555_yr0xju.jpg


    O livro de regras faz um bom trabalho explicando o jogo. Ele te leva pelos conceitos principais primeiro e depois entra em mais detalhes. Também tem uma seção de FAQ que é muito bem-vinda. Ainda tinha algumas perguntas relacionadas a habilidades quando comecei a jogar, mas nada muito sério ou que quebrasse a jogabilidade.

    Os tabuleiros de jogador e leviatã também funcionam como bons auxílios e lembretes para coisas como estrutura de turno e restrições de ação.

    No geral, um livro de regras muito bom.

    Jogabilidade

    Leviathan Wilds é um jogo cooperativo onde 1-4 jogadores assumem o papel de Escaladores e tentam libertar um Leviatã enorme da corrupção que o aflige.

    Cada Escalador é montado misturando uma classe e um personagem. Sua classe contribui com 8 cartas para seu baralho e potencialmente uma habilidade especial relacionada a essas cartas. Seu personagem contribui com 1 ou 2 cartas para o mesmo baralho e lhe dá uma habilidade especial única. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/799e7_yr0xju.jpg


    Então, escolhe um cenário Leviatã para jogar virando o livro espiralado para as respectivas páginas, pegando as 5 cartas de habilidade do Leviatã e quaisquer cartas especiais necessárias. Leviatãs podem ter regras especiais conforme ditadas por suas cartas especiais.

    Os jogadores escalarão o Leviatã, atacarão os cristais (dados) que o estão corrompendo, tentando destruí-los todos antes que um de seus Escaladores seja nocauteado. Conforme o tempo passa, o Leviatã fica Enfurecido, tornando-se muito mais perigoso, então a velocidade é essencial.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/090cd_yr0xju.jpg


    Um turno consiste em ambos, Leviatã (inimigo) e Escalador (jogador) agindo. Uma rodada consiste em 5 turnos.

    Em um turno, primeiro revela uma carta de Ameaça, que dita como o Leviatã agirá. Normalmente, a resolução real desse efeito é adiada até depois que conseguir agir, mas algumas habilidades do Leviatã são ativadas imediatamente. Quando uma habilidade ataca uma área específica do tabuleiro, coloca um marcador de ataque lá para agir como um lembrete de onde o Leviatã mirou, o que significa que pode tentar evitar o ataque. Isso imita a sensação de videogame de ataques de chefes poderosos, mas evitáveis.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/82e14_yr0xju.jpg


    Então, o Escalador ativo joga. Você geralmente tem uma mão de 3 cartas, e todos devem jogar uma carta pelo valor de Pontos de Ação (PA), podendo jogar outras cartas pelas habilidades delas. Para ativar, coloca uma carta no tabuleiro de duas camadas, deixando apenas o valor de PA e suas resistências (os efeitos aos quais é imune neste turno) visível no canto superior esquerdo da carta.

    As ações disponíveis permitirão que se movimente pelo Leviatã, cure danos, ataque os cristais (chegando mais perto da vitória) ou até mesmo descanse para reabastecer seu baralho se estiver em pé em uma saliência. Descansar é importante porque, mesmo que compre 3 cartas a cada turno, sua pilha de descarte nunca é embaralhada de volta a menos que faça esta ação.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9817f_yr0xju.jpg


    Conforme escala o Leviatã, pode coletar cogumelos que são bônus de uso único, mas seu objetivo final é atacar os Cristais o mais forte e rápido possível.

    Durante seu turno, também pode jogar outras cartas de sua mão para usar suas habilidades. Essas cartas permitem que seja mais criativo com suas escaladas, execute ações extras ou até mesmo use habilidades que são exclusivas para sua classe ou personagem único. Jogar cartas extras é uma ótima maneira de ter turnos impressionantes, mas esgota seu deck mais rápido, o que o força a descansar com mais frequência.

    Depois de terminar, descarta sua carta AP e quaisquer outras cartas que possa ter jogado.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/002f5_yr0xju.jpg


    Então, é hora do Leviatã agir. Resolve o efeito de Ameaça da carta que comprou no início da rodada. Frequentemente, isso tem como alvo um local específico definido no início das rodadas, o que significa que você (e seus companheiros de equipe) podem ter conseguido sair do caminho do ataque. Outras vezes, o ataque terá como alvo um escalador específico, então o ataque sempre acertará, mas pode ser capaz de se preparar para ele ou forçá-lo a mirar em um Escalador mais adequado. Os ataques do Leviatã reduzirão sua saúde (que pode ser recuperada), aumentarão sua Praga (que é um efeito negativo quase incurável que acabará matando você), te empurrarão de volta para baixo ou até mesmo infligirão ferimentos que o atrapalharão até que consiga curá-los.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ec8e6_yr0xju.jpg


    Após a carta de Ameaça ser resolvida, o Escalador ativo pode descartar qualquer quantidade de cartas e então comprar outras 3.

    Uma coisa importante é que as cartas na sua mão podem ser usadas para sua habilidade no turno de qualquer jogador! Isso significa que pode usá-las para promover seus objetivos ou evitar efeitos de Ameaça mesmo quando não for o jogador ativo.

    Além disso, seu deck representa sua Pegada para o Leviatã. Se seu deck estiver vazio, você cai, sofrendo quaisquer efeitos de terreno pelos quais passar, e deve descansar para recuperar sua Pegada.

    Após uma rodada (ou seja, 5 turnos), embaralhará todas as 5 cartas de Ameaça criando uma nova fileira. No entanto, antes de fazer isso, aumentará o nível de Ameaça, “Enfurecendo” o Leviatã um número de cartas igual ao nível de Ameaça,  isso antes de começar uma nova rodada. Cartas Enfurecidas são mais fortes e difíceis de evitar. Conforme o nível de ameaça aumenta, seu inimigo fica mais forte e eventualmente o derrubará se demorar muito para destruir todos os cristais.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e6673_yr0xju.jpg


    Modo Solo

    O jogo pode ser jogado sozinho usando a variante oficial fornecida no livro de regras.

    Aqui, em vez de criar 2 escaladores conforme as regras usuais, cria um escalador "duplo". O que isso significa é que terá um único baralho com uma única classe, mas 2 cartas de personagens. Você terá 2 meeples de escalador, cada um com sua própria habilidade de personagem única e apenas um deles é o "escalador ativo" a cada turno, mas sua mão de cartas pode ser usada em qualquer escalador em qualquer turno.

    É um pouco mais fácil de executar do que ter que jogar com 2 escaladores completos, mas ainda mantém o Leviatã alternando entre qual meeple de escalador atacar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/678a5_yr0xju.jpg


    Experiência

    Tinha grandes esperanças para Leviathan Wilds e estou feliz em dizer que ele correspondeu às minhas expectativas.

    Primeiro de tudo, a produção parece ótima e as decisões de produto tomadas ajudam o jogo a ser mais jogável e mais divertido. Os auxílios ao jogador incluídos no tabuleiro tornam mais fácil lembrar das regras, os tabuleiros dos jogadores mantêm tudo no lugar, o livro encadernado em espiral torna a preparação de um Leviatã muito fácil, os meeples são distintos o suficiente, os dados ficam ótimos no mapa. Tantas boas decisões. Com os tokens de madeira atualizados da campanha do Kickstarter, o jogo parece ainda melhor (mesmo que a impressão no token de moeda do jogador seja quase invisível).

    Segundo, amei a variedade. Existem 8 personagens e 8 classes que embaralha e constrói, cada um contribuindo com diferentes cartas e habilidades para seu escalador. Só isso fará com que já volte ao jogo. Mas além disso, tem 17 Leviatãs para escolher e, deixe-me dizer, eles são únicos! O primeiro Leviatã é tutorial e o segundo não se distingue muito, mas a partir daí, fiquei emocionado ao descobrir cada novo Leviatã. Eles são únicos e divertidos,  te dando uma grande sensação de progressão. Como se isso não bastasse, a mini expansão do pacote Mutation adiciona maneiras variantes de jogar com os Leviatãs! Não cheguei a ele, mas a grande quantidade de variedade do jogo é fantástica.

    Agora, sobre a jogabilidade, já que a variedade não é muito relevante se aquilo que está variando não for divertido. O jogo permanece muito fiel ao tema de escalada. Sente-se relamente como um escalador enquanto joga - ou como eu, que nunca escalei, imagino que escalar seria. Subir é consideravelmente mais difícil do que descer, pode executar truques bacanas para evitar pontos complicados, escolher o caminho certo é importante e nem sempre uma escolha óbvia, evitar buracos gasta sua energia e ter um plano para descansar é crucial. Uma grande parte do jogo é gastar a quantidade certa de AP para chegar ao seu local e acionar as resistências certas na hora certa para evitar a maior parte dos efeitos do terreno. O uso oportuno de suas cartas com suas Habilidades ajudará em sua missão, mas precisa conservar sua energia, pois cada carta usada para um efeito especial é uma carta não usada para PA e vice-versa. É bem provável que sua progressão não seja linear, e que terá que cair para evitar ataques, subir cada vez mais alto para destruir um cristal antes de cair ou usar uma âncora oportuna para parar no lugar certo e cortar outro cristal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7a11c_yr0xju.jpg


    O sistema de gerenciamento de cartas é muito divertido. Na maioria dos turnos, só tem 3 cartas, mas descobri que isso já lhe dá muitas opções. Nem sempre é fácil escolher qual carta usar para quê, já que, novamente, é uma troca entre habilidade especial versus PA mais resistências. Para ampliar a matriz de "possibilidades", tem os cogumelos que coleta, que podem ser muito poderosos quando usados no momento certo e, para mim, provaram ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Além disso, o token "Focus" que, quando carregado, pode ser usado para aumentar qualquer efeito de carta em 1, lhe dá muita flexibilidade sobre como melhorar suas jogadas. Já que seu personagem não sobe de nível durante o jogo, coletar cogumelos e carregar seu Focus é uma maneira de acompanhar o medo cada vez maior do Leviatã.

    Os personagens e especialmente as classes também parecem muito únicos, como a classe “Coin Toss” (também conhecida como Jogador), cujos efeitos de cartas variam muito dependendo de qual lado a ficha de moeda cai, ou o Magus, que pode gastar fichas Arcanas para fortalecer suas habilidades.

    Tenho que dizer que estou especialmente surpreso que, embora o deck seja tão pequeno, seu personagem parece tão único. Cada deck tem no máximo 10 cartas (8 da classe, 1 ou 2 do personagem) e seu personagem lhe dá uma habilidade especial, apesar disso, seu personagem parece diferente de seus companheiros de equipe!

    O fato de seu deck ser tão pequeno também adiciona tensão ao jogo, pois torna a escolha de usar uma carta para sua habilidade mais difícil e te força a sempre procurar uma maneira de descansar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9f1ee_yr0xju.jpg


    Os Leviatãs também têm grandes personalidades próprias, como o Observador cujo olho precisa abrir para vencer, mas que fica mais forte enquanto está te olhando, ou a Colmeia que envia enxames de monstros menores atrás de você, forçando-o a gastar ações valiosas para derrotá-los ou ser mordido até a morte.

    Cada Leviatã é realmente um cenário único e isso ajuda a manter o jogo fresco toda vez que chega à mesa.

    O jogo também é propenso a finais climáticos. Lembro-me distintamente de um jogo contra a Colmeia onde tive que cair do alto no Leviatã, evitando seus enxames desagradáveis, usando cogumelos para ancorar e mover, sendo capaz de destruir o último cristal no último momento! Mais um dano ou mais um turno e teria perdido, mas graças às acrobacias do meu Escalador, consegui a vitória!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fd37d_yr0xju.jpg


    Joguei o jogo solo com 2 personagens e ambos funcionaram muito bem. Descobri que o jogo solo simplificado é mais fácil de executar do que jogar com 2 personagens e mãos separadas, devido à mão única de cartas ser mais fácil de planejar e te dar mais flexibilidade, já que todas as cartas podem mirar em qualquer um dos meeples.

    Estou muito curioso sobre como o jogo funcionará com contagens maiores de jogadores. Minha suspeita é que, embora o tempo de inatividade aumente, o fato de que as cartas de Ameaças podem afetá-lo a cada turno e que pode jogar cartas ou desencadear certas ações a qualquer momento, mesmo que não seja o escalador ativo, significa que os jogadores sempre estarão envolvidos no que está acontecendo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2d777_yr0xju.jpg


    Conclusão

    Leviathan Wilds correspondeu às minhas altas expectativas. É um ótimo jogo solo e cooperativo com tema único, bem executado e com muita variedade.

    A variedade, seja dos personagens que joga ou dos Leviatãs com quem luta, será um ponto de venda para o jogo. Se gosta do que está fazendo, tem muitas maneiras de mudar a maneira como faz. Sei que, para mim, fiquei feliz em descobrir um novo baralho toda vez que me sentava, fosse um Escalador ou um Leviatã.

    As escolhas na sua vez são interessantes, mas não esmagadoras, e deve estar sempre de olho no relógio, pois pode ter que fugir do inimigo ou dar uma mão a um companheiro de equipe, mesmo quando não é sua vez.

    Da jogabilidade à produção, estou impressionado com o primeiro lançamento do Moon Crab Studio e com certeza darei uma olhada em qualquer jogo que decidirem publicar a seguir.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/82a84_yr0xju.jpg


    Componentes: Excelente
    Livro de regras: Bom
    Fluxo de jogo: Ótimo
    Experiência: Excelente
    Conclusão: Excelente

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2aa78_yr0xju.jpg
    https://www.instagram.com/playityourself.boardgames/

    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • DiegoLima
    35 mensagens MD
    avatar
    DiegoLima08/10/24 14:23
    DiegoLima » 08/10/24 14:23

    Esse era um que precisava vir pro Brasil.

    4
  • arthurtakel
    1882 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel09/10/24 07:46
    arthurtakel » 09/10/24 07:46

    Joguei muito o shadow of colossus, o jogo é maravilhoso. Os colossus eram tão incríveis que dava até dó de destruí-los e a ambientação daquele jogo é simplesmente fantástica, os cenários e como você vai se corrompendo a cada vez que avança. O mundo é tão vasto naquele jogo que te dá uma sensação de ficar solitário e os únicos seres daquele mundo, além de você e seu fiel cavalo, são justamente os colossus que você tem que destruir. A cada colossus derrubado aquele mundo perde um pouco da sua magia. Ao final você deixa tudo mais pobre com seus atos e começa a sentir remorso por ter acabado com seres tão fantásticos.
    Sempre quis que tivesse uma versão de tabuleiro dele. Depois de ler o seu texto fiquei no hype para esse jogo.

    0
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