Senhores e senhoras, estou escrevendo isso as 00:15 da manhã, neurônios em economia de energia então perdoem os devaneios literários e português questionável. xD
Lembre-sem que esse post é melhor acompanhando com os vídeos/imagens que postamos no:
https://www.instagram.com/spieldesdjows
Se perder algum story você pode ver o Highlight completo também:
https://www.instagram.com/stories/highlights/17894781647997013/
A Manhã
Começando o dia testando meu passe de imprensa. Realmente da pra entrar 30 minutos antes e garantir aquele bônus estratégico para comprar os hotness com poucas únidades (a.k.a: Civolution). Ainda assim, fui burro e deixei acabar um outro jogo (vou comentar sobre em seguida). Foi bacana estar na fila de compra do Civolution e o Tomás designer do SETI ter me reconhecido (conversamos bastante ontem), fiz piada, pois ele estava andando com Galileo Galilei (outro design dele):
"Ué, ta comprando o próprio jogo?"
Ele disse que era pra fazer umas trocas depois. Cara simpático, vou ter que comprar o jogo dele só pela parceiragem (não faça isso em casa). Logo na sequência bati um papo breve com a @Carolpneves que também estava encaçapando alguns joguitos. Civolution comprado, acabei achando o Bottle Imp que conheci através do @marciusfabiani e que curti ALTOS. Agora numa versão bonita em vez daquela coisa horrorosa.
Depois disso, consegui conversar o Vital Lacerda, meu designer favorito cujo não consigo gostar de nenhum jogo. Sinto que Vinhos e o novo (Speakeasy) poderia mudar essa percepção. Consegui fazer uma homenagem para os nossos nobres do @Tipo War e além disso encontrei alguns leitores super simpáticos do Spiel des Djows. Um abraço para o @vmontanher e seu grupo. Sério, vocês não tem noção como conhecer o pessoal que lê nosso conteúdo é gratificante. @Djow_ eles viraram fãs de Hallertau, pois tu não parava de escrever a respeito.
Tietagem feita, meus amigos da Holanda chegaram e fomos jogar o primeiro Hype da feira: Minos: Aurora da Idade do Bronze. Curti, tem draft de dado que eu adoro e parece um jogo redondinho. Senti falta de uma interação ativa maior, deixe me explicar como eu vejo interação nos jogos de tabuleiro diferente do clássico Interação Positiva/Negativa.
- Interação Acidental: A maioria dos "Euros sem Sal" de hoje em dia, ao meu ver são isso. Tu pode dizer que são jogos "bem interativos", pois o que você faz até influencia bastante o que os outros fazem, mas isso é só uma consequência das suas escolhas, tem tanta coisa acontecendo (ou o número de ações é tão restrito) que você está totalmente concentrado no teu jogo, se isso afeta outra jogado, é um acaso. Exemplo: em alguns worker placement, você bloqueia o espaço, mas não necessariamente fazendo isso consciente que vai prejudicar outro jogador e POR ISSO fez essa jogada. Agricola por exemplo na maioria das vezes se enquadra nessa jogada, timing é importante (em raras vezes, pode ser o intencional, ver abaixo).
- Interação Intencional: O oposto, sua escolha é em função dos outros jogadores quase como motivação primária, ou 50/50 em relação a sua escolha. Power Grid é possível você comprar mais do que precisaria, só pra dar uma espetada no oponente, ou até mesmo em alguns casos comprar todos os recursos que tu sabe que o oponente precisa. Muitos dos leilões de fim de jogado são motivados sobre o que ou não seu oponente pode comprar. No Pax Pamir ou jogos inerentemente agressivos como Root, quase todas as suas fontes de interação são intencionais (e algumas Negativas, que precisam ser MUITO BEM DOSADAS para não virar um Munchkin).
Minos parece ser um excelente exemplo de grandes fonte de Interação Acidental, desde o draft de dados, cartas, as corridas por locais no mapa. O jogo é bem apertado para você escolher uma ação com a intenção de prejudicar alguém, isso é consequência. Existe sim espaço para uma intersecção: você escolhe o que é bom pra você e RUIM para o seu oponente (ação ideal), mas eu diria que isso é raro.
Quer dizer que eu não vá gostar de nenhum jogo assim? Não, adoro Ark Nova e Um Banquete a Odin, mas normalmente eu sinto falta, e pra um jogo relativamente grande e "pesadão", gostaria disso. Vou passar essa compra, mas é um ótimo jogo. Nota 8, estou afim de jogar de novo, mas provavelmente cairia pra uma Nota 7, jogo se me convidarem, mas o convite não vai partir de mim. Tenho a impressão que o SETI cai na mesma situação.
A Tarde
Depois daquele almoço bacana (você pode trazer suas marmitas para poupar uma grana), jogamos um jogo que explodiu minha cabeça. Panda Spin. Sério, só não é Nota 10, pq não tenho ele pra jogar várias vezes e confirmar, mas é no mínimo um Nota 9, já que to fazendo uma propaganda incrível. Tichu Killer. Regras do Tichu: quem limpar a mão primeiro ganha, e você faz isso liderando combinações de cartas a la poker (conjuntos, sequências, conjuntos de sequências, bombas, cartas únicas). Qual o twist? As cartas tem o lado superior (fraco, baralho normal) e o lado turbo (com efeitos especiais), se você perder uma vaza com o lado fraco, suas cartas voltam pra sua mão porém rotacionadas (daí o nome do jogo), e com o lado poderoso. Exemplos de coisas no lado poderoso:
- Uma carta com 2 ou 3 números. Exemplo: UMA carta que conta como uma trinca de 10s.
- Uma carta com 1 número e um coringa. Exemplo: UMA carta que conta como 9, e um coringa. Digamos que tu tenha um 8 e um J além dessa carta, você joga ela como um 9,10 e pode fazer uma sequencia de 8, 9, 10, J.
- Pequenos efeitos como ganhar um ponto, descartar uma carta extra e por ai vai.
Sério. Um espetáculo, Tichu pra mim é um jogaço, mas só funciona em 4P, aqui você consegue jogar em diferentes contagens e parece funciona BEM. Pena que ESGOTOU, e qual a tristeza? Pela manhã quando comprei o Bottle Imp eu estava na loja que tinha o jogo e passei batido..... NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Depois dessa tristeza, fui lá comprar o O Senhor do Anéis: Duelo pela Terra Média. Pelo menos esse ainda estava em estoque.
Tivemos nossa Live Des Djows (que você pode acompanhar no Instagram), onde fiz um resumo do que estava acontecendo até aquele momento e andar pela feira. Daí eu emendei uma ida no estande do Saashi & Saashi e comprei o novo jogo 1 A.M. Jailbreak, vazinha bem simpática na mesma vibe do Panda Spin: limpe sua mão primeiro e ganhe. Sólido filler: 8/10. O que realmente esquentou meu coração foi ver que a Takako (artista) me reconheceu de longe e veio falar comigo antes de eu falar com ela. Caraca, como fiquei feliz com isso. Conversamos um bucadinho e como sempre ganhei minha fotinho e assinatura no novo jogo. Desculpem, aqui talvez eu não seja imparcial, não consigo não gostar dos jogos deles (mentira: Come Sail Away! é medíocre).
Fim do dia.
A Noite
Fui jogar com meus amigos e outros brazucas gringos num hotel. Jogamos Bottle Imp e Dream Diary. Este último, um Dixit co-op com um tweak diferente. Divertido, jogaria de tempos em tempos, mas não sempre, perfeito pra ocasião que estávamos (quase dormindo e já sonhando na vida real). Nota 6.
Compras Extras
- Endeavor: Deep Sea: Potencialmente "mais um euro bonito" (e bota bonito nisso). Comprei pela oportunidade do Deluxe KS, mas no passado já quis comprar o Endeavor original. Gosto do tema, é bem bonito, parece ter uma pegada interessante onde os espaços de ação vão acabando porém você vai explorando nosso espaços de ação. Chance BOA de ser só um 7, mas vamos ver. Tem bastante interação positiva por essa questão de "worker placement que não volta mais". Talvez seja o suficiente pra acalmar meu coração.
- ITO: Party game de 10, para ir jogar com os civis em aniversários diversos.
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É isso galera, até amanhã. E não percam a nossa live: mesmo horário 12:10 Brasil, a última do evento. Tragam suas dúvidas e venham curtir de 30 minutos à 1 hora de puro non-sense.