Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3249900/expanding-my-horizons-a-grahams-games-review
Não pensei que teria
Imperium: Horizons.
Imperium: Clássicos (e
Imperium: Lendas) são meus jogos favoritos de todos os tempos e tenho 84 partidas no currículo, a maioria solo. Considerando que estou tão contente com o que tinha, precisava de mais Imperium na minha vida? Haveria coisas novas e diferentes o suficiente para valer a pena?
A resposta é um enfático “sim”. Isso é tudo o que amo sobre o sistema Imperium. Para o resto desta análise, assumirei que conhece os princípios básicos de como o Imperium funciona e focarei no que penso sobre as partes que são novas e diferentes de antes.
Primeiro, o módulo de troca. Ele é listado como um módulo opcional, embora 6 das 14 facções incluídas na caixa Horizons exijam que o use. Eu o incluí na minha primeira partida e continuei a fazê-lo em todos os jogos desde então.
O livro de regras sugere que os jogadores eventualmente desejarão incluir o módulo de troca com mais frequência. Como um jogador experiente de Imperium, concordo de todo o coração. Adoro o que essas cartas adicionais adicionam ao jogo e como isso incentiva alguma interação positiva do jogador. Não sinto falta da abundância de cartas de ataque impactando negativamente outros jogadores, embora sempre tenha gostado de pensar fora da caixa contra certos oponentes (por exemplo, contra bots que forçam a retirada de terras, muitas vezes vou para a glória da história e desisto do deck de fama completamente devido a ele se tornar cada vez mais ineficiente).
As rotas comerciais fornecem opções adicionais interessantes que, dependendo da rota em questão, podem alimentar bem a estratégia geral da sua civilização. Usá-las torna um jogo já longo um pouco mais longo, no entanto, acho que vale muito a pena.
O jogo é um devorador de mesas. É retratado aqui em cima com um tapete de jogo X-Wing. O módulo de comércio solo usa uma tabela impressa na parte de trás do livro de regras, ocupando mais espaço.
O novo baralho de mercado é muito bem projetado. Acabaram-se as cartas de ação adicionais fixas (estou olhando para você, Misticismo) e há novas cartas que interagem com o comércio e novos ícones em algumas das cartas de terreno (notavelmente bestas e oceanos). Tudo isso me fez sentir como se estivesse aprendendo um novo jogo. Um jogo familiar, mas do qual sou muito menos adepto. Levará algum tempo para aprender as novas cartas de mercado e descobrir os combos potenciais, portanto, os jogos de Horizons estão parecendo novos e emocionantes.

Falando em novo e emocionante, fiquei impressionado com o quão boas são as novas civilizações. Meu conhecimento sobre povos antigos (e modernos) estava em algum lugar entre limitado e inexistente. Estou fascinado por essas civilizações; quem são os Magiares? Qual é a diferença entre as dinastias Tang e Qin? Quem eram esses personagens influentes na civilização Gupta? Classics e Legends despertaram um interesse em descobrir um pouco mais e Horizons está fazendo o mesmo.
As civilizações que experimentei até agora jogam de forma muito diferente uma da outra e diferente das de Classics/Legends. Mesmo que não tivesse os outros 2 conjuntos, há variedade suficiente. E suficiente para explorar apenas em Horizons pode manter até o mais ávido fã de construção de decks feliz por um longo, longo tempo.
Se tiver Classics/Legends, há ainda mais valor a ser encontrado na caixa Horizons. 49 cartas de substituição para aquelas em Classics/Legends estão incluídas e a primeira coisa que fiz ao abrir foi substituir as 49 cartas que foram alteradas e atualizadas. Não costumo misturar/combinar civilizações de caixas diferentes, mas estou feliz com o patch/atualizações para minhas amadas caixas Classics/Legends. Também há cartas de mesa de bots fornecidas para todas as civilizações Classics/Legends, além daquelas em Horizons.
Como um jogador solo de Imperium, estava ansioso para ver como seriam esses bots. Estou feliz em informar que as cartas de referência são uma grande melhoria na qualidade em comparação com as tabelas impressas nos livros. Os bots em Horizons na minha dificuldade soberana preferida também são mais desafiadores do que aqueles em Classics/Legends.
Estou sentado em uma taxa de vitória de cerca de 65-68% em mais de 80 partidas em Classics/Legends. Até agora com Horizons, estou sentado em uma taxa de vitória de 20% com 2 vitórias em 10 partidas. A maioria dos meus jogos até agora resultou em perda por colapso. Isso se deve em parte a ter vários embates contra os Cultistas e os Tang e não perceber o quão agressivamente eles podem queimar a pilha de agitação! Isso também se deve em parte ao aprendizado das rotas comerciais e do baralho de mercado e ao uso de civilizações novas e desconhecidas. Estou adorando o desafio proposto, especialmente por não poder tomar como garantido evitar o colapso, e meu entusiasmo pelo sistema Imperium está queimando mais forte do que nunca.
Imperium Horizons é a melhor caixa Imperium até agora. Há regras incluídas para personalizar o jogo de acordo com sua preferência, por meio do módulo de comércio, cartas de ataque, variante mais curta e modo de prática. As civilizações são diversas e desafiadoras, o baralho comum é o melhor até agora e o livro de regras foi aprimorado. Imperium é meu jogo favorito de todos os tempos e o melhor jogo solo que já joguei também. Acho que a única pergunta que resta é: recomendo Horizons como a caixa para novos jogadores?
Hmm. Quase, mas realmente acho que se você é totalmente novo no sistema, ainda recomendaria pegar Imperium Classics primeiro e aprender com o livro de regras Horizons (disponível online como um pdf). Isso ocorre porque Imperium é um jogo complexo e as civilizações em Classics "principalmente" seguem as regras fundamentais e os efeitos das cartas são um pouco mais simples.
Se já jogou Imperium antes, talvez contra um amigo que tem uma cópia e gostou, então mergulhe em Horizons. Comprei o meu por menos de £40 (preço no Reino Unido) e há muito jogo aqui. É a melhor caixa, desde que saiba que vai querer investir tempo explorando tudo o que ele tem a oferecer. Caso contrário, Classics - Horizons - Legends seria a ordem que eu recomendaria adquirir esses jogos.
Nigel Buckle e David Turczi levaram o sistema Imperium a novos patamares. Há muito mais a oferecer aqui do que simplesmente mais do mesmo. Sim, algumas das "falhas" permanecem; ainda é um jogo muito longo, NUNCA o ensinaria para 3/4 jogadores (eu só jogaria em 3/4 onde todos têm experiência com o sistema) e há barreiras de entrada como as palavras-chave etc.
A pontuação pode ser um pouco complicada no começo. Há um aplicativo na web disponível para ajudar, embora eu goste de fazer as contas sozinho. Fica mais fácil com o tempo e encontrará sua maneira preferida de lidar com isso.
Suas primeiras uma ou duas partidas podem ser longas e desafiadoras (embora Horizons até tente resolver isso com o modo de prática e a variante mais curta). Passe por elas e será recompensado repetidamente com um jogo de tabuleiro fabuloso, desafiador, temático e pensativo, tanto que vai querer continuar jogando.
Para mim, este será o melhor jogo de 2024. Não é todo dia que o jogo favorito de alguém se torna ainda melhor; simplesmente não consigo acreditar que quase não o comprei. Comprei e está provando ser uma das melhores compras que já fiz.
Por Graham S
Traduzido*** por
Marcelo GS
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