clebercastilho::Não tenho o jogo ainda, mas assistindo gameplays em 2 players, realmente achei que os dados sobem pouco de valor.
Achei interessante sua variação, pois ela meio que simula outros jogadores.
Seria legal se o designer viesse aqui opinar ou até mesmo nos dizer se essa variante foi considerada e testada durante os playtests.
Fala Cleber, Blz?
Sou o Daniel, autor do Marajoara!
Na verdade eu tenho trocado uma ideia tem um tempo com o Wanderlei (autor do tópico) sobre isso hahaha.
A nossa ideia foi deixar o mais enxuto possivel de regra o jogo, por isso optamos por não trazer variavel (e explico um segundo motivo no final). Porém algumas variantes foram testadas sim que dão um boost para o jogo de 2 jogadores e que você pode usar. As alterações que eu cheguei a fazer foram:
- Utilizar as fichas de outras cores nos locais de marcadores que ficarão vazios. Estes espaços contam como espaços +1.
- Ao gastar um dado, ele vai para o carrinho acrescentado de +1 de força, ou seja, se gastou um dado vermelho 3, ele vai pro carrinho como 4.
O que conversei com o Wanderlei para deixar mais direto ao ponto foi de ao invés de fazer este pulo, fazer como é o jogo solo: Depois de efetuar o pulo e pegar o dado que foi pulado, o jogador deve aumentar em +1 qualquer dado adjacente ao dado que foi usado para pular (qualquer dado q esteja nos 8 espaços em volta do dado). Eu creio que essa forma pode ser a forma que menos impacta no gameplay e pode trazer uma camada estratégica adicional interessante.
Vale porém um disclaimer importante: Este jogo é um jogo que apesar de ter regras faceis, ele tem algumas camadas estratégicas que você vai pegando. É normal que na primeira partida, você faça algumas besteiras, não entenda como otimizar seus dados, suas jogadas e por consequencia, a primeira e até segunda partida podem ciclar menos os dados e ficar mais travada (e inclusive normalmente essas partidas tendem a ser mais rapidas). Com o tempo, você vai aprendendo algumas lições de otimização interessantes que vão fazer naturalmente com que os dados fiquem maiores e o jogo fique menos "apertado". Por exemplo: as fichas de pesquisa são extremamente importantes, assim como as trilhas, eles vão fazer com que seus dados cresçam de forma muito mais rapida. Uma vez que você entende como otimizar suas jogadas com as fichas, automaticamente o jogo começa a ciclar mais rapido.
Alguns gameplays que tem de 2 na internet, dá pra sentir essa diferença de um jogo mais travado e outro não por estas caracteristicas (Mas claro, ainda sim de 2 cicla menos mesmo).
Bom, dito isso, fiquem livres para propor variantes e jogarem como acharem mais confortavel, utilizando qualquer uma das variantes descritas por aqui. O importante é se divertir =)
Grande abraço!