De acordo com o site BoardgameWire David Petri da CMON renuncia ao cargo de COO.
A editora de
Zombicide, CMON, está perdendo seu diretor de operações (COO), David Preti, após o profissional de 54 anos entregar sua demissão na semana passada, citando “outros compromissos de trabalho” não especificados.
David Preti desempenhou um papel crucial na expansão das operações tanto da Galápagos Jogos quanto da CMON. Na Galápagos, ele ajudou a trazer uma série de jogos internacionais para o mercado brasileiro, fortalecendo a distribuição de jogos de alta qualidade e ajudando a moldar o crescimento desse mercado no Brasil.
Atualmente, Preti supervisiona o desenvolvimento e a produção de jogos na CMON, o estúdio de jogos de tabuleiro focado em miniaturas, que teve grande sucesso na última década com campanhas multimilionárias no Kickstarter para títulos como
Marvel Zombies,
Rising Sun,
Bloodborne: The Board Game, além de várias edições da franquia
Zombicide.
Ele entrou na empresa como diretor criativo em 2016, antes de ser nomeado COO em 2018 e se tornar diretor executivo da CMON em 2022.
Durante o mandato de Preti como COO, a empresa reestruturou seu modelo de distribuição, com a Asmodee se tornando sua distribuidora mundial de língua inglesa – uma mudança que, segundo ele, em sua página no LinkedIn, “gerou um grande influxo de dinheiro para a empresa e simplificou muito nossas operações e custos”.
Ele também esteve envolvido no fechamento de novos acordos de licenciamento com empresas como Mattel, Netflix, CD Projekt Red e Marvel, via Spin Master, para criar jogos utilizando as propriedades intelectuais dessas empresas.
O último acordo foi particularmente lucrativo para a CMON, com campanhas no Kickstarter para vários jogos do
Marvel United e uma versão Marvel de
Zombicide arrecadando um total combinado de 22,6 milhões de dólares desde 2020.
No início deste ano, a CMON fechou uma mudança significativa em sua operação de financiamento coletivo, encerrando 12 anos de campanhas no Kickstarter em favor da assinatura de um acordo de exclusividade com o rival de financiamento coletivo Gamefound.
A empresa arrecadou mais de US$ 108 milhões no total no Kickstarter em quase 60 campanhas, começando com a primeira edição de Zombicide em abril de 2012.
A mudança da CMON para a Gamefound teve um início relativamente lento, com suas campanhas H1 para
Masters of the Universe: The Board Game – Clash for Eternia,
Degenesis: Clan Wars e
God of War: The Board Game marcando a primeira vez desde o final de 2018 que a empresa teve três campanhas de financiamento coletivo abaixo de US$ 1 milhão consecutivas.
A empresa teve um segundo semestre do ano muito mais bem-sucedido em crowdfunding até agora, no entanto, arrecadando cerca de US$ 1,8 milhões para a campanha A Song of Ice & Fire: Tactics – A Tabletop Miniatures Skirmish Game que financiou o jogo
A Song of Ice & Fire: Tactics – Battle of the Trident, e mais de US$ 4,4 milhões para
DC Super Heroes United.
Outros desenvolvimentos notáveis para a CMON este ano incluíram
a compra da Japon Brand, o coletivo japonês de jogos de tabuleiro que apresentou ao mundo
Love Letter e
Machi Koro, e a compra dos direitos de propriedade intelectual de um par de projetos paralisados no Kickstarter da problemática especialista em crowdfunding Mythic Games.
A CMON disse em uma declaração à bolsa de valores de Hong Kong que Preti mudaria imediatamente para uma função de diretor não executivo, afastando-o da gestão diária do negócio, acrescentando que ele havia servido um aviso para renunciar ao cargo de COO a partir de 9 de março do ano que vem.
A empresa não respondeu aos e-mails da BoardGameWire perguntando sobre seus planos e cronogramas para trazer um novo COO e diretor executivo, e como as mudanças poderiam afetar a estratégia da CMON para 2025.
Uma breve declaração do conselho da CMON enviada ao HKEX disse: "O conselho gostaria de expressar sua gratidão ao Sr. Preti por suas contribuições durante sua gestão como diretor executivo e diretor de operações da empresa e dar as boas-vindas ao Sr. Preti em sua nova função como diretor não executivo."
A equipe de diretores executivos da CMON agora é composta pelos co-CEOs Ng Chern Ann e David Doust, e pelo CFO Koh Zheng Kai.
No início deste mês, a BoardGameWire relatou que a receita de meio de ano da CMON caiu pela primeira vez desde a pandemia, com a queda nos lucros no atacado afetando os resultados do primeiro semestre da empresa.
A CMON registrou uma receita de pouco mais de US$ 15,9 milhões no primeiro semestre de 2024, queda de 24,9% em comparação com os cerca de US$ 21,1 milhões registrados no mesmo período em 2023.
Isso continua sendo uma quantia significativa de receita dentro da indústria de jogos de tabuleiro, apesar da queda. No início deste ano, a Stonemaier Games, a editora de títulos populares, incluindo
Wingspan e
Scythe, revelou que teve receitas totais de US$ 16,7 milhões para todo o ano de 2023.
A renúncia de Preti ocorre dois meses após o gerente de marketing da CMON, Silvio Martins, deixar a empresa após quase cinco anos no cargo.
Matéria retirada do site
https://boardgamewire.com/index.php/2024/09/19/cmons-coo-david-preti-is-resigning-after-eight-years-at-the-company/