Em 24 de abril de 2024, a CMON Limited anunciou um acordo com a Japon Brand General Incorporated Association para adquirir a Japon Brand.
Do comunicado de imprensa:
"O novo presidente da
Japon Brand será
野村紹夫 (
Akio Nomura), que atua como designer de jogos de tabuleiro há muitos anos e atuou como membro do conselho no antigo sistema. Nomura descreve suas aspirações da seguinte forma:
"A situação em torno da indústria de jogos analógicos do Japão continuou a mudar nos últimos dez anos. O número de pessoas que expõem no exterior por conta própria aumentou, e o número de compradores estrangeiros que visitam o
Game Market também aumentou. No entanto, , para muitos artistas individuais, o “estrangeiro” ainda está muito distante devido às circunstâncias sociais e económicas. Espero que a existência da Japon Brand continue a ser uma fonte de esperança para eles. Com o apoio da CMON, esperamos estar ainda mais ativos do que nunca.”
David Preti, COO da CMON Limited, também comentou: "A Japon Brand sempre foi uma grande embaixadora do design de jogos japoneses no mundo. Esse espírito é extremamente importante e estamos honrados por fazer parte dessa longa tradição."
Para aproveitar ao máximo a sinergia com a CMON, a Japon Brand está construindo uma estrutura de negócios e, sem perder o espírito tradicional, continuará se esforçando para transmitir ao mundo as maravilhas dos “jogos japoneses”.
O conglomerado de mídia KADOKAWA comprou a Arclight Games, que publica jogos e revistas relacionadas a jogos, possui lojas de jogos e gerencia convenções de jogos no Japão, incluindo o Game Market.
Do comunicado de imprensa:
O Grupo KADOKAWA está promovendo a estratégia básica de "Mistura Global de Mídia com Tecnologia" em seu plano de gestão de médio prazo que termina em março de 2028, a fim de melhorar seu valor corporativo no médio e longo prazo. Como medida importante para esse fim, além de aumentarmos o número de pontos de IP (propriedade intelectual) que criamos dos atuais 5.500 pontos para 7.000 pontos por ano, aceleraremos ainda mais o mix de mídia para aumentar o LTV (lifetime value) de cada um desses IPs. Nosso objetivo é maximizar o LTV.
A Arclight opera a Hobby Station, que possui uma das principais redes de lojas da indústria de TCG e possui fortes capacidades de planejamento e desenvolvimento que criaram obras originais populares, bem como know-how no gerenciamento do maior evento de jogos analógicos do Japão. Além disso, possuímos muitas licenças nacionais para jogos analógicos mundialmente famosos.
KADOKAWA também está envolvido no negócio de jogos analógicos há algum tempo, e クトゥルフ神話("Cthulhu Mythos TRPG''), feito em colaboração com Arclight desde 2004, é um trabalho representativo neste negócio. Além disso, colaboramos com Arclight em 2022 lançando モンスターイーター ~ダンジョン飯 ボードゲーム~ ("Monster Eater: The Dungeon Meshi Board Game"), que é baseado no mangá ダンジョン飯 ("Dungeon Meshi").
Ao receber Arclight no grupo, expandiremos o gênero de mix de mídia de IP popular de propriedade da KADOKAWA, ou seja, aceleraremos a comercialização de jogos analógicos, e também promoveremos novos jogos por meio do maior evento de jogos analógicos do Japão patrocinado e operado por Arco voltaico. Ao descobrir desenvolvedores e escritores, pretendemos expandir ainda mais o número de pontos de criação de IP e acelerar o crescimento do grupo.
Leia a matéria oficial em: https://group.kadokawa.co.jp/information/news_release/2024042602.html