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Dungeons of Doria é um dungeon crawler cooperativo de caixa grande para até seis aventureiros. Não há necessidade de um Mestre (DM): os jogadores de 1 a 6 escolhem uma missão e trabalham em seus cenários - por exemplo, para encontrar os artefatos pertencentes ao Ceifador...
Embora haja um mapa mundial geral para Doria, está na verdade jogando em um tabuleiro modular em evolução montado a partir de peças. Há um grande saco de dados de 10 lados e suportes coloridos para todos os heróis e monstros. O jogo vem com um livro de 20 cenários individuais que pode jogar sozinho como jogos autônomos ou encadeados para criar uma campanha, mas também há quatro missões distintas, cada uma das quais forma uma mini campanha, pois geralmente é composta de pelo menos oito cenários. E a maneira como o jogo funciona significa que pode repetir missões alegremente sabendo que elas nunca serão jogadas da mesma forma na segunda ou terceira vez.

Há uma infinidade de fichas e isso pode parecer à primeira vista uma sobrecarga de regras pesadas, mas o jogo vem com um Guia de Início Rápido e, com isso, descobrimos que estávamos prontos e funcionando bem rápido, apenas confirmando detalhes das regras quando consultas e efeitos condicionais surgiam nos textos das cartas. Veja bem, há muitas cartas...
Uma característica central do design de Viktor Ahrens para
Dungeons of Doria é a trilha de iniciativa central que acomoda todos os heróis e monstros que encontra. É sempre a vez do herói ou monstro com mais pontos de iniciativa. Isso por si só não é incomum, mas a inovação aqui é que cada ação incorre em um custo em pontos de iniciativa, ela então move você para baixo na trilha... Seus personagens heróis se desenvolvem conforme sobem de nível no jogo e, como em
Dark Souls: The Board Game, muitas vezes precisará seguir um caminho de nivelamento específico para obter os atributos necessários para usar as armas mais poderosas que encontrar entre os saques.
É uma grande vantagem ter um jogo de aventura onde todos os jogadores estão no mesmo time em vez de ter um jogador agindo como o Mestre facilitador ou como um oponente assimétrico. Enquanto a maioria dos dungeons crawlers incorpora alguma forma de nivelamento para semear os monstros que encontra,
Dungeons of Doria evita isso em favor de um sistema deliciosamente aleatório baseado em cartas que pode significar que seu grupo encontre itens valiosos virtualmente desprotegidos ou, tão provável quanto, joga os aventureiros imediatamente aos pés de um adversário muito poderoso com vários modificadores aprimorados! Alguns acharão isso irritante, mas, em nossas partidas no Board's Eye View, a maioria dos jogadores sentiu que isso aumentava a emoção do jogo: você realmente não sabe o que vai encontrar. Dungeons of Doria então é um dungeon crawler que encoraja a improvisação conforme os jogadores respondem às situações frequentemente memoráveis que o acaso gera para eles.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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