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Anteriormente, jogamos
Justice e
Tolerance da Dragon Dawn Productions aqui no Boards Eye View. Ambos são jogos de vazas/truques complicados. Criado por Ren Multamaki,
Verdun é o título mais recente desta série. É um jogo de cartas para dois ou quatro jogadores (duas equipes de dois) com tema em torno da batalha da Primeira Guerra Mundial em 1916 entre as tropas francesas e alemãs. A Batalha de Verdun resultou em grandes baixas (cerca de 350.000 ou mais de cada lado) e foi travada ao longo de um período de quase 10 meses. Pode jogar este novo jogo da DDP em cerca de 30 minutos.
Verdun é jogado usando um baralho de cartas de tropa classificadas de 2 a 13 mais um General (jogável como 1 ou 14) e um Espião, que duplica o valor da carta jogada anteriormente de uma vez. Há cartas de tropa nos naipes francês e alemão. Além disso, o baralho de compra inclui algumas cartas de naipe amigável que contam como seu naipe. Os jogadores têm um conjunto de fichas de fortificação com um valor numérico (0 a 7) em seu verso e fichas de ativos com valores ocultos de 1 a 7. No início de cada rodada, os jogadores colocam suas fichas de forma que cada ativo fique posicionado atrás de uma ficha de fortificação.

Recebem uma mão de 12 cartas. Para cada carta, a equipe que lidera é considerada a atacante e eles escolhem qual das fortificações do oponente estão mirando. Cada jogador joga uma carta de sua mão e os totais do atacante e do defensor são comparados. Se o total do atacante for menor ou igual ao dos defensores, o ataque falha. Se exceder o total dos defensores, a fortificação alvo é virada e revelada e seu valor numérico é adicionado à defesa.

A Batalha de Verdun na Primeira Guerra Mundial foi especialmente memorável por suas pesadas baixas e este jogo representa esse desgaste através dos efeitos de ganhar ou perder. Embora um ataque bem-sucedido possa ganhar o ativo de pontuação e fichas de fortificação do time adversário, até mesmo o vencedor da batalha sofre baixas na forma da carta de menor valor jogada de seu naipe; o lado perdedor perde a carta de maior valor em seu naipe. Todas as cartas de tropa mostram caveiras nelas (1-5) e isso se transforma em pontos negativos no final do jogo.

As mãos de cartas dos jogadores são distribuídas de um baralho que inclui ambos os naipes, então é provável que tenha várias cartas que beneficiam seus oponentes em vez do seu próprio lado. Terá que jogá-las em algum momento, então a reviravolta neste jogo é descobrir quando é melhor jogar essas cartas; com toda a probabilidade, conceder uma batalha. A outra reviravolta é com as cartas "Táticas" que são concedidas ao jogador que jogou a carta sobrevivente de maior classificação, independentemente do naipe. Os jogadores podem adicionar uma carta Tática a uma batalha e seu efeito anula as regras comuns, então o uso astuto de cartas Táticas pode ajudar a mitigar a potencial responsabilidade de jogar cartas que parecem beneficiar o lado oposto:
- Ataque Aéreo adiciona +3 ao total do seu lado, independentemente do naipe que jogou
- Gás mostarda significa que cada lado perde uma carta adicional
- Artilharia significa que todas as cartas tornam-se vítimas
- Iscas significa que você perde apenas sua carta de menor valor, independentemente do resultado ou de outros efeitos de cartas táticas
- Estratagema pode ser jogado como uma resposta para cancelar o efeito de outra carta Tática.
Não há regras pesadas para jogar
Verdun, então este é um jogo que pode jogar direto da caixa. Gostaríamos apenas de ter visto os efeitos táticos das cartas impressos nas cartas: como recebemos um protótipo, os jogadores tiveram que consultar as regras quando ganharam uma dessas cartas. Embora a jogabilidade seja simples, há dilemas reais sobre como melhor fazer uso da mão aparentemente inútil que recebeu.
Com apenas dois jogadores, cada jogador tem seu próprio parceiro fictício. Isso funciona, embora para nós
Verdun esteja no seu melhor com as interações sutis de seu jogo em equipe de duplas. É uma ótima adição à gama de jogos de cartas de "vazas/truques" da DDP, e é o mais fácil dos três para aprender e jogar.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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