Acho que esse é um tipo de cast dos mais importantes hoje em dia. Com tanto jogo lançado hoje em dia, muita coisa passa fora do radar dos outros. Fora que, a depender do hype de um jogo, todos os canais falam daquele jogo X que será lançado e o jogo Y que será lançado no mesmo período é preterido e desprezado. Daí meus Parabéns! por colocar em holofote nessas pérolas escondidas. Isso não é problema do Brasil. Basta ver que a maioria das coleções dos jogadores só tem jogos no top 1000 ou, no mínimo, tem a maior parte da coleção nesse range. A título de exemplo: eu tenho uma pequena coleção de jogos base:
- 12% está no Top 100, 68% está no Top 1000, 6% não está ranqueado e 5% está abaixo do Top 10 mil. 50% da coleção está no Top 636
Mesmo uma pessoa super investigadora de carteados e com acesso a diversos jogos publicados no Brasil, como o não vai ficar tão longe dos meus números como é o caso do Gustavo. Desde já faço uma mea culpa porque não sei o quanto está atualizada, a coleção do gambiarrabg no BGG.
- 8% está no Top 100, 43% está no Top 1000, 8% não está ranqueado e 12% está abaixo do Top 10 mil. 50% da coleção está no Top 1466
Agora, o Romir... esse é fora da curva! Taí uma pessoa muito longe do jogador/colecionador médio.
(Vai me desculpando aí, se a coleção do BGG não está atualizada - e não considerei as cópias dos jogos, isto é, jogos com o mesmo objetctid)
- 4% está no Top 100, 26% está no Top 1000, 11% não está ranqueado e 16% está abaixo do Top 10 mil. 50% da coleção está no Top 3355
Voltando ao assunto, um jogo que flopou e que eu gostei muito foi o Tortuga 2199. Acho que só teve uns 3 canais com review do jogo e hoje é vendido por metade do preço. É um deck building que tem características bem peculiares: como tem muitas cartas repetidas, o fator sorte pode ser bastante mitigado; além disso, uma ação padrão do jogador é destruir uma carta usada; e você só pode comprar cartas dos decks conforme o lugar que sua nave está posicionada. É um controle muito grande que o jogador tem sobre o baralho. Fora do deck building, há um controle de área, que é dimensionado conforme o número de jogadores (com um tabuleiro modular), consequentemente você tem bastante interação entre os jogadores e existe combate entre os jogadores. O tema de pirata espacial casa muito bem com as interações entre os jogadores: você rouba pontos de influência dos demais jogadores, seja por combate (em que cartas dos derrotados podem ser destruídas), seja por conquistar terrenos dos outros. Eu até poderia, mas não vou, forçar a dizer que é um 4x. Mas existem influências ali: pode explorar os setores (descobrindo caças e recuperando minérios), expandir o tamanho da área possuída, extrair vantagens de cada território (torretas e créditos) e exterminar outros jogadores (por 1 rodada). As partidas que tive com meus amigos (abraços, betoritter!) foram muito emocionantes - e ainda não ganhei, mas foi quaaaaaase!