Post original: https://www.purplephoenixgames.com/tir-na-nog-preview/
Quando se trata de jogos, há várias coisas que me atraem. Para começar, a arte. Se um jogo tem uma arte que me atrai imediatamente, estou vendido. E, obviamente, o tema de um jogo também é um elemento importante. Então, quando a Grand Gamers Guild entrou em contato comigo sobre a prévia de seu último jogo baseado na mitologia irlandesa, fiquei imediatamente intrigado. Depois de jogá-lo, posso dizer que estou fisgado. E estou absolutamente interessado em aprender mais sobre a mitologia irlandesa em geral, tendo molhado meus dedos com este jogo. Grande agradecimento à Grand Gamers Guild por entregar outro sucesso que não só me faz querer jogar mais, mas também mergulhar no tema.
Aviso: Recebemos uma cópia protótipo do jogo para esta prévia. O que você verá nas fotos pode ser diferente das cópias de produção finalizadas.
Tír na nÓg é um jogo de compra e gerenciamento de mãos no qual os jogadores assumem os papéis de contadores de histórias celtas que estão tecendo uma saga de suas jornadas para o Outro Mundo. Jogado em 5 rodadas, os jogadores selecionarão cartas e as jogarão em sua Saga na esperança de ganhar mais pontos no final do jogo. Para preparar uma partida, dê a cada jogador um conjunto de cartas Geas Superior, Central e Inferior na cor escolhida, bem como uma carta Regiões de Tír na nÓg correspondente à contagem de jogadores. Cada jogador também recebe 3 fichas de Narrador. Embaralhe o baralho de cartas de Encontro e distribua 5 para cada um. Prepare uma grade de cartas de Encontro no centro da mesa para criar o Outro Mundo, de acordo com a contagem de jogadores. Selecione um jogador inicial, dê a ele a Ficha de 1º Jogador e estará pronto para começar!

A partida é jogada ao longo de 5 rodadas, e cada rodada é dividida em 3 fases: Jornada, Saga e Limpeza. Durante a fase Jornada, os jogadores enviarão seus Narradores para Tír na nÓg para participar de aventuras adicionando-as à sua Saga. Começando com o 1º Jogador, colocarão uma de suas fichas de Narrador no espaço entre quaisquer 2 cartas de Encontro na grade do Outro Mundo, seguindo as regras de posicionamento: Narradores não podem ocupar um espaço já ocupado, não podem ser colocados nos cantos das cartas de Encontro e não podem ser colocados ao longo das bordas externas da grade do Outro Mundo. Os jogadores se revezam colocando 1 Narrador por vez, até que todos tenham colocado todos os 3 Narradores. O jogo então passa para a fase Saga.

Na fase Saga, jogada na ordem inversa dos turnos, os jogadores selecionarão cartas de Encontro para suas mãos e jogarão cartas para sua Saga. Na sua vez, primeiro escolherá uma das cartas de Encontro que esteja adjacente a qualquer uma das suas fichas de Narrador na grade do Outro Mundo e a levará para sua mão. Pegue a ficha de Narrador correspondente da grade e adicione-a de volta ao seu estoque. Então, selecione uma das cartas de Encontro da sua mão e jogue-a em sua Saga – na fileira de Cima, do Meio ou de Baixo. Cada fileira tem restrições de posicionamento e regras de pontuação em sua carta Geas, e ditará quais cartas podem ser jogadas, então estratégia é a chave! Depois de selecionar e jogar uma carta, o jogo passa para o jogador à sua direita. A fase de Saga continua dessa forma até que todos os jogadores tenham resolvido todos os seus Narradores na grade do Outro Mundo.
Finalmente, temos a fase de Limpeza. Todos os jogadores descartarão uma carta de sua mão, e quaisquer cartas de Encontro restantes na grade do Outro Mundo serão descartadas. Distribua uma nova grade do Outro Mundo da pilha de compra, passe a Ficha do 1º Jogador para a esquerda e comece uma nova rodada. Depois que um total de 5 rodadas forem jogadas, vá para Pontuação de Fim de Jogo. Todos os jogadores pontuarão cada fileira de sua Saga de acordo com suas cartas Geas de cima, do meio e de baixo. Os jogadores também pontuarão a carta Regiões de Tír na nÓg, que dará pontos aos jogadores por terem a maior região conectada de cartas de Encontro em sua Saga (cartas de Encontro da mesma cor adjacentes umas às outras). Todos os pontos são totalizados, e o jogador com a maior pontuação é o vencedor!

Como provavelmente pode perceber pela minha introdução, sou um grande fã deste jogo. A mecânica e a jogabilidade em si são bem simples e diretas, mas a quantidade de estratégia incluída é altíssima. Para começar, cada uma das suas 3 cartas Geas pontua de uma maneira diferente, então precisa decidir a melhor forma de abordar sua Saga para ganhar a quantidade máxima de pontos. As cartas Geas pontuam independentemente, mas às vezes posicionamentos em fileiras adjacentes podem afetar essa pontuação. Então tem que pensar em como cartas adjacentes podem afetar sua Saga. Muitas cartas de Encontro também têm efeitos especiais que são acionados em momentos diferentes ao longo do jogo, seja uma vez, continuamente ou durante certas fases. Como pode usar essas habilidades a seu favor e aumentar sua pontuação no final do jogo? Até mesmo o simples ato de jogar seus Narradores para a grade do Outro Mundo na fase da Jornada é sobre estratégia! Você precisa descobrir qual carta de Encontro precisa e esperar que seu posicionamento de Narrador garanta que obtenha essa carta. Ou talvez um Narrador adversário pegue aquela carta antes – como pode contornar esse obstáculo para salvar a sua fase de Saga da rodada? Precisa de uma estratégia forte em mente quando joga, mas ela também precisa ser bastante adaptável para quaisquer situações não ideais que possam surgir em uma determinada rodada. Sempre precisa pensar vários passos à frente, e isso me mantém preso à jogabilidade.
Normalmente, levo um minuto para falar dos componentes, mas como esta é uma cópia protótipo do jogo, não posso realmente me aprofundar muito. Posso falar sobre a arte, no entanto, e ela é incrível! Muito temática, o estilo me dá aquelas vibrações mitológicas, e os elementos celtas são legais. Para os Narradores, esta cópia usou apenas meeples, mas os Narradores personalizados na página Gamefound parecem incríveis. Como eu disse, o que tenho aqui está sujeito a mudanças, mas já começou bem por si só.
No geral, fiquei agradavelmente surpreso com
Tír na nÓg. Embora a jogabilidade seja um pouco mais leve do que alguns outros jogos da Grand Gamers Guild, ainda é muito estratégica! Durante toda a partida, estive envolvido e pensando em turnos futuros, e isso para mim é um sinal de um bom jogo. Nunca fiquei esperando ou desinteressado - estava totalmente imerso. Tendo jogado várias vezes, posso dizer que é tão bom toda vez que você joga. Gosto de tentar estratégias diferentes a cada partida, e mesmo repetindo estratégias produzirá resultados diferentes, pois a grade do Outro Mundo e sua mão de cartas nunca serão idênticas de jogo para jogo. Posso ver esse jogo chegando à minha mesa com frequência, quando quiser algo que dê um impacto, mas que não leve a noite toda para jogar. Confira - prometo que não ficará desapontado.
Por Travis Lopez
https://www.purplephoenixgames.com/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.