Jogos legacy: Destruir ou não destruir? Jogar como projetado, ou ter "trabalho" para manter o jogo vivo, rejogável e até quem sabe, revender? Eis as questões...
Esse tópico é um desdobramento de uma pergunta que fiz antes de adquirir o jogo, sobre a possibilidade de jogar 'O Dilema do Rei' de forma alternativa, sem destruir os componentes como exposto no manual. Pois bem, de 31/03/2024, até aqui, comprei o jogo, o joguei fazendo os testes que achei necessário para não danificar nenhum componente e achei bem confortável de jogá-lo assim, por isso, resolvi compartilhar. Se você não tem interesse no jogo, ainda assim esse tópico pode ser útil.
Post com a pergunta original
Se você acha graça em "rasgar" seu dinheiro ou acha que fazer o que está sendo descrito aqui tira a diversão, sinto muito, esse tópico não é para você. Portanto, vamos ao que interessa.
Para iniciar, preciso dizer não farei um texto que cobre todas as ações do jogo, irei focar em fazer apenas um resumo das ações relativas a conservação dos componentes, ou seja, somente o que foi acrescentado no ritmo da partida. Pode parecer trabalhoso, mas funciona como um ou outro passo a mais nas regras do jogo.
Material extra utilizado:
- Papel para impressão
- Sleeve tamanho Padrão
- Marcador de CD/DVD
- Fita adesiva (Durex)
- Bloco e caneta para outras anotações
- Tesoura
Escudo das casas e tabela de crônicas do reino
A parte da escolha das casas com o escudo é simples de resolver. Um impressão frente e verso é suficiente, mas você pode ser mais perfeccionista e comprar papel 150g/m ou maior e fazer seu próprio escudo através de uma boa impressão em uma gráfica. Como pretendia economizar, ficamos apenas como uma ficha que ficava oculta atrás do escudo do jogador, e todas as informações foram escritas e riscadas nessa impressão. Adianto aqui que o mesmo vale para a ficha das crônicas do reino ao fim da partida.

As impressões tomaram um bom espaço inicialmente, então criar um escudo em tamanho idêntico ao que vem no jogo pode ser ideal para aqueles que tenham mesa pequena.
Assinar cartas
Aqui também é simples, quando a carta tiver que ser assinada, coloque um sleeve e a assine com um marcador que seja possível escrever. No meu caso, usei um marcador de CD/DVD. Um pano com álcool você ainda apaga e reutiliza o sleeve no futuro.

Sleeve tamanho padrão
Abertura de envelopes
A cada envelope aberto, anotei em uma folha o código da carta que entrou em jogo. Eu sei, você pode olhar a imagem abaixo e pensar que aqui bastava seguir o número do envelope que eu não teria problemas e nem esse trabalho, no entanto, eu preferi não arriscar e ter uma dolorosa surpresa no futuro com alguma carta que seu código fuja ao padrão. Bem, adicionar isso durante o passo da abertura de um envelope não dói, e certamente com um grupo atento e organizado você não perde ritmo do jogo.
Inclusive, futuramente, quando for reiniciar o jogo para uma revenda ou nova campanha, observe este código para recolocar as cartas dentro de cada envelope na ordem certa.


Organize com os jogadores quem será o responsável por essas anotações
Colagem de adesivos no tabuleiro
Sempre que um adesivo entrava no jogo, eu o colocava em um sleeve de tamanho Padrão, cortado sob medida. Um pequeno pedaço de fita adesiva é colocado na traseira do adesivo e colado no tabuleiro.
Esse passo foi o mais trabalhoso e demorado, então recomendo fortemente que, caso você tente utilizar essa ideia para teu jogo, já deixe o sleeve cortado de antemão.

Não exagere na fita, e deixe preferencialmente uns dez sleeves já cortados para não fazer isso durante a partida

O adesivo grande a ser colado no manual
Aqui não tem jeito, você terá que destacar a parte do picote de cima do adesivo. Mas relaxe, futuramente, uma fita adesiva resolve para tudo ficar em segredo novamente. Pegue a parte destacada e com um pouco de capricho e um pequeno pedaço de fita adesiva tudo se resolve.
Ao descobrir o segredo, basta imprimir a parte da narrativa do adesivo e colar em uma cópia da página do manual. Simples.

Esses foram os pontos em que senti necessidade de fazer para manter o jogo conservado o suficiente para jogá-lo num futuro, ou até quem sabe tentar vender (difícil, mas... enfim). Quem quiser, fique a vontade para apresentar opiniões e melhorias, mas a intenção do post é apenas dar um retorno e até incitar a criatividade, pois no fim das contas, valeu a pena, pois comprar um jogo para ter jogar a campanha uma vez e depois lançar no lixo é de virar ao avesso meu senso crítico, ainda mais em nosso hobby para lá de superfaturado...
Para finalizar, aqui vai uma menção aos amigos que deram um feedback no post original, com meus agradecimentos: hugovasconcelos, jgfcunha, spartaniv.