Hoje temos jogos do, incrível, Errante
Caio é o designer, diagramador, ilustrador, criador, inventor...
De quebra um cara super gente boa.
Em todos seus jogos as regras são de fácil compreensão e grande diversão.
Esse post é sobre alguns, muitos, jogos que são de minha preferência com foco no Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres.

Para começar o livreto de regras e explicações das expansões.

É possível jogar como aventura única e campanha usando alguns panfletos.
Cada panfleto consiste em apenas 1 folha de papel dobrada em 4 partes.
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: regras básicas, monstros e locais
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: Papel Quadriculado: formatos das salas e papel quadriculado
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: Raças e Classes: raças, classes e magias
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: Compêndio de Monstros: novas ilustrações dos monstros e um novo local com novos monstros
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: Itens e Equipamentos: lojinha
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: Conde Berendéck: chefão final
Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres: Lady Constructor: chefona depois do final
Extras: papel quadriculado, ficha de personagem, planilha para ilustrar sua aventura

Como eu gosto de campanha e progressão de personagem jogarei com todos os panfletos.
(Tentarei, né... esse jogo é uma fofurinha mortal.)
Começando pelos panfletos 01 e 02.


Na criação do personagem também escolho um elemento de magia, garantindo vantagem e desvantagem nos combates.
No panfleto 03 escolho a raça.

E a classe, que determina os itens iniciais e habilidade.
(Ah, começa com zero de grana.)

Personagem pronto é só escolher um dos quatro locais para começar.
Para chegar no Conde Berendéck é preciso passar pelos 4 locais antes. 

Escolhi começar pelo clássico, a masmorra.
Fluxo do jogo é:
Rolar a configuração da sala.
Rolar o tipo de sala, é preciso escolher se vamos usar a opção A ou B previamente.
Dependendo do que sair na sala rolar a conclusão.
Armadilha, tira 1 ou 2 de vida.
Tesouro, rolar o item.
Monstro, rolar qual será.
- Combate -
1 ou 6 no dado o herói dá dano.
2 ou 4 no dado o monstro da o dano.
3 ou 5 no dado ativa as habilidades do monstro e herói respectivamente.
A cada duas salas de armadilha ou monstro consecutivas a próxima automaticamente é tesouro e duas de tesouro consecutivas é sala de monstro.
Final da masmorra e morte nas mãos do Lord Tranks.
Fui muquirana, tinha sorte e trevas para gastar. Escolhi ser audaz...
Não façam isso, sejam prudentes.

Gosto tanto tanto desse jogo que encomendei um personagem personalizado.
Uma das, pouquissímas masmorras que consegui completar, precisei eternizar.

Conde Berendéck, nunca o vi e seu reinado de terror não tem fim.

Não tenho muito o que escrever o jogo é o que é.
Zero mistérios.
E esse tipo de jogo me agrada ao extremo.
Rolar dados e desenhar sua masmorra me diverte demais!
Não só eu, gatinhas também jogam.

Meu tesouro está bem guardado.

Próximos jogos são Oliver Dungeon e Portão Dévolon, versões simplificadas do Manual de Sobrevivência para Masmorras, Calabouços ou Torres.
Fazem parte da série Minha Primeira Dungeon.

A série Minha Primeira Dungeon tem um crossover de monstros na expansão Portão Dévolon: Livro dos Monstros que podem ser utilizados nos 2 jogos.

Saindo dos panfletos e indo para os livretos.
Fuja da Prisão Arkin
20XX
A Balada de John Alvo e a Cidade Cinco Estrelas
A Balada de John Alvo 2 e o Trem Milionário

Os livretos são jogos de rolar dados e executar as ações mas tabelas.
Diversão rápida garantida.

Mais masmorras?
Temos!!!
Dragão Sob a Montanha é um jogo, claramente, inspirado n'O Hobbit de rolar e andar.

Inclui uma ficha para registrarmos nosso progresso no jogo.

Até aqui todos os jogos são grátis e impressos em apenas uma folha de papel, alguns em formato panfleto e outros em livretos.
Finalizando...
O jogo que me conquistou e me trouxe para o mundo do Caio.
Quando vi Folder de Aventura me encantei com tudo e não quis ficar de fora.

Foi exatamente o que eu esperava e não me arrependi de ter dado esse voto de confiança a um designer desconhecido nacional.
Até melhorei a minha experiência com peças de outro jogo.

No site do Caio tem outros jogos e também nos idiomas inglês e espanhol.
(É, o cara cria jogo como respira.)
Todos os jogos são feitos com muito carinho e esmero para serem apreciados por todas idades.
Por hoje é "só" isso de jogos, esse post foi apenas para tentar tornar o Errante um cara mais conhecido na cena nacional.
Ps: uma coisinha legal que reparei, os monstros dos jogos de explorar masmorras são os mesmos, acredito que todos se passam em Mirianth.
Sim, daquele outro jogo Mirianth Wars
Torcendo por uma mega ultra super aventura que passe por toda Mirianth.
Quem sabe uma exploração em mundo aberto?
