Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3320781/first-impressions-from-a-vital-lacerda-gamer
Tendo começado no hobby de jogos de tabuleiro como um estudante do ensino médio e não tendo tirado um tempo para experimentar uma infinidade de tipos de jogos, com o tempo encontrei meu nicho no mundo luxuoso e pesado do euro. Componentes de ponta, integração de tema e mecânica, consequências em cascata/mecanismos entrelaçados, interação positiva dos jogadores, arte excelente e espaço de decisão estratégica profundamente crocante são todos obrigatórios para mim. Os jogos que mais amo são do Vital Lacerda e Ian O'Toole combinados com a Eagle Gryphon como
On Mars,
Inventions: Evolution of Ideas,
Lisboa,
Weather Machine e
Kanban EV (devido à acessibilidade para jogadores mais leves).
Tendo assistido a muitos críticos de vídeo durante o lançamento do Kickstarter de
Pampero comparando o jogo de Julian a um jogo Vital Lacerda, bem como a arte de Ian O'Toole e a qualidade de produção de um jogo deluxe Eagle Gryphon, decidi apoiar o jogo. Este foi meu segundo Kickstarter além do Weather Machine, pois não compro jogos que não amarei. Decidi pegar a Expansão
Pampero: Nature também. A expansão
Pampero: Clear Skies veio junto com a versão Kickstarter.
Embora o jogo tenha sido adiado por quase um ano, estava bem com isso, devido à boa comunicação e quando recebi, que monstro de jogo. Acabou sendo maior do que os jogos de Vital Lacerda devido à inclusão de bandejas e nenhum frete extra foi cobrado. Quando desempacotei o jogo, descobri que tudo encaixou muito bem. Adorei a arte e achei a iconografia estelar. No geral, fiquei bastante impressionado do ponto de vista estético. Parecia melhor pessoalmente do que nos vídeos do YouTube que assisti.

Quando preparei meu primeiro jogo, decidi pular todas as etapas de introdução e ir direto para o jogo longo, incluindo todo o conteúdo da expansão, exceto os novos tiles de pontuação final, bem como as variantes de regras extras. Foi um pouco difícil de preparar, no mesmo nível do Kanban, mas fiquei bem com o tempo de preparação, pois ele é um jogo euro pesado. Preparei o jogo para dois jogadores e experimentei jogar sozinho. Encontrei umas quatro dificuldades nas regras, mas descobri que o designer, Julian, me respondia em menos de uma hora cada vez que eu fazia uma pergunta. No geral, acho que minha primeira partida foi extremamente tranquila apesar de precisar consultar quatro livros de regras, uma vez que escolhi ignorar um simples início leve em favor de incluir a maior parte do conteúdo da expansão. A iconografia é ótima, e as regras são bem estruturadas, então me orientei facilmente. O guia de referência é um salva-vidas e estou feliz que eles incluíram um para cada jogador.
O jogo acabou sendo incrivelmente bom! Adorei toda a experiência. Parece ter peso médio se levar em consideração apenas o mecanismo do tabuleiro de ação principal e da perspectiva das regras, mas é definitivamente um euro pesado da perspectiva de sua profundidade estratégica e da iconografia. Pouca sorte, alta habilidade e traçar um caminho para a vitória exige previsão, bem como um jogo tático inteligente. Meu palpite é que as pontuações serão muito diferentes entre jogadores qualificados acostumados com euros pesados e outros, com diferenciais de até +150 pontos. Posso ver alguns indivíduos lutando para chegar a 100, enquanto outros estarão na faixa de 250.

O tema/mecânica/regras funcionam bem juntos. Realmente amo como a seleção de ação/uso de cartas e o sistema de construção de deck funcionam. Com todo o conteúdo da expansão, quase passei o jogo inteiro sem precisar tirar minhas cartas do tabuleiro, o que desperdiça uma ação, pois poderia continuar adicionando cartas benéficas daquelas de ação disponíveis. Se tudo estiver alinhado, incluindo uma empresa inicial que o ajudará e o bônus de pegar duas cartas na torre, pode nunca ter que perder suas cartas e jogar a partida inteira dessa forma, embora seja necessário um planejamento cuidadoso para garantir que obtenha todas as cartas de ação extras necessárias para isso. Adorei o espaço de decisão que o jogo oferece. Existem tantas maneiras possíveis de chegar onde precisa ir. Ao mesmo tempo, ele o recompensa pelo planejamento estratégico, pois precisa manter as rodadas de pontuação em mente. Pontua-se de muitas maneiras. Com seu objetivo pessoal (da expansão), existem 1ª, 2ª e 3ª oportunidades de pontuar, e pode até adicionar mais duas com as peças de pontuação de jogo final da expansão, que definitivamente adicionarei automaticamente a todos os modos de jogo futuros, não solo. Todas as regras opcionais apertam o jogo e ajudam a restringir o jogador de todas as maneiras certas. Jogadores pesados devem adicionar todas as variantes que apertam o jogo e adicionam restrições para reforçar a necessidade de planejamento especializado. O jogo fica muito divertido! O dinheiro fica curto. A competição pelos objetivos acirrada, mesmo em uma partida de dois jogadores.

A interação dos jogadores é perfeita para um jogo euro pesado, sendo uma interação positiva, ao mesmo tempo em que encoraja escolhas táticas inteligentes para responder e vencer seus oponentes em contratos e objetivos. Realmente precisam usar as torres um do outro para ajuda com contratos, escavadeiras para as construções e a capacidade de fazer isso é ótima. Às vezes, com um bom planejamento, consegue dar aos seus oponentes menos de 6 dólares para fazer isso. Se verá forçado a buscar a ajuda deles quando vir uma oportunidade que não pode deixar passar ou quando não planejou bem. As escavadeiras sendo incapazes de alcançar todos os pontos ou restrições para o que precisa construir em um determinado espaço podem realmente te colocar sob pressão. Tem que prestar atenção ao que seus oponentes estão fazendo, pois estão tentando atingir os mesmos objetivos principais que você. Adoro que os pontos também sejam a moeda do jogo.

Pode escolher ganhar dinheiro rápido para evitar obter outro empréstimo jogando suas cartas de pontuação durante o primeiro ou segundo tempo. O mini jogo do tabuleiro de contratos é um quebra-cabeça divertido e pode traçar um caminho para as recompensas que deseja. As trilhas de renda também são outro quebra-cabeça legal. Adoro marcar uma nova carta que posso adicionar à minha mão como ações potenciais ou para garantir uma boa oportunidade de pontuação. Adoro a construção do deck! Seus oponentes e você começam do mesmo jeito e então divergem conforme cada um recebe novas cartas de ação. As diferentes zonas no tabuleiro do jogo também são distintas e diferentes.
Ações em cascata e mecânicas entrelaçadas são algumas das coisas que mais amo nos jogos de Vital Lacerda.
Pampero tem isso de sobra. Cada um dos mini jogos se encaixa bem. Adoro que possa ter turnos monstruosos quando entrega seis energias e pega dois contratos lucrativos que causam uma cascata de resultados em tantos lugares diferentes, como aumentos de renda e adição de cartas de ação ou pontos de vitória.
Este jogo recompensa uma boa estratégia. Na minha primeira partida, a melhor das minhas duas rodadas marcou 208 pontos, o que me pareceu razoável. Não me saí tão bem na outra, pois trabalhei muito para colocar as reservas naturais em funcionamento e me bloqueei sem conseguir sair da zona inicial. Nesta rodada só marquei 130, mas sei como e por que errei.
O tempo do jogo também parece bom. Durante o jogo longo, o tempo é perfeito. Não consegue fazer tudo, mas pode fazer o suficiente para chegar ao topo de cada categoria em pelo menos um ou dois dos lugares potenciais, como ícones de mercado ou no tabuleiro de contratos.
Minha primeira experiência foi uma grande vitória! Vá em frente se for um esnobe de jogos pesados como eu. Passe adiante se não é um jogador que gosta de euros de peso médio a pesado ou gosta da sorte em seus jogos.
Segundo Relatório:
Acabei de terminar minha segunda partida com dois jogadores e tive uma experiência ainda melhor! Pampero esta no meu top 5 de jogos de todos os tempos. É novo, então preciso de mais algumas partidas, mas realmente adoro.
Durante a segunda partida, joguei o jogo longo, com todas as expansões, e adicionei duas das fichas de pontuação final da expansão. Joguei com todas as regras de restrição extras e minhas pontuações foram 273 e 215.
Não fiquei em dívida com nenhuma das jogadas e só peguei as cartas no meu tabuleiro de ação uma vez para perto das duas rodadas finais.
Para aqueles que dizem que a ficha que dá um turno extra é muito poderosa, usei esta ficha e ganhei. Também não usei a ficha do moinho de vento duplo porque foi descartada pelo outro jogador quando ele pegou a ficha de turno extra. Também não estou tendo o problema que alguns jogos pesados têm, de precisar pegar cartas de ação/pontuação aleatórias "Misteriosas" com muita frequência. Em quatro partidas jogando, peguei um total de 4 cartas aleatórias. Acho que isso se resume a planejar e mudar quando necessário. Se isso for uma preocupação para alguém, uma solução fácil é dar a um jogador um token para poder reciclar um dos três conjuntos de cartas uma vez por partida, no estilo
Duna: Imperium - Ascensão de Ix.
Terceiro Relatório:
Pontuações da Company Connex 279 contra a Company GreenSpark 213. O jogo está ficando cada vez melhor. Absolutamente amo o sistema de construção de deck/pontos de vitória! A rejogabilidade é forte. Os ícones e guias para os jogadores são excelentes! Tendo jogado cerca de 6 vezes (2 vezes em partidas de dois jogadores), o jogo subiu para o meu top 3. Inventions, On Mars e Pampero. Mal posso esperar para apresentar este jogo aos meus amigos.
Quarto Relatório:
Sinto que minha habilidade melhorou e a diversão ainda é forte. Minhas pontuações foram 325 e 287.
Por Aaron Eggman
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.