Antes tarde do que nunca, bora falar um pouco sobre Wyrmspan! Jogo lançado no começo desse ano pela Grok.
Sim, Wyrmspan é um jogo baseado em Wingspan. Sim, eles tem muitas similaridades, mas já já falamos disso.
Em Wyrmspan,
seu objetivo é atrair dragões para os santuários de suas cavernas. Não vou entrar a fundo nas regras,
vou me ater apenas às diferenças em relação a Wingspan.
- O número de ações de uma rodada para outra não diminui obrigatoriamente, ou seja, não é igual Wingspan em que você gasta seus cubinhos. Em Wyrmspan, você sempre começa com o mesmo número de moedas e pode ter menos ações, caso queira baixar algum dragão que utiliza a moeda como recurso, ou mais, caso tenha recebido uma moeda como bônus ou guardado de uma rodada para outra.
- Você não coloca apenas o dragão na caverna, você tem que escavar a caverna! Sem caverna, sem local para colocar dragões. Porém, as cartas de caverna dão bônus (alguns bem interessantes).
- Em Wyrmspan, você não executa as ações das cartas da direita para a esquerda, mas sim da esquerda para a direita. Além disso, quando você baixa um dragão, mais um espaço de ação é liberado.
- Caso você queira executar novamente as ações de determinada linha, terá que pagar mais caro (ovos de dragão além das moedas).
- Existem dragões com poderes um pouco diferentes dos pássaros de Wingspan, como os bebês dragões, que ao serem ativados pela primeira vez oferecem determinado “bônus” e outro tipo após serem ativados determinado número de vezes.
- Por último, temos como novidade a Guilda do Dragão, que é um outro tabuleiro com bônus que é percorrido através das ações das linhas ou de algumas cartas.
Se não estou esquecendo de nada, esses são os pontos mais diferentes. E
para nós isso realmente muda o jogo - talvez para melhor, temos uma briga grande em nossos corações quanto a isso.
Wingspan é o jogo que mais temos partidas, por volta de 70, e temos todas as expansões, então sim, é um queridinho (Vanessa não acha as expansões necessárias, mas isso é papo para outra conversa). Quando Wyrmspan foi lançado, não tivemos dúvidas se entraria ou não para a coleção.
As expectativas para conhecer o jogo foram altíssimas - o que poderia gerar frustração, mas jogamos a primeira vez e logo já quisemos jogar mais vezes.
O jogo é diferente de Wingspan, talvez um pouco mais difícil e estratégico - isso ainda está a definir.
Gostei (Vinicius) que as ações não diminuem de uma rodada para outra, que você consegue executar mais ações se organizar direito sua estratégia e ainda pode guardar ações (moedas) para a próxima rodada, caso não queira usar na atual. Se sobrarem moedas, elas valem pontos.
Gosto das cavernas, que sempre dão bônus ao serem construídas, e um bônus melhor ainda se você conseguir construir a última de cada linha.
O equilíbrio de preço para colocar os dragões é interessante também, já que existem dragões bem fortes, mas que te custam uma moeda, ou seja, uma jogada a menos na rodada.
Os componentes são bons, acredito que esteja no mesmo nível de Wingspan,
e a arte é boa, mas achamos que perderam um pouco a mão (algumas cartas são animais “normais”, como felinos, com asas, o que dá a entender que isso os transforma em dragões…)
Não acho que um jogo substitui o outro e se você não gosta de Wingspan, acho que vale experimentar Wyrmspan. Já vi muita gente falando que não gostava e gostou de Wyrmspan. Mas quem não gosta tanto dos 2 jogos, entendo o porque ter só 1.
Resumindo: adoramos, ainda não sabemos qual gostamos mais e fica a indicação para testar!
Já jogou
Wyrmspan? Conta aí o que você achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram,
TikTok ou
YouTube para mais conteúdos!
@ticket.toboard.