Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Rebel Princess
  4. Princesas e Prioridade da vaza (Naipe ou efeito?)

Princesas e Prioridade da vaza (Naipe ou efeito?)

Rebel Princess
  • avatar
    DRSOUZA28/08/24 19:36
    avatar
    DRSOUZA
    28/08/24 19:36
    221 mensagens MD

    Fala, pessoal!

    Viemos com uma dúvida nas nossas partidas quanto à prioridade da carta a ser jogada na vaza quando uma princesa quebra a regra.

    Normalmente, todos os jogadores devem seguir o naipe puxado, e essa é a regra de ouro. Mas e quando alguém usa uma habilidade de, por exemplo, TODOS DEVEM JOGAR CARTAS MAIORES QUE 5? A regra de ouro se mantém ou a nova regra possui maior prioridade?

    Exemplo,
    Efeito: Jogue uma carta maior que 5
    - Caso eu tenha o naipe puxado mas não tenha uma carta desse naipe maior do que 5, qual seria a minha ação correta?
    A) Jogar uma carta do naipe puxado, mesmo que esta seja abaixo de 5.
    B) MESMO com uma carta do naipe puxado, jogar uma carta de outro naipe maior que 5 para conseguir cumprir a nova regra.

    Não encontrei algo que deixasse essa dúvida clara no manual.

    Abraço!

    3
    0
    0
  • Compre agora o jogo Rebel Princess na LUDOSTORE
    R$ 87,55 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • clebercastilho
    981 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho28/08/24 21:50
    clebercastilho » 28/08/24 21:50

    Eu entendo que as habilidades das princesas funcionam como uma quebra do fluxo normal, momentaneamente.

    Então nesse seu exemplo, mesmo tendo o naipe do líder, você segue a habilidade, que tem duração limitada.

    0
  • Fasuelhi
    43 mensagens MD
    avatar
    Fasuelhi29/08/24 09:13
    Fasuelhi » 29/08/24 09:13

    DRSOUZA::Fala, pessoal!

    Viemos com uma dúvida nas nossas partidas quanto à prioridade da carta a ser jogada na vaza quando uma princesa quebra a regra.

    Normalmente, todos os jogadores devem seguir o naipe puxado, e essa é a regra de ouro. Mas e quando alguém usa uma habilidade de, por exemplo, TODOS DEVEM JOGAR CARTAS MAIORES QUE 5? A regra de ouro se mantém ou a nova regra possui maior prioridade?

    Exemplo,
    Efeito: Jogue uma carta maior que 5
    - Caso eu tenha o naipe puxado mas não tenha uma carta desse naipe maior do que 5, qual seria a minha ação correta?
    A) Jogar uma carta do naipe puxado, mesmo que esta seja abaixo de 5.
    B) MESMO com uma carta do naipe puxado, jogar uma carta de outro naipe maior que 5 para conseguir cumprir a nova regra.

    Não encontrei algo que deixasse essa dúvida clara no manual.

    Abraço!

    Realmente algumas cartas dão margem à intepretação, mas eu seguiria fielmente o que está na carta. Acho que eles poderiam ter sido um pouco mais claros em relação a isso.

    Mas eu acho que não há muita dúvida em relação à regra,
    A carta em US diz
    "The pea princess: Five More Minutes! When you play a card, the other players that haven’t played yet in this trick have to play a number higher than 5, if they have one."
    A carta em PT/BR diz
    "A Princesa da Ervilha: Mais Cinco Minutos! Quando você jogar uma carta, as outras jogadoras que ainda não jogaram nesta vaza devem jogar um número maior do que 5, se tiverem"

    Alguém teve a mesma dúvida que você no BGG

    clebercastilho:: Eu entendo que as habilidades das princesas funcionam como uma quebra do fluxo normal, momentaneamente.

    Então nesse seu exemplo, mesmo tendo o naipe do líder, você segue a habilidade, que tem duração limitada.

    Como disse o amigo ai em cima, as princesas servem para "quebrar" o fluxo do jogo.

    No final, eu acho que a Regra funciona assim:
    1º - Quem tiver carta maior do que 5

       A - Jogar uma carta do mesmo naipe que a carta líder.
       B - Se não tiver uma carta do mesmo naipe, jogar de um naipe diferente 

    2º - Quem não tiver carta maior do que 5
       C - Jogar uma carta do mesmo naipe que a carta líder.
       D - Se não tiver uma carta do mesmo naipe, jogar de um naipe diferente


    Acho que é isso

    3
  • DRSOUZA
    221 mensagens MD
    avatar
    DRSOUZA29/08/24 16:06
    DRSOUZA » 29/08/24 16:06

    Fasuelhi::No final, eu acho que a Regra funciona assim:
    1º - Quem tiver carta maior do que 5

       A - Jogar uma carta do mesmo naipe que a carta líder.
       B - Se não tiver uma carta do mesmo naipe, jogar de um naipe diferente 

    2º - Quem não tiver carta maior do que 5
       C - Jogar uma carta do mesmo naipe que a carta líder.
       D - Se não tiver uma carta do mesmo naipe, jogar de um naipe diferente

    Na 1B você quis dizer "se não tiver uma carta do mesmo naipe MAIOR DO QUE 5, jogar uma maior do que 5 de um naipe diferente". Ou seja, mesmo que ele ainda tenha do naipe puxado, se não for maior do que 5 ele deveria jogar uma de outro naipe que atenda. É isso?
    É muito interpretativo, né? Acho que o autor deveria ter amarrado melhor.

    0
  • Fasuelhi
    43 mensagens MD
    avatar
    Fasuelhi29/08/24 16:22
    Fasuelhi » 29/08/24 16:22

    DRSOUZA::
    Fasuelhi::No final, eu acho que a Regra funciona assim:
    1º - Quem tiver carta maior do que 5

       A - Jogar uma carta do mesmo naipe que a carta líder.
       B - Se não tiver uma carta do mesmo naipe, jogar de um naipe diferente 

    2º - Quem não tiver carta maior do que 5
       C - Jogar uma carta do mesmo naipe que a carta líder.
       D - Se não tiver uma carta do mesmo naipe, jogar de um naipe diferente

    Na 1B você quis dizer "se não tiver uma carta do mesmo naipe MAIOR DO QUE 5, jogar uma maior do que 5 de um naipe diferente". Ou seja, mesmo que ele ainda tenha do naipe puxado, se não for maior do que 5 ele deveria jogar uma de outro naipe que atenda. É isso?
    É muito interpretativo, né? Acho que o autor deveria ter amarrado melhor.

    Sim, bem interpretativo
    Outra regra confusa é a da carta U par/ímpar
    "Além de seguir o naipe, as jogadoras devem jogar cartas pares/ímpares, correspondendo à carta líder da vaza. Se não puder cumprir com esta regra, o naipe estabelecido ainda é obrigatório, mas no caso de ser "cancelada", jogar uma carta par ou ímpar volta a prevalecer."

    A minha intepretação foi
    Jogaram ímpar? jogue do do mesmo naipe ímpar ou outra carta ímpar se não tiver do mesmo naipe
    Jogaram par? jogue do do mesmo naipe par ou outra carta par se não tiver do mesmo naipe.
    Acho que essa foi bem tranquila, então eu meio que me guiei por essa regra pra adaptar pra carta que você mencionou
    No manual diz
    "Agora você conhece as regras básicas do jogo. No entanto, cada rodada é regida por uma Carta de Rodada diferente que impõe regras especiais que prevalecem sobre as regras básicas."


    Eu só não sei se as princesas tem prioridade sobre a Regra de Ouro. No bgg tem as regras do Rebel Princess Deluxe Edition. regras deluxe edition, talvez nesse manual tenham corrigido esse texto e tenha ficado mais claro

    0
  • DRSOUZA
    221 mensagens MD
    avatar
    DRSOUZA29/08/24 16:44
    DRSOUZA » 29/08/24 16:44

    Fasuelhi::Sim, bem interpretativo

    Nós inicialmente jogamos obedecendo a regra do naipe em sua totalidade, mas depois observamos que seria bem mais interessante permitir as princesas de terem uma prioridade maior.

    0
  • DRSOUZA
    221 mensagens MD
    avatar
    DRSOUZA29/08/24 16:47
    DRSOUZA » 29/08/24 16:47

    Fasuelhi::Outra regra confusa é a da carta U par/ímpar
    "Além de seguir o naipe, as jogadoras devem jogar cartas pares/ímpares, correspondendo à carta líder da vaza. Se não puder cumprir com esta regra, o naipe estabelecido ainda é obrigatório, mas no caso de ser "cancelada", jogar uma carta par ou ímpar volta a prevalecer."

    A minha intepretação foi
    Jogaram ímpar? jogue do do mesmo naipe ímpar ou outra carta ímpar se não tiver do mesmo naipe
    Jogaram par? jogue do do mesmo naipe par ou outra carta par se não tiver do mesmo naipe.
    Acho que essa foi bem tranquila, então eu meio que me guiei por essa regra pra adaptar pra carta que você mencionou
    No manual diz
    "Agora você conhece as regras básicas do jogo. No entanto, cada rodada é regida por uma Carta de Rodada diferente que impõe regras especiais que prevalecem sobre as regras básicas."

    Concordo com você, acredito que seja dessa forma, e também acredito que tenho pra evento tanto para princesa acabam sobrepondo a ordem de prioridade normal.

    0
  • Fasuelhi
    43 mensagens MD
    avatar
    Fasuelhi29/08/24 16:59
    Fasuelhi » 29/08/24 16:59

    DRSOUZA::
    Fasuelhi::Outra regra confusa é a da carta U par/ímpar
    "Além de seguir o naipe, as jogadoras devem jogar cartas pares/ímpares, correspondendo à carta líder da vaza. Se não puder cumprir com esta regra, o naipe estabelecido ainda é obrigatório, mas no caso de ser "cancelada", jogar uma carta par ou ímpar volta a prevalecer."

    A minha intepretação foi
    Jogaram ímpar? jogue do do mesmo naipe ímpar ou outra carta ímpar se não tiver do mesmo naipe
    Jogaram par? jogue do do mesmo naipe par ou outra carta par se não tiver do mesmo naipe.
    Acho que essa foi bem tranquila, então eu meio que me guiei por essa regra pra adaptar pra carta que você mencionou
    No manual diz
    "Agora você conhece as regras básicas do jogo. No entanto, cada rodada é regida por uma Carta de Rodada diferente que impõe regras especiais que prevalecem sobre as regras básicas."

    Concordo com você, acredito que seja dessa forma, e também acredito que tenho pra evento tanto para princesa acabam sobrepondo a ordem de prioridade normal.


    Na minha interpretação, todas funcionam como uma mini regra dentro da regra de ouro (naipe), pq essa regra é soberana.
    Quando uma carta de princesa ou rodada entrar em jogo, vc perde a liberdade de jogar qualquer carta e precisa seguir o que elas mandam

    1
  • Raoni Cipriano
    186 mensagens MD
    avatar
    Raoni Cipriano29/08/24 20:46
    Raoni Cipriano » 29/08/24 20:46

    Eu entendo que a regra de ouro deve sempre ser seguida, ou seja, se jogou um naipe, todos DEVEM jogar o mesmo naipe. A única exceção é se não tiver cartas do naipe do líder. 

    No manual, página 6/7 está dessa forma: 

    O naipe da primeira carta jogada será o naipe líder e as outras jogadoras devem segui-lo, ou seja, elas devem jogar uma carta do mesmo naipe, se tiverem. Se uma jogadora não puder seguir o naipe líder, ela pode jogar qualquer carta de um naipe diferente. Isto é chamado de ser "cancelada"

    Eu entendo que as cartas de rodada que podem mudar as regras básicas do jogo (quem vence a vaza por exemplo), conforme descrito na página 10 do manual.  

    No entanto, cada rodada é regida por uma Carta de Rodada diferente que impõe regras especiais que prevalecem sobre as regras básicas.

    Porém, a regra de ouro da vaza sempre deve ser seguida! O que pode mudar é o resultado de quem vai vencer a vaza (exemplo a Carta Maça Envenenada): 

    Maçã Envenenada. Durante esta rodada, quando uma jogadora for "cancelada", ela vence a vaza com a carta que jogou. Se mais de uma carta for "cancelada", a de maior número vence. Empates são resolvidos em favor de quem jogou sua carta por último


    A regra de ouro prevalece, devendo todos jogar o mesmo naipe. Caso não tenha o naipe, joga outro diferente (cancelada). Nesse caso, quem jogou o naipe diferente ganha a vaza, diferentemente do normal que quem ganharia seria quem jogou a maior carta do naipe da líder.

    Portanto, respondendo a pergunta inicial do post, eu acho que a opção correta é a A (Jogar uma carta do naipe puxado, mesmo que esta seja abaixo de 5). Dessa forma, você estará seguindo a regra de ouro do jogo (seguir a carta do líder) e também cumprindo a regra da carta da princesa, pois você não tem uma carta maior que 5 do naipe da líder).

    A descrição da carta é a seguinte: 

    A Princesa da Ervilha: Mais Cinco Minutos! Quando você jogar uma carta, as outras jogadoras que ainda não jogaram nesta vaza devem jogar um número maior do que 5, se tiverem.


    O que pode gerar um pouco de confusão é que foi utilizado o termo "jogar um número" e não "jogar uma carta com um número". No jogo, sempre se joga uma carta seguindo a carta líder (exceto se não tiver). 


    Um uso muito forte desse poder é juntamente com o naipe verde. Por exemplo, você tem as cartas 5, 9 e 10 do naipe verde e quer escapar de pegar o sapo. Nesse caso, você joga a carta 5 verde e usa o poder da princesa ervilha, com isso, vai obrigar alguém da rodada a jogar o sapo e pontuar 5 propostas. 

    1
  • Welljandre
    5 mensagens MD
    avatar
    Welljandre30/08/24 07:50
    Welljandre » 30/08/24 07:50

    Para mim é muito claro que se deva seguir a regra de ouro: seguir o naipe!!! Interpreto assim pois na propria carta de efeito consta a escrita :"se tiver o naipe".

    O que não fica claro pra mim é: se não tenho o naipe , ainda sim sou obrigado a jogar uma carta maior que 5?

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
Rebel Princess - Princesas e Prioridade da vaza (Naipe ou efeito?)
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.