Eu entendo que a regra de ouro deve sempre ser seguida, ou seja, se jogou um naipe, todos DEVEM jogar o mesmo naipe. A única exceção é se não tiver cartas do naipe do líder.
No manual, página 6/7 está dessa forma:
O naipe da primeira carta jogada será o naipe líder e as outras jogadoras devem segui-lo, ou seja, elas devem jogar uma carta do mesmo naipe, se tiverem. Se uma jogadora não puder seguir o naipe líder, ela pode jogar qualquer carta de um naipe diferente. Isto é chamado de ser "cancelada"
Eu entendo que as cartas de rodada que podem mudar as regras básicas do jogo (quem vence a vaza por exemplo), conforme descrito na página 10 do manual.
No entanto, cada rodada é regida por uma Carta de Rodada diferente que impõe regras especiais que prevalecem sobre as regras básicas.
Porém, a regra de ouro da vaza sempre deve ser seguida! O que pode mudar é o resultado de quem vai vencer a vaza (exemplo a Carta Maça Envenenada):
Maçã Envenenada. Durante esta rodada, quando uma jogadora for "cancelada", ela vence a vaza com a carta que jogou. Se mais de uma carta for "cancelada", a de maior número vence. Empates são resolvidos em favor de quem jogou sua carta por último
A regra de ouro prevalece, devendo todos jogar o mesmo naipe. Caso não tenha o naipe, joga outro diferente (cancelada). Nesse caso, quem jogou o naipe diferente ganha a vaza, diferentemente do normal que quem ganharia seria quem jogou a maior carta do naipe da líder.
Portanto, respondendo a pergunta inicial do post, eu acho que a opção correta é a A (Jogar uma carta do naipe puxado, mesmo que esta seja abaixo de 5). Dessa forma, você estará seguindo a regra de ouro do jogo (seguir a carta do líder) e também cumprindo a regra da carta da princesa, pois você não tem uma carta maior que 5 do naipe da líder).
A descrição da carta é a seguinte:
A Princesa da Ervilha: Mais Cinco Minutos! Quando você jogar uma carta, as outras jogadoras que ainda não jogaram nesta vaza devem jogar um número maior do que 5, se tiverem.
O que pode gerar um pouco de confusão é que foi utilizado o termo "jogar um número" e não "jogar uma carta com um número". No jogo, sempre se joga uma carta seguindo a carta líder (exceto se não tiver).
Um uso muito forte desse poder é juntamente com o naipe verde. Por exemplo, você tem as cartas 5, 9 e 10 do naipe verde e quer escapar de pegar o sapo. Nesse caso, você joga a carta 5 verde e usa o poder da princesa ervilha, com isso, vai obrigar alguém da rodada a jogar o sapo e pontuar 5 propostas.