Bora falar sobre o Galápagos Spoiler Fest, que aconteceu pela 8ª vez e pela 3ª vez presencial! E, claro, falar um pouco sobre os anúncios.
O evento aconteceu em São Paulo, dessa vez em um local maior que a última edição e bem maior que o primeiro evento presencial.
O evento começou com uma apresentação de 1 hora, em que foram anunciados os 10 headliners e um vídeo com vários outros jogos. Todos os lançamentos estão previstos para o 2º semestre desse ano (2024), mas a gente sabe que nem tudo vai chegar.
Haviam várias mesas para jogar com monitoria da Ludus Luderia - se não me engano, eram por volta de 50 mesas, algumas delas dedicadas a Star Wars Unlimited.
Pela primeira vez, havia uma loja vendendo lançamentos (The Mandalorian e Azul Mini Pavilhão) e outros jogos da Galápagos.
Também teve ativação da Gamegenic, que era uma brincadeira para ver quem sleevava mais rápido. Perdi no último sleeve, deixei a carta cair…
Ganhamos brindes, claro: Água + Playmat Gamegenic (ótima qualidade) + Ruffles + Story Cubes Harry Potter + Cerveja Hocus Pocus + Cupom do Outback (vale bebida) + carta promo SWU
Foram sorteados 15 Legos, 2 Azul Mini Pavilhão e 2 The Mandalorian - não ganhamos nenhum…
Sobre os headliners do evento:
Talvez, você se pergunte: “Como tal jogo foi headliner e o Sky Team/Clank/Apiary não?”
Essa foi uma pergunta nossa e tivemos explicações: basicamente, os headliners são jogos que a Galápagos quer chamar mais atenção, que ela vê algo diferente. Além disso, um jogo como Sky Team não precisa ser headliner, ele já é por si só um baita lançamento e já tem a atenção do público.
Inclusive, tome a entrevista aqui:
Eu (Vinicius) acertei 9 dos 10 headliners no Desafio da Iguana. Só errei o SuperStore 300, jogo do Rodrigo Rego, que eu não tinha conhecimento da existência. Vi na mesa e pareceu bem interessante, mas preciso saber mais.
The Mandalorian: parece ter a mesma pegada de Gloomhaven Presas do Leão, com caderninho e tal, chama a atenção, mas nem tanto para nós.
Daybreak: estava totalmente fora do radar, porque não costumamos jogar jogos cooperativos, mas a temática, um jogo feito sem plástico, parece bem interessante!
Dune: War for Arrakis: não estava no radar também, porque jogos de guerra geralmente não rolam muito bem em 2 jogadores e eu não sabia que ele é pensado para jogar em 2 jogadores, então me interessou bastante. Mas, provavelmente, virá aquela nota…
Senhor dos Anéis: Guerra pela Terra-Média e Everdell Farshore: nem preciso dizer que já estavam no radar. Quero muito jogar ambos e vale comentar que o Farshore não é expansão e sim uma nova versão de Everdell (ouvimos comentários de que é bem parecido com Everdell e isso nos fez repensar um pouco e esperar mais informações).
Coffee Rush: parece bonitinho, mas queremos testar para decidir se entrará ou não para a coleção.
Os outros: não negaria uma partida, mas também não estou louco para conhecer.
Fora os headliners, foram anunciados: Apiary, que eu (Vinicius) amo demais! Está na lista de compra (mesmo a Vanessa não achando tão sensacional) e já temos texto de primeiras impressões aqui.
The Fox Experiment: jogamos no evento em 4 pessoas e a partida demorou mais ou menos 1h. É um jogo leve, gostosinho de jogar, mas é aquele jogo para iniciantes, para quem está começando no hobby (peso no BGG é de 2.54/5.00). Para quem não é iniciante também é um bom jogo, só não espere altas estratégias. Vanessa adorou já na explicação das regras e entrará para a coleção.
Qual a chance da Vanessa não ter amado?
Jogamos também Unstabble Unicorns, jogo bem na vibe de Exploding Kittens, mas melhor, na minha opinião. Basicamente, você tem que baixar 7 unicórnios e atrapalhar os outros jogadores. Um monte de carta apelona, é o caos na mesa.
Kelp: Shark vs Octopus: já estava no meu radar, não imaginava que seria anunciado e fiquei bem interessado. É um X1 em que uma pessoa controla o Tubarão e a outra o Polvo. O tubarão quer comer o polvo e polvo quer… fugir? Não sei. Mas o mais interessante é que o tubarão joga com um deckbuilding e o polvo joga com um bag building.
O tão pedido Forest Shuffle: temos, adoramos e é um dos favoritos da Vanessa. Jogo muito gostoso e roda bem em 2 jogadores (jogamos em 4 pessoas e Vanessa preferiu em 2).
Veio uma nova parceria com a Funko Games, mas trazendo jogos não localizados (Scream e o jogo dos Goonies). Esses me chamam 0 atenção, mas queria comentar porque o Pan Am é da Funko, então nunca se sabe.
Também tem Clank e Sky Team, que são jogos que eu gostaria de conhecer, mas ao mesmo tempo não me chamam tanta tenção.
Acho que de resumo é isso, nós já temos um vídeo curtinho nas redes sociais, que você pode ver aqui: Instagram, TikTok ou Shorts.
E temos um vídeo mais completão, que já vou deixar aqui em baixo também!
Para você que foi no evento, o que achou? Para quem não foi, esperava mais? Menos? Bora conversar!
Aproveitando, não deixem de nos seguir nas redes sociais (Instagram, TikTok e YouTube) para mais conteúdos! E claro, aqui na Ludopedia também!