Diiiiiiga!
Nesse post vou falar um pouco sobre o Formula POP, um dos novos jogos que o 3DUs Studio está lançando em parceria com a Jelly Monster. A ideia inicial desse jogo foi criada pelo designer Edu Guerra, e desenvolvida com a colaboração de Edu Pomper e Edu Reis.
Apesar da minha felicidade, a caixinha é só protótipo!
Quando comecei a pensar no jogo Formula POP, a ideia foi ter um jogo divertido de jogar com a galera e que fosse fácil de levar para qualquer lugar. Gosto muito do conceito de jogos pequenos onde o “tabuleiro” é criado a partir de cartas (como no Heróis de San Villano), fazendo ele crescer na mesa. E foi daí que nasceu a ideia de fazer um fazer um jogo de corrida onde a pista era criada de forma dinâmica pelos jogadores a partir de várias cartas.
Pista montada com cartas
Eu diria que a mecânica principal do Formula POP é a dedução social: onde para fazer uma boa jogada você precisa tentar prever o que os outros jogadores vão jogar. Além disso, você deve tentar mandar as pistas erradas para os outros jogadores não saberem o que você vai fazer. Funciona assim: os jogadores têm cartas numeradas de 1 a 6, e devem escolher simultaneamente a cada turno que carta irão jogar. Só vão andar os jogadores cuja carta não coincidir (no jogo chamado de colidir) com uma carta jogada por outro jogador. O que na primeira rodada pode parecer sorte, com o andar do jogo, a posição dos jogadores no tabuleiro e as cartas já jogadas por cada um somado a reações e a percepção do estilo de jogo de cada um dão informações valiosas para evitar uma colisão.
Consegue advinhar as referências de cada carro?
Além disso, os efeitos das cartas são contextuais: em grande parte das vezes o quanto você anda depende das cartas que colidiram naquele turno. Sendo assim, uma mesma carta pode ser ótima em um turno e não muito boa em outro. Apimentando um pouco mais essa ideia, durante o jogo os jogadores também podem pegar cartas de manobra, que se programadas junto com sua carta vai gerar um efeito diferente aquele turno. De forma alinhada com a mecânica principal do jogo, o benefício normalmente vai depender do contexto e das colisões que acontecerem.
Em relação ao tema, o Formula POP é uma grande homenagem a diversos carros que fizeram parte do imaginário pop de quem viveu a era de ouro das décadas 80 e 90 (e até antes disso!). Alguns carros vêm de referências a músicas e outros foram inspirados em carros clássicos de filmes! Será que você consegue identificar todos? Dá uma olhada como a arte do Edu Reis capturou perfeitamente a essência de cada carro. Para coroar esse tema, o jogo vem com carrinhos de madeira (será que podemos chamar de “carreeples”?) com a silhueta de cada um deles. Sem falsa modéstia: ficou massa demais!
Forma dos "carreeples" cortadas para o protótipo. Imagine eles pintados!
Eu fecho esse texto falando de um aspecto muito importante: a reação das pessoas com o jogo na mesa. Por ser um jogo cheio de ultrapassagens e reviravoltas, a emoção fica realmente a flor da pele. Não dá para cantar vitória antes de realmente ultrapassar a linha de chegada! Antes das cartas serem reveladas a cada turno, rola aquele momento de expectativa. Será que sua carta vai colidir? Quando uma jogada dá certo, muitas vezes não dá para segurar aquela comemoração. Mas não vou negar, as vezes escorrega um “droga!” quando sua carta colide. Em resumo: durante os playtestes foi bastante explícito ver como os jogadores estavam se divertindo!
Formula POP é isso: uma caixinha pequena e cheia de diversão! Um jogo feito com um enorme carinho pelo tema, com cada detalhe, desde a mecânica, arte, e até a produção, pensado para que cada partida seja uma experiência incrível!