Uma das minhas categorias favoritas de jogos de tabuleiro é exploração de masmorras e Barny Skinner criou vários, alguns são grátis também. Mas não pára por aí, não não, são solo!!!
(Que maravilha, não é mesmo?)

Nesse post focaremos em DNGN: Core Game, mas na minha coleção de jogos de Barny Skinner tenho esses:

DNGN: Core Game
By Torchlight
9-Bit Dungeon
One Card Dungeon
City of Fury (não exploração de masmorras)
Voltando aos jogos de exploração de masmorras...
Que satisfação eu tenho em rolar dados e deixar a aleatoriedade me surpreender.
Tão divertido!
Só que o DNGN não usa cubos para serem rolados, os cubos são empurrados e suas jogadas são previamente escolhidas.
...
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Que tranqueira de exploração de masmorra é esse e como se tornou um dos queridinhos?

(Na fileira dos favoritos.)
DNGN é um jogo para imprimir e jogar, que já é um hobby dentro do hobby, bem baratinho e fácil de montar.

Cartinhas, mapas e tokens.
(Cortes retos e nada elaborados.)
Tirando a heresia de não rolar dados, o jogo é bem padrão. Tem campanha, arte bonita, exploração, melhorias, evolução de personagem e combate.

Começamos escolhendo entre 2 cartas de cada habilidade com a possibilidade de 1 melhoria inicial.

Cada missão tem sua condição de vitória, tempo necessário para terminar, monstros, armadilhas e a penalidade pela derrota.

Os cubos servem para as ações e cartas de equipamentos.
Podemos escolher a ordem que vamos executar as ações, quais fazer e quando fazer, mas é necessário seguir a ordem de ativação ao colocar os cubos.
Existe também o símbolo de exaustão, primeira carta terceira opção, ao colocar o cubo ali ele vai para a carta da exaustão e fica um turno sem poder utilizar.

Vamos explorando e seguindo, ao nos deparar com uma bifurcação precisamos dividir a pilha de mapa da masmorra.
Dependendo do caminho que seguir, pode perder um precioso tempo indo na direção errada.
Um pouco de frustração é divertido.
- Pausa! -


Antes do jogo começar a carta de mapa com estrela é separada e embaralhada junto as cartas finais.
(Cada missão descreve entre quantas deve estar.)
Essa carta com a estrela é o objetivo final.
- Fim da pausa. -



Cada formato geométrico representa um desafio ou bônus diferente.
Desafios tais quais monstros, aldeões e armadilhas.
Bônus são tesouros.
Agora a parte mais legal:
Todo turno de monstro precisamos virar uma carta de comportamento.

As cartas de comportamento tem símbolos, que quando reveladas fazem os monstros agirem de um jeito diferente.
Minhas considerações, não solicitadas, sobre o jogo.

Gostei de quase tudo no jogo, só uma mini coisinhazinha, que deixou aquele 1%. Mesmo com o fato dos cubos sem números/símbolos para serem rolados.

Eu não gosto de jogos com tempo ou pontuação final para vencer, prefiro objetivos.
Tenho a impressão que todo jogo assim é um corrida para terminar e não uma jornada para se aproveitar.
O jogo "remedia" um pouco esse fato, quando o tempo acaba tem penalização e segue o fluxo.
Essa regra me acalentou um pouco.
Agora, todo o restante eu curti demais!



Gostei tanto que gastei melhorando a minha experiência com marcadores de cada formato, cubos lustrosos e até criei uma caixa personalizada.
Pela primeira vez, fiz questão de ter o "jogo físico".

É isso, DNGN é um jogo que me conquistou e me empolgou mesmo não sendo meu padrão de jogabilidade.


Já foi falado pelo designer que tem expansões para chegar e eu espero que sim.
Quero explorar ainda mais o mundo de Rune.
Ps: se gostou do jogo e tem com quem jogar, não é só solo.