Bora falar sobre Red Rising, jogo lançado pela Grok Games em 2022 e que, atualmente, tem tido uma queda no preço!
Red Rising é baseado na série de livros de Pierce Brown, a qual não li, e tem muita influência das mecânicas de Fantasy Realms. É um jogo de complexidade baixa (2.29/5.00 no BGG), por enquanto só jogamos em 2 jogadores e as partidas têm demorado por volta de 50 minutos.
Em Red Rising, você tem
2 ações possíveis:
- Liderar: significa descartar uma carta da sua mão, resolver o poder dela, pegar outra carta do tabuleiro e ganhar o bônus do local.
- Patrulhar: ação executada quando você já estiver satisfeito com a sua mão. Você deve revelar uma carta do baralho, não executar o poder e ganhar o bônus do local onde a colocou.
É um
jogo simples de trocar cartas com o tabuleiro, ganhar alguns bônus (avanço em trilhas, coleta de hélio ou influência no instituto) e, claro, fazer um bom combo entre as cartas da sua mão.
Ah, também existem
6 facções com poderes assimétricos, que deixam o jogo um pouco mais interessante e não causa desequilíbrio (pelo menos não aconteceu nas nossas partidas).
Comparando com Fantasy Realms: o próprio manual diz que Red Rising foi inspirado no Fantasy e que só ficou claro como Red Rising seria depois de uma partida de Fantasy Realms. Isso está bem claro no jogo, as ações são pautadas em como otimizar as cartas da sua mão, trocando as que não são tão boas por outras que fazem mais sentido para o seu combo.
Red Rising pode ter um pouco mais de interação entre jogadores do que Fantasy Realms, porque você pode atrapalhar o adversário, deixando mais difícil ele conseguir pegar uma carta, e existe a disputa da trilha, do hélio, da influência e soberania, que não são nada agressivas, basta otimizar para fazer mais pontos.
Eu (Vinicius)
sempre olhei para a caixa desse jogo e achava que ele parecia ruim, mas ainda assim, acho a arte e a caixa bem bonitas. Os componentes são de boa qualidade.
Eu comprei porque estava bem barato numa promoção e porque adoramos Fantasy Realms, então as chances de acerto eram grandes.
Pautado nas expectativas de Fantasy Realms, ele funcionou muito bem aqui em casa. Nós gostamos bastante, ele realmente passa a mesma vibe de Fantasy Realms, em que os jogadores tentam combinar as cartas, aquela frustração de “essas cartas são ótimas, mas se cancelam e se eu descartar uma cancelo outra”…
Nós dizemos por aqui que ele é um
Fantasy Realms encorpado, com mais coisas.
Você quer um jogo rápido? Fantasy Realms. Quer a mesma vibe, mas mais longa? Red Rising.
Existem muito mais cartas em Red Rising e muito mais combinações a se pensar. As trilhas também são bacanas, nada exaustivo, é só ir avançando em tudo para não ficar com muita diferença de pontos.
A pontuação é um pouco difícil de fazer na mão (igual Fantasy Realms), porém também tem um
site que você consegue colocar tudo lá e calcular automaticamente.
Resumindo: compramos na promoção, deu bom, curtimos bastante, passa a mesma vibe do Fantasy Realms e eles não se excluem. Entendemos que existem 2 situações diferentes para jogá-los e recomendamos dar uma olhada com carinho, ainda mais que baixou bem o preço!
Já jogou
Red Rising? Conta aí o que você achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram,
TikTok ou
YouTube para mais conteúdos!
@ticket.toboard.